sábado, 20 de setembro de 2014

FACEBOOK NÃO CEDE E MANTEM POLÍTICA DE “NOME REAL”. DRAGS QUEREM RETOMAR PROTESTO

Parece que a polêmica de nomes no Facebook está longe de terminar. Isso porque, nesta quarta (17/09), um encontro entre ativistas dos direitos trans e representantes da rede social em São Francisco, nos EUA, não resultou em um consenso. Ou seja, o Facebook se recusou a admitir que essa regra é injusta e discriminatória e decidiu não alterar sua política de “nome real” nos perfis.
Uma das presentes no encontro, foi a drag Sister Roma. Segundo ela, o Facebook explicou que a política que obriga todos a usarem seu nome legal não é aplicada como deveria, pois o usuário não precisa provar seu nome através de documentos oficiais ao criar seu perfil. O que acontece é que, uma vez que uma conta é denunciada por usar nome falso, ela é revisada por pessoas que monitoram o site ao redor do mundo. Se os funcionários determinarem que a pessoas não está usando seu nome real, o perfil é suspenso. “Eles parecem estar abertos a considerar que há falhas nesse processo de revisão”, acrescentou a drag em sua pagina no Facebook.
Apesar de tudo, o Facebook concorda em manter o diálogo com a comunidade, para ouvir suas preocupações e trabalhar para encontrar uma solução. “Soubemos que há funcionários LGBTs do Facebook pressionando internamente para a mudança de política. Agradecemos pela coragem”, contou o líder comunitário David Campos, de São Francisco, também presente na reunião.
Logo após o encontro, a rede social anunciou que iria repor os perfis deletados ou suspensos recentemente, pelo período de duas semanas, para que estes possam confirmar sua identidade, mudar para seus nomes legais ou migrar para página de fãs. “É um gesto completamente oco”, acusa Sister Roma. “Basicamente, eles ofereceram nossos perfis de volta para que duas semanas mais tarde eles possam exigir o cumprimento de sua política discriminatória, e deletá-los de novo. Isto é completamente inaceitável”, desabafa. Ela defende, ainda, que seja levado adiante a ideia de um protesto na sede da empresa, que havia sido adiado por conta da reunião. “Eles podem ser capazes de nos limpar do Facebook, mas eles vão saber que ainda estamos aqui”.
Com informações:Pheeno

ADOLESCENTE GAY DESAPARECIDO É ENCONTRADO MORTO A GOLPES DE FACÃO EM FORTALEZA, POLICIA NÃO DESCARTA CRIME DE HOMOFOBIA.

O adolescente Alisson da Silva Lima Bezerra, de 15 anos, que estava desaparecido desde a terça-feira (9), foi encontrado morto em um matagal no Conjunto Arvoredo, localizado no grande José Walter em Fortaleza. Parte do corpo estava em um riacho. Segundo a família, o jovem homossexual teria desaparecido após se dirigir a um encontro com outro rapaz.

A polícia já investiga o caso e não descarta que o assassinato tenha como motivação a homofobia.

O certo é que a onda de assassinatos contra homossexuais e que infelizmente coloca o Brasil entre os primeiros no ranking de países mais homofobicos do mundo, vem crescendo assustadoramente, mesmo assim esta triste estatística não é capaz de convencer ou sensibilizar os políticos da necessidade urgente de se aprovar a lei que criminalize a homofobia, que continua engavetada pela famigerada bancada dita Evangélica, que ao invés de seguir um dos mandamentos mais sagrados do cristianismo, que é “amai-vos uns aos outros”, ocupam-se em pregar o ódio e a intolerância.   

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

MAIS UMA VITÓRIA CONTRA O PRECONCEITO! BRASIL INDICA 'HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO' PARA TENTAR VAGA NO OSCAR

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou nesta quinta-feira (18), em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, que o longa "Hoje eu quero voltar sozinho", de Daniel Ribeiro, vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar 2015 de melhor filme em língua estrangeira.
A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela organização da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela premiação. Os indicados devem ser divulgados no dia 15 de janeiro. A 87ª edição do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.
"Hoje eu quero voltar sozinho" mostra a história de um garoto deficiente visual e homossexual, Leonardo, interpretado por Guilherme Lobo. Na trama, o protagonista tenta fugir da superproteção da mãe e tem de lidar com as descobertas da adolescência. Um dos temas é justamente um romance jovem gay.

O filme teve estreia mundial no prestigiado Festival de Berlim, em fevereiro. Lá, ganhou o Teddy de melhor longa para um filme com temática LGBT e o prêmio da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) de melhor filme da mostra Panamorama. Na época do lançamento no Brasil, o diretor afirmou que houve uma "invasão gay" brasileira em Berlim.
Sobre a produção, Marta Suplicy disse nesta quinta, durante o anúncio: "É uma obra de alta sensibilidade, de linguagem universal. Pode fazer história para nós".
Dizendo-se surpresa com a pré-indicação, a produtora Diana Almeida informou que "Hoje eu quero voltar sozinho" estreia nos Estados Unidos em 7 de novembro. Primeiro, em salas de Nova York e San Francisco, depois em mais 30 cidades. Para ela, o romance gay é mostrado de forma "leve". "É um filme com formato clássico, mas com um protagonista diferente, cego e gay. E deu supercerto", afirmou. "Foram quatro anos e meio para fazer esse filme. É muita pretensão falar que vai ajudar a diminuir a homofobia no Brasil, mas ele passa uma mensagem muito positiva. E os relatos do público até agora foram incríveis, mesmo do público heterossexual." O cineasta Daniel Ribeiro não participou do evento na Cinemateca porque está lançando o filme na Austrália.
A última vez que o Brasil teve um filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro foi em 1999, com "Central do Brasil". Também concorreram ao prêmio "O pagador de promessas" (1963), "O quatrilho" (1996) e "O que é isso, companheiro?" (1998).

Adversários
O prazo para o recebimento de inscrições de longas brasileiros se encerrou no dia 10 de setembro. Foram admitidas apenas produções exibidas no circuito comercial pela primeira vez e por pelo menos sete dias consecutivos no período de 1º de outubro de 2013 a 30 de setembro de 2014, comprovado por meio do cronograma de exibição.
De acordo com o Ministério da Cultura, 20 filmes foram inscritos, mas dois deles ("Faroeste caboclo" e "A coleção invisível") não puderam concorrer por terem entrado em cartaz antes da data limite estipulada pela Academia. A Comissão Especial de Seleção era formada por George Torquato Firmeza, Jeferson Rodrigues de Rezende, Luis Erlanger, Sylvia Regina Bahiense Naves e Orlando de Salles Senna.
Os últimos representantes do Brasil na seleção aos indicados a melhor filme em língua estrangeira foram "O som ao Redor" em 2014, "O palhaço" em 2013, "Tropa de elite 2: O inimigo agora é o outro" em 2012, "Lula, o filho do Brasil" em 2011 e "Salve geral" em 2010. E a última vez em que uma produção nacional conseguiu chegar à lista final dos cinco indicados foi em 1999, com "Central do Brasil".
Veja o trailer de "Hoje eu quero voltar sozinho"

Com informações:G1

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

'A QUEREMOS DE VOLTA', DIZ TIA DE TRANSEXUAL BRASILEIRA PRESA NO EGITO

Jheniffer viajou a passeio ao Cairo, onde foi acusada de prostituição. Secretaria dos Direitos Humanos diz que buscará informações sobre caso.
A família de uma transexual gaúcha presa há cerca de uma semana no Egito pede ajuda ao governo federal para trazê-la de volta ao país. Familiares contam que Jheniffer, de 34 anos, viajou a passeio ao Cairo, onde foi acusada de prostituição e presa.
Jheniffer mora na Espanha desde 2006. "Ela é alegre, tranquila, gosta de viver e é amorosa com a família", diz a tia, Marli Medeiros.
A transexual deu noticias pela ultima vez há 15 dias, quando contou a familiares que faria uma viagem ao Egito. Há uma semana, a família soube que ela e uma amiga estão em uma penitenciária na capital egípcia.
Marli chora ao falar sobre a situação. "[Quero] que a tragam de volta para casa, para ficar conosco. Nós queremos elas, nós queremos ela", repete.
A advogada da família, Luciane Medeiros, diz ter entrado em contato com o Ministério das Relações Exteriores. Apesar de a acusação ser de prostituição, que é crime no Egito, os parentes suspeitam de que ela pode estar sendo vítima de discriminação por ser transexual.
"Eles são intolerantes", lamenta Luciane. "até então não tivemos ainda acesso aos autos, provas, por qual razão ela foi condenada. Não temos ainda posição concreta nesse sentido", afirma a advogada.
Na tarde desta quarta-feira (17), Luciane se reuniu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que prometeu entrar em contato com autoridades do Egito para obter informações sobre o caso.
Com informações do G1

terça-feira, 16 de setembro de 2014

GOVERNO FEDERAL SE MANIFESTA CONTRA A HOMOFOBIA APÓS CASOS DE MORTE E INCÊNDIO CRIMINOSO

A SDH/PR emitiu nota sobre casos de violência homofóbica ocorridos nas últimas quinta e sexta-feira (10 e 11) em Goiás e no Rio Grande do Sul. Na mensagem, o órgão do Governo Federal diz que “em ambos os casos, a homofobia se manifesta como porta para investidas contra os direitos humanos, a vida e as instituições”.

