sábado, 28 de dezembro de 2013

MÃE DE BRASILEIRO MORTO NA ESPANHA NEGA QUE O FILHO FOSSE GAY E ESPERA JUSTIÇA LIBERAR O CORPO

A mãe do jovem baiano que foi morto a facadas no balneário espanhol de Blanes, em Girona, na quinta-feira (5) depende de uma decisão da justiça espanhola e de ajuda financeira para trazer o corpo do filho para o Brasil.

“Até agora, nada de ajuda, estivemos no consulado e disseram que não faziam remoção de corpo, o Itamaraty respondeu a mesma coisa. Isso foi na quinta (12), até agora estou aqui aguardando e nada de reposta”, disse Maria Cristina Moraes, de 44 anos.
Consultado pelo G1, o Ministério das Relações Exteriores afirma que não comentaria nada sobre o caso.
Na Espanha há quatro anos, Odycleidson Moraes do Nascimento, conhecido como Kekeo, foi assassinado há cerca de uma semana, no dia 5 de dezembro, na casa em que morava, que pertence ao padre espanhol que o levou ao país. A mãe diz que ela e o filho foram enganados pelo padre, que conheceram em Salvador, e disse ter mulher e enteadas brasileiras.
O padre teria oferecido emprego ao jovem na Espanha e prometido que isso lhe daria um visto permanente em cerca de um ano: depois ele poderia voltar para o Brasil e trabalhar na Espanha no verão, quando é alta temporada. O brasileiro, no entanto, estava ilegal no país desde que chegou e tentava conseguir o visto por meio de um advogado.
“Na casa desse homem ele arrumava, limpava as coisas, descia para comprar comida para esse vagabundo. Ele fazia trabalho escravo, por uma dormida e por uma comida”, afirmou, se referindo ao padre Jaume Reixach. Ela diz que o filho trabalhava em um pizzaria para ter dinheiro.
Maria Cristina está na Espanha desde terça-feira (10) em busca de uma maneira de trazer o corpo do filho para o Brasil e tem passagem marcada para voltar em 11 de janeiro. Ela pensa em criar uma conta doação para receber o dinheiro, estimado em R$ 21 mil, para trazer o filho. “Não vou aceitar enterrá-lo aqui porque ele é brasileiro”, diz.
Noiva espanhola
Segundo o jornal espanhol “El País”, Odycleidson teria sido morto a facadas por um filipino, que confessou o crime e disse ter matado o brasileiro por ele dizer que sua mulher e sua filha participavam de orgias na casa do padre. O filipino também teria sido trazido à Espanha pelo padre, há 18 anos, e afirmou que tinha relações sexuais com ele por dinheiro e que para isso, se drogava.
O bispado de Girona divulgou nota em que diz estar investigando o caso. O padre negou ter relações sexuais com o filipino e com o brasileiro, de acordo com o “El País”, mas livros e CD de pornografia gay teriam sido encontrados no apartamento.
A mãe de Kekeo diz que o filho “não levava uma vida de homossexual” e que ele chamava o padre de pai. O menino também tinha uma noiva na Espanha, que Maria Cristina pretende conhecer neste domingo.
Ela e a amiga do filho, Seila Oliveira, dizem que Odycleidson e a noiva, que é espanhola e mora em uma cidade próxima, estavam juntos há dois anos. “Meu filho não tinha uma vida de homossexual. E se ele fosse, agora, nesse momento, não importaria, mas não vou deixar essa história ir longe”, disse.
Para Seila, que é de Goiânia e mora na Espanha há cerca de dez anos, Kekeo era uma menino “mais normal que os espanhóis”, carinhoso e meigo. Ela afirma que o caso surpreendeu a cidade, que é bastante calma, com muitos idosos e tem cerca de 40 mil habitantes.
“Você acha que uma pessoa ia ter relação sexual com outro homem como dizem que ele tinha e ter noiva, que vinha para cá, saía com ele, dormia com ele às vezes na casa? E depois ia chamar ele de pai. Só se ele drogasse o Kekeo”, diz Seila.
Fonte:G1

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

NO REINO UNIDO, 50 MIL CONDENADOS POR SEREM GAYS NÃO FORAM PERDOADOS

Concedido na terça-feria (24) pela Rainha Elizabeth 2ª, o perdão real ao matemático Alan Turing (1912-1954), condenado em 1952 por ser homossexual, “apenas porque ele foi um grande cientista muito famoso é um erro“, declarou Peter Tatchel, diretor da fundação que leva o seu nome e luta pelos direitos humanos.
Isso não porque a organização é contra a revisão póstuma da condenação do matemático que auxiliou a decodificar mensagens cifradas trocadas entre navios nazistas na 2ª Guerra Mundial e criou as bases para a criptografia e programação modernas.
Nas contas da Peter Tatchel Foundation, “pelo menos 50 mil outros homens foram condenados pela mesma lei”. “A eles nunca foi oferecido um perdão e nunca terão um”, afirmou, em comunicado.
Turing recebeu o perdão real 59 anos depois de morto, mas parte desses homens condenados por serem gays ainda podem ser agraciados com vida. “Estima-se que 15 mil homens condenados pela mesma ofensa de Alan Turing continuem vivos”, escreveu a fundação.
A homossexualidade só foi descriminada no Reino Unido em 1967. 
“Um pedido de desculpa e o perdão devem ser dados a esses outros mais de 50 mil homens que foram também condenados de terem consentidas relