sábado, 1 de fevereiro de 2014

MÃES PELA IGUALDADE PROTESTAM NO RIO CONTRA ASSASSINATOS POR HOMOFOBIA

O grupo Mães pela Igualdade  reuniu-se na última sexta (31) na escadaria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, centro da cidade, para protestar contra os assassinatos de 39 pessoas por crime de homofobia somente em janeiro.  Com cartazes e uma enorme bandeira com as cores do arco-íris, os manifestantes exigiram a criminalização do ódio contra gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBTs). Uma das integrantes do grupo, composto por mães de pessoas LGBTs, Georgina Martins, explicou que este foi o primeiro ato que elas organizaram desde a criação do movimento, em 2011.
“É um absurdo, em menos de um mês, 39 assassinatos de pessoas LGBTs. Queremos que o crime de homofobia seja tipificado como crime e sairemos para a rua com mais frequência”, disse ela, ao informar que a prefeitura vai disponibilizar um espaço para servir de sede para atendimento para pais e mães que têm dificuldade para aceitar a condição sexual dos filhos ou que precisam de apoio.
O filho de Georgina, Camilo Martins, explicou que os assassinatos são sempre extremamente violentos e agressivos. “A gente fica muito mexido com isso, pois a pessoa não leva um tiro, ela é enforcada, apedrejada, morta a facadas, então realmente é muito ódio, muita frieza, que não dá para entender”, disse.
O blogueiro Sérgio Viula e ativista da causa LGBT  contou sobre casos em que as vítimas tiveram o pênis cortado e objetos penetrados nos orifícios tanto de homens quanto de mulheres. “Alguns foram violentados antes, estrangulados, são coisas bem chocantes”, narrou.
Dados coletados por integrantes do Grupo Gay da Bahia (GGB) apontam que  o Brasil concentrava 44% de todas os casos de homofobia letal no mundo em 2013. “Os números superam os de países que tem leis que perseguem homossexuais, como Uganda, Nigéria e Rússia”, ressaltou Viula.
Para o casal Fernanda de Moura e Gisleide Gonçalves que passava pela manifestação e decidiu permanecer com o grupo, a maioria das práticas de preconceito não mata, mas são extremamente danosas. “Não é só a questão do assassinato, é o dia a dia. Os olhares, as piadas, a mídia. Claro que o pior é quando acaba com assassinato, mas não é só isso que sofremos cotidianamente”, declarou Gisleide, que é diretora de escola. “Precisamos de investimento em educação, como formação de professores onde abram o debate sobre a questão da sexualidade dentro da escola, tem que começar na base”.
Para Kelly de Mendonça Bandeira, que é mãe de um rapaz homossexual de 23 anos, é preciso conscientizar também as famílias contra o preconceito. “Como mãe que já foi preconceituosa, estou aqui justamente dizendo que o amor transforma, de verdade. Quando meu filho me contou eu não aceitei, mas o amor me transformou”, disse. 
O advogado Sérgio Roque passava pela Cinelândia e parou para ler os cartazes. “Acho importante, pois é uma forma de denunciar o que está acontecendo e cobrar políticas públicas sociais que possam agregar, incluir e conscientizar e pressionar a Justiça a receber esses casos e punir com rigor”, disse.

O AMOR VENCEU! FELIX BEIJOU NIKO E O MUNDO NÃO ACABOU!

Sexta-feira 31 de janeiro de 2014, o Brasil presencia ao primeiro beijo entre dois homens que se amam em uma novela e o último capitulo de Amor a Vida, escrita por Walcyr Carrasco fez história na luta contra o preconceito e bateu recorde de audiência.
Com campanha nas redes sócias em prol do beijo entre os personagens dos atores Mateus Solano e Thiago Fragoso, e uma grande torcida por parte tanto da comunidade LGBT quanto de heterossexuais, a grande surpresa da noite foi que o mundo não acabou e não se ouviu nenhuma trombeta do apocalipse como pregavam os fanáticos religiosos, comandados por intolerantes como que usam o nome de Deus para pregar o ódio e intolerância em beneficio próprio.

Foram poucos segundos, mas para quem já sentiu ou sente na pele as marcas do preconceito e da intolerância, somente por amar uma pessoa do mesmo sexo e quem teve sua infância e adolescência marcadas por humilhações e falta de amor e compreensão por parte dos pais e de familiares, aqueles segundos valeram por uma vida toda, ver o nosso amor estampado na televisão como ele é, normal e verdadeiro foi como ver um gol no preconceito.

Talvez pra muitos, não seja mais um Stonewal, mas o beijo gay mostrado em uma das maiores redes de televisão do mundo foi sim uma vitória, que vai ficar para sempre marcada na história de luta contra o preconceito e a homofobia.