Leia abaixo a íntegra da nota

Nota Pública
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) recebe com alarme, tristeza e indignação as notícias – veiculadas pela imprensa – de dois crimes de homofobia cometidos em território brasileiro nas últimas 24 horas.

O primeiro é a morte do jovem homossexual João Antonio Donati, de 18 anos, encontrado no município de Inhumas (GO) após ter sido assassinado com indícios de tortura. Segundo informação divulgada pela imprensa, a polícia trabalha com a tese de crime motivado por homofobia.

O segundo é incêndio criminoso provocado contra o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. O ataque vem dias antes da data agendada para que o centro sedie a celebração de casamento civil entre duas jovens – e semanas depois seus administradores receberem ameaças de represálias.

Desde já, a Secretaria manifesta suas mais profundas condolências à família e aos amigos de João Antonio Donati, apelando às autoridades do estado para que deem ao caso a atenção devida. Além disso, expressa sua solidariedade às noivas Solange Ramires e Sabriny Benites e às suas famílias, bem como aos demais casais cuja união foi ameaçada pelo ódio e pela intolerância.

Vale frisar que, no caso do Centro de Tradições Gaúchas, a participação das jovens na cerimônia foi resultado de decisão Judicial por uma juíza de direito conforme a Resolução 175 do Conselho Nacional de Justiça – que veda “a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo”.

Em ambos os casos, à bárbara investida contra a livre orientação sexual somou-se o desrespeito a instituições promulgadas juntamente com a Constituição de 1988. Em ambos os casos, a homofobia se manifesta como porta para investidas contra os direitos humanos, a vida e as instituições.

Para enfrentar violações desta natureza, a SDH/PR produz o Relatório Sobre Violência Homofóbica – recorrendo a numerosas fontes para compilar casos de homo, lesbo e transfobia registrados no país a cada ano desde 2011. Além disso, o Disque 100 encaminha diariamente às autoridades locais competentes denúncias de violações de direitos humanos, com 537 encaminhamentos apenas neste ano.

Pela Lei nº 11.340, de 07 de Agosto de 2006, conhecida como a Lei Maria da Penha, “a violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos” e exige punição exemplar e medidas de proteção. Também a Lei nº 7.716, de 05 de Janeiro de 1989, tipifica os como crime “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Mais de 25 anos depois de criminalizar o racismo e quase 10 anos depois de criminalizar a violência doméstica, é hora de o Brasil criminalizar a homofobia – que, cada vez mais, se revela um crime contra os direitos humanos e as garantias individuais que o próprio Estado de Direito concebeu. Como o racismo e a violência doméstica, a homofobia mata. 

Com informações: Mix Brasil

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

III PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DA MESSEJANA ACONTECE NO DOMINGO 21 DE SETEMBRO

"EDUCAÇÃO E RESPEITO CONTRA O PRECONCEITO" este é o tema da terceira Parada pela Diversidade Sexual da Messejana em Fortaleza.
A concentração será a partir das 16 horas na Avenida Frei Cirilo, em frente a Lagoa da Messejana.
A Parada conta com o apoio dos vereadores Toinha Rocha e Paulo Diógenes.

SITE ONIX DANCE E JORNAL O BOCA MARCARAM PRESENÇA NO MISS GAY ARACATI

Nossa equipe esteve na cidade de Aracati para a cobertura do II Miss Gay Aracati que aconteceu no sábado 13 de setembro e na ocasião promovemos a distribuição do Jornal O Boca.
O público aracatiense pode conferir o conteúdo do jornal.

Exemplares do O Boca foram distribuídos para o público em geral e para as para personalidades presentes.
Na comissão julgadora a ex vereadora de Fortaleza Deborah Soft pode conferir nosso conteúdo.
Quem também conferiu O Boca, foi a Miss Beleza Gay Ceará 2014 Krisley Ganzarelly.
Com a passagem do site Onix Dance e do Jornal O Boca, a comunidade LGBT de Aracati agora sente-se representada por estes dois meios de comunicação, que somam forças para divulgar a nossa cultura e visibilizar a nossa causa para o Ceará, o Brasil e o Mundo.