sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE FRENTE PARA COMBATER PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS

Diante de várias denúncias relacionadas à incitação ao ódio e preconceito contra a comunidade nordestina pela internet, a Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou que os integrantes do Ministério Público Federal (MPF) em todos os Estados levantassem denúncias com o objetivo de que a PGR instaure procedimentos criminais ou administrativos contra autores de posts preconceituosos na rede.
Além disso, na semana que vem, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) começará a analisar medidas judiciais contra comunidades ou pessoas que incitem o ódio contra nordestinos na internet. Uma das páginas de Facebook que já está sob investigação do Ministério Público Federal e deve ser alvo de ações judiciais por parte da OAB é a “Dignidade Médica”, que chegou a pregar um “holocausto contra nordestinos”. O caso foi revelado pelo iG.
Segundo o iG apurou, desde a semana passada, a PGR vem recebendo várias denúncias de incitação ao ódio contra nordestinos não somente no Facebook, como também no Youtube, Twitter e outras redes sociais. Somente o Ministério Público Federal do Ceará, por exemplo, recebeu seis representações pedindo investigações contra atos de preconceito na internet, uma delas páginas ligadas à “dignidade médica”.
A ideia da PGR agora é que parte das investigações seja comandada por Brasília. A decisão toma como base o volume de representações que vem chegando ao Ministério Público Federal relacionadas a atos de preconceitos contra nordestinos na internet.
Nesse processo de investigação, os autores dos posts preconceituosos serão chamados a explicar o teor das citações. O MPF também quer vasculhar perfis falsos, de onde geralmente saem as citações mais preconceituosas, conforme a análise preliminar de procuradores que atuam em ações criminais. No caso dos perfis falsos, o MPF não descarta pedir auxílio da Polícia Federal para identificar números de IPs (endereços virtuais das máquinas) com o intuito de se chegar aos autores das frases preconceituosas.
Preconceito na rede 
O procurador da República Samuel Miranda Arruda, integrante do Núcleo Criminal do Ministério Público Federal no Ceará, que integra a investigação local sobre atos de preconceito contra nordestinos, afirmou que tem sido recorrente a existência de posts preconceituosos motivados pelo processo eleitoral. “Isso é um fenômeno cíclico”, disse o procurador. “Alguns comentários, porém, não são tão absurdos assim. A gente tem que diferenciar o ‘joio do trigo’”, analisou o procurador.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, informou que na próxima semana terá um encontro como presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, para discutir possíveis intervenções da OAB com relação a atos de preconceito contra nordestinos na internet. “Precisamos analisar isso com muita cautela. Mas é inadmissível que no Brasil ainda se veja a incitação ao ódio como no caso dessas páginas de internet”, afirmou Damous.
Uma das possibilidades é que a OAB ingresse com uma representação ou denúncia. “Isso é fruto da ignorância (atos de preconceito). Isso se combate com educação e conhecimento. Acho absurdo que pessoas que vivem em um mesmo país se odeiem desse jeito”, sentenciou o procurador Samuel Arruda, cearense, mas casado com uma paulista.
Com informações:Carta Capital

JÁ ESTÁ NO INSTITUTO EVANDRO CHAGAS PACIENTE SUSPEITO DE INFECÇÃO POR EBOLA

O paciente, de 47 anos, considerado suspeito de infecção por ebola, já está na Fundação Oswaldo Cruz, em Maguinhos. Ele foi transferido, de avião, de Cascavel (PR) para a cidade do Rio nesta manhã. Uma ambulância do Serviço de Assistência Móvel de Urgência (Samu) e uma equipe do Corpo de Bombeiros acompanharam o paciente da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, até a unidade de saúde. Ele ficará internado no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, referência nacional para casos de ebola.
O homem suspeito de infecção pelo vírus ebola chegou recentemente da Guiné, um dos três países que concentram, o surto da doença na África, juntamente com a Libéria e Serra Leoa, onde estão concentrado o foco da doença.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o Rio de Janeiro está trabalhando de acordo com determinações do Ministério da Saúde para manter as unidades de saúde em alerta para a possível identificação de sintomas relacionados ao vírus ebola. Um plano de contingência já foi elaborado em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Corpo de Bombeiros e Fiocruz. Há equipamentos de proteção individual (EPIs) estocados para os profissionais de saúde.
Em caso de suspeita de paciente com o vírus, ele será encaminhado pela unidade de emergência em que for atendido para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (Fiocruz), que é a unidade de saúde de referência para isolamento e início dos cuidados médicos adequados. O ebola é uma doença de notificação compulsória imediata, que deve ser realizada pelo profissional de saúde ou pelo serviço que prestar o primeiro atendimento ao paciente, pelo meio mais rápido disponível, de acordo com a Portaria nº 1.271, de 6 de junho de 2014. Todo caso suspeito deve ser notificado imediatamente às autoridades de saúde das secretarias municipais, estaduais e à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
O Continente Africano registra surtos de ebola desde 1976. Entre os sintomas estão hemorragia, vômito e febre. A doença só é transmitida por meio do contato com o sangue, tecidos ou fluidos corporais de indivíduos doentes, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados. O vírus é transmitido quando surgem os sintomas.
Agencia Brasil

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

COM A JUSTA VITORIA DA PRESIDENTA DILMA NA REGIÃO O POVO NORDESTINO É ALVO DE XENOFOBIA NAS REDES SOCIAIS.

Em meio ao resultado das eleições presidenciais no 1º turno e a vitória de Dilma Rousseff em grande parte do Norte e Nordeste do país, comentários racistas voltaram a ocupar as redes sociais.
No tumblr Esses Nordestinos, discursos de ódio e posts carregados de preconceito racial foram compilados a partir de comentários postados no Twitter.
"Só aqueles nordestinos malditos que votam na Dilma, espero que nunca mais chova lá, seca pra sempre", escreveu uma das usuárias da rede social.
Outra usuária comentou: "Nordestino não tem mente não, tudo sem cultura, sério, é a favela do Brasil" e depois justificou o comentário dizendo "posso ter nascido no nordeste, mas não fui criada por nordestinos, então de boas".
Em uma busca no Twitter utilizando termos como "nordestinos", "norte" e "nordeste", o número de comentários do gênero apenas aumenta:
Esta não é a primeira vez que este tipo de reação acontece. Em 2012 a justiça condenou a estudante Mayara Petruso por conta de comentários racistas publicados no Twitter durante as eleições para presidente de 2010.
COM INFORMAÇÕES BRASIL POST

A FORÇA DA DIVERSIDADE! COM 144 MIL VOTOS JEAN WYLLYS AUMENTA VOTAÇÃO EM DEZ VEZES

Para desespero da bancada homofobica e que se autodenomina evangélica o mais combativo, representante da causa LGBTT, deputado federal Jean Wyllys (PSOL) multiplicou sua votação em dez vezes desde as eleições de 2010.

Wyllys foi o sétimo mais votado no Rio de Janeiro, com 144 mil votos, número bem mais significativo que os 13 mil obtidos na última eleição, quando foi o deputado eleito com menos votos no estado, graças ao sistema de votação proporcional.


Em meio aos ataques que políticos reacionários como Levy Fidelix, Bolsonaro, Cilas Malafaia, Feliciano entre outros Jean Wyllys pode se considerar o mais vitorioso dos eleitos no ultimo 05 de outubro e deixa acesa a chama da esperança. 


E a bancada dita evangélica vai ter que engolir nosso representante, agora respaldado em 144 mil votos e um grande prestigio no resto do Brasil.