Neste momento os preconceituosos, intolerantes pregadores do ódio, estão invadindo a internet com protestos e insultos, mas agora é tarde para eles ,pois #Felix beijou o Niko e o amor venceu o ódio.

Além do beijo entre Felix e Niko, uma das cenas mais emocionantes e emblemáticas foi a reconciliação do pai homofóbico, como tantos que existem na vida real Cesar, com o filho gay Felix que tanto ele humilhou e que foi o único que lhe deu amparo, quando todos lhe viraram as costas.
Na cena das mãos dadas de pai e filho podemos ver claramente nas entrelinhas que na vida o mais importante é o amor.
Difícil não chorar e agradecer a Deus pelo pai que tenho que sempre me amou, incentivou e até hoje se orgulha de mim tanto quanto me orgulho dele.

Valeu Rede Globo

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CADÊ O BEIJO GAY EM 'AMOR À VIDA'? O ESTILISTA CARLOS TUFVESSON TORCE PARA QUE NIKO E FÉLIX SE BEIJEM HOJE ÀS CLARAS PARA OS TELESPECTADORES

O estilista Carlos Tufvesson, homossexual e casado, militante de direitos civis e humanos, dá sua opinião sobre o triângulo gay formado por Félix, Niko e Eron na novela 'Amor à Vida', de Walcyr Carrasco, que termina hoje, sexta 31. O estilista condena o preconceito que ainda existe na sociedade e que é espelhado na teledramaturgia. "Traumas" da vida real, diz Tufvesson, "transformam carneirinhos do bem em Félix".

Por Carlos Tufvesson
Gilberto Braga e Ricardo Linhares em “Insensato Coração” mostraram muito bem a cara pavorosa da homofobia e da importância da denúncia e de exercer seus direitos civis.
Walcyr Carrasco introduziu a "bicha má" e levou aos telespectadores o dia a dia de um casal do mesmo sexo que tem os mesmos desejos, problemas, alegrias, tristezas e amor que qualquer outro casal que divide a vida a dois. E que, como muitos, quer até constituir família.
Daí veio a discussão da inseminação, para gerar esse filho ou a adoção e a luta pela guarda, mostrando como o não reconhecimento de nossos direitos civis na integralidade pode ter conseqüências graves na vida de um cidadão.
Apesar disso, esse casal não se beija. E o beijo é o símbolo do afeto. É estranha essa celeuma em algo tão bonito e tão natural entre pessoas que se amam. Um falso moralismo seletivo que, por ironia, não atinge cenas de explicita nudez ou de violência!
Mas sim a manifestação do amor!
Eis o grande paradoxo de Amor à Vida.
Como um casal que se ama a ponto de constituir família não se beija? Ou, se o faz, seria às escondidas?
E aí vem a grande ironia:
Niko, por ser construído como um personagem bem família, que se apaixona, é do bem e quer ser respeitado pelo caminho de vida que está construindo, terminou por cativar e trazer ao grande público um entendimento sobre o amor, igual ao de qualquer outro, em um casal do mesmo sexo, até então nunca visto na teledramaturgia. Niko tem dois valores muito esquecidos em nosso país: ética e caráter.
Como já foi noticiado que a cena do beijo foi gravada, 'Amor à Vida' hoje tem a chance e até o dever de atender a esse público que torce pelo amor dos dois. Dele e de Félix.
O país, após decisão do STF, começou a ver com outros olhos o amor em casais do mesmo sexo. Não pode a teledramaturgia brasileira ficar em descompasso desse momento.
É a primeira novela em que um casal “mocinho” protagonista e hétero é desbancado por um casal do mesmo sexo, numa prova interessantíssima de que nós, brasileiros, somos sim pela emoção e pelo amor.
O que estimula o preconceito é a distorção e o maniqueísmo, as vezes criminoso, que traz infelicidade à vida de tantas pessoas, à toa.
Traumas que transformam carneirinhos em Félix.
VIVA O AMOR!
VIVA A VIDA!
Fonte:Época


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MEXE COM QUEM TÁ QUIETO...APÓS AGRESSÃO, GAY REVIDA E HUMILHA FUNKEIRO. ASSISTA!

Após ser agredido verbalmente, um homossexual revida e humilha o funkeiro em plena estação de trem Pinheiros em São Paulo.

Aos gritos a Barbie que pela roupa estava vindo da academia, aos gritos de “sou veado mermu, e daí? Chama o agressor pra porrada, sob o aval do segurança, que assiste tudo e parece curtir a vingança cor-de-rosa.
O valentão homofóbico fica sem reação e balbucia algumas palavras com o dedo da Barbie na cara engolindo a marra diante dos músculos dele.
O vídeo já tem mais de duzentas mil visualizações e se quem postou achou que estava fazendo piada da reação, sem querer colaborou para mostrar.
Com informações:R7
Veja o vídeo:

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

GOVERNO LANÇA A CARTEIRA DE NOME SOCIAL NO SUS PARA TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO CEARÁ

A carteira de nome social do SUS, garante o exercício pleno da cidadania a travestis e transexuais Cearense.

O governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Politicas Públicas LGBT do Gabinete do Governador, começa a emitir nesta quarta feira(29) a carteira de nome social do SUS para travestis e transexuais do Ceará.
 O documento que garante e reconhece o exercício pleno da cidadania à comunidade LGBT, será lançado em cerimônia marcada para as 14:00 horas, no Hotel Amuarama, situado a Av. Dep. Oswaldo Studant- 888-Bairro de Fátima, durante o evento do Dia 29 de Janeiro “ Tarde da Cidadania para Travestis e Transexuais”
A carteira de nome social permitirá o reconhecimento de transexuais e travestis pelo nome com o qual se identificam. O documento será válido para tratamento nominal nos órgãos e entidades do SUS.

“Entendemos que esse é um direito da população de travestis e transexuais de ser identificada por aquele nome que ela de fato gosta de ser chamada.
Antes, a pessoa que tinha o nome social, por exemplo, feminino, tinha em seu cartão SUS o nome masculino. A inclusão do nome social de travestis e transexuais no Cartão SUS é uma medida que tem como objetivo reconhecer a legitimidade da identidade desses grupos e promover o maior acesso à rede pública. Agora, neste cartão SUS, constará seu nome Social como identificador”, diz Fernanda Bevenuti.

O próximo passo para ter a carteira de nome social é solicitar uma Declaração de Carteira de Identidade de Gênero à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal – SSPDS, onde as articulações já estão sendo feitas juntamente com as Coordenadorias LGBT Estadual e Municipal e ATRAC.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O PAPA É POP! FRANCISCO É PRIMEIRO PAPA A ESTAMPAR CAPA DA REVISTA 'ROLLING STONE'

Depois de se tornar o primeiro latino-americano e o primeiro jesuíta no trono de Pedro, Francisco conseguiu outro feito inédito, bem mais pop: ser o primeiro papa a aparecer na capa da revista americana “Rolling Stone”. Fundada em 1967, a publicação quinzenal, focada em cultura popular e política, é mais conhecida por estampar na capa ídolos do rock como Bob Dylan e Paul McCartney -ou, mais recentemente e de modo polêmico, Dzhokhar Tsarnaev, acusado do atentado à Maratona de Boston em abril de 2013.
O texto do editor-contribuinte Mark Binelli, enviado da “Rolling Stone” ao Vaticano, descreve como “revolução delicada” as mudanças implantadas por Francisco desde que assumiu o papado, em março do ano passado. Também cita a irritação que as declarações do papa têm provocado em setores da direita americana, como o comentarista Rush Limbaugh, que chamou de “puro marxismo” a ideia de que a “cultura da prosperidade” torna as pessoas indiferentes à miséria dos setores mais pobres. Segundo o site da revista, “o papa Francisco está fazendo mudanças notáveis na tradição do Vaticano, encarando questões políticas e apresentando uma atitude mais inclusiva perante os direitos humanos -e (...) os católicos estão gostando disso”.
A “Rolling Stone” destaca ainda o fato de Francisco ter optado por não morar no palácio papal, usar um Ford Focus em vez de uma limusine para circular pelo país e pagar por sua hospedagem. Compara também o pontífice ao seu antecessor, Bento 16, que renunciou em fevereiro do ano passado -para a revista, Francisco tem um ponto de vista “mais flexível” em relação à homossexualidade e mais atuante na investigação de corrupção e no combate a casos de pedofilia.
“Francisco já está mudando a igreja de verdade por meio de suas palavras e seus gestos simbólicos”, disse à “Rolling Stone” o teólogo -e também jesuíta- Thomas Reese, analista da revista “National Catholic Reporter”. “Ele poderia ficar sentado no escritório, estudando o cânone, e começar a mudar leis e regulamentações. Mas não é isso que as pessoas querem que ele faça”, afirma Reese.
Com Informações:Folhapress

BOLA FORA! JOGADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VÔLEI CAUSA POLÊMICA COM HOMOFOBIA EM REDE SOCIAL.

Maurício Souza, jogador da seleção brasileira de vôlei, causou polêmica no último domingo (26). Ao comentar cenas de amor gay na novela “Em Família”, da Rede Globo, Maurício escreveu em seu facebook que é contra “essa galera das novelas que quer mostrar e colocar na cabeça dos brasileiros que trair a mulher, ser gay entre outras coisas é normal e que é legar ser e fazer essas coisas.”


Ainda na postagem, o central, que hoje joga no Halkbank da Turquia, afirmou não ser preconceituoso, mas preferir que seu “filho não veja esse tipo de coisa e saiba que ter uma mulher, construir uma família e ter valores é o certo, foi o que meu pai me ensinou é assim que tem que ser.

A repercussão ao comentário foi negativa e Maurício apagou o post em seguida.
Fonte: Esporte interativo

QUANTOS MAIS PRECISARÃO MORRER? JOVEM DE 18 ANOS É ESPANCADO ATÉ A MORTE PRÓXIMO À REGIÃO FREQUENTADA POR GAYS EM SÃO PAULO

Mais um crime bastante suspeito acontece em São Paulo. Desta vez, na região da Bela Vista.
No sábado (25), o jovem Bruno Borges de Oliveira, de 18 anos, resolveu sair com os amigos para beber na Rua Augusta, próximo à Frei Caneca, ambiente frequentado em sua maioria por gays e lésbicas.
 Já na manhã de domingo (26), por volta das 6h40, os três amigos caminhavam pela Rua Herculano de Freitas quando foram abordados por um grupo de 6 homens. Os dois colegas conseguiram fugir, Bruno não.
 O jovem foi espancado até a morte em troca de um aparelho de celular, um bilhete único e o par de tênis. Segundo os amigos, eles pararam para urinar perto de uma árvore quando foram surpreendidos pelo grupo.
 Após o ocorrido, os amigos de Bruno voltaram ao local para socorrer o jovem, que já estava morto.
 A polícia investiga o caso como latrocínio. No entanto, nas redes sociais, ativistas dos direitos LGBT questionam a crueldade do crime, já que Bruno sofreu “traumatismo encéfalo craniano” por conta de seguidas agressões na cabeça.
 “Homofobia?”, questionam os ativistas, já que foram levados da vítima um celular “velho” e o tênis “All Star, igualmente velhos”. Sem contar que o jovem foi espancado por um grupo de 6 homens.
 “Esse crime foi claramente fruto de homofobia, e fechar os olhos para esse fato é ser cúmplice do descaso dos governantes com os direitos LGBT”, aponta um dos textos publicado na página da vítima, no Facebook.
 Até o momento, nenhum dos agressores de Bruno Borges de Oliveira foi identificado pela polícia. O caso foi registrado no 78º DP, no bairro dos Jardins.
 Na semana passada, Kaique Augusto dos Santos, de 16 anos, foi encontrado morto sob o Viaduto Nove de Julho. No primeiro momento, a família questionou a investigação da polícia como suicídio já que o adolescente estava com sinais aparentemente de tortura.
No entanto, depois da grande repercussão do caso, a mãe de Kaique, Isabel Cristina Batista, veio surpreendentemente a público declarar que acreditava, realmente, no suicídio do jovem.
Uma declaração por demais conveniente para quem é contra a criminalização da homofobia, já que o crime teve uma grande repercussão.


Com informações:A Capa.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

HOMOFÓBICO E MENTIROSO. PREFEITO DE SOCHI AFIRMA QUE NÃO HÁ GAYS NA CIDADE QUE RECEBE OS JOGOS

Pavel Lebedev ativista LGBT, foi preso durante o revezamento da tocha olímpica (Foto: Agência AP)
Prefeito de Sochi, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Inverno, Anatoly Pakhomov afirmou que não há gays no local, segundo a rede de notícias BBC. O político do partido de Vladimir Putin disse que a homossexualidade não é bem-vinda na região, mas afirmou que receberá os gays com "hospitalidade" desde que eles respeitem as leis da Rússia. A competição será disputada entre os dias 6 e 23 de fevereiro.
- Nossa hospitalidade será sentida por todos os que respeitarem as leis da Rússia e não impuserem os seus hábitos para outras pessoas - disse Pakhomov.
Quando perguntado se os gays deveriam esconder a sua orientação sexual, o prefeito foi taxativo.
- Não, nós apenas dizemos que isso (homossexualidade) é uma coisa sua, é a sua vida, mas, não é algo aceito no Cáucaso onde vivemos. Nós não os temos (gays) em nossa cidade - completou.
Após ter a sua declaração contestada, Pakhomov voltou atrás e disse não ter certeza se não havia gays em Sochi.
- Eu não tenho certeza, mas eu não os conheço de forma alguma - limitou-se a responder. 
O repórter da BBC, John Sweeney, conta que foi a um bar gay em Sochi na noite anterior à entrevista com o prefeito. Um funcionário do estabelecimento revelou ao jornalista que havia dois bares para homossexuais na região, além de muitos outros pelo país. 
Boris Nemtsov, ex-vice do primeiro ministro russo e agora líder da oposição, ridicularizou a declaração de Pakhomov. 
- Que eu saiba, existem vários bares gays em Sochi. Como eles sobrevivem? Por que eles não estão falidos? - indagou, em tom provocativo.
Com informações: G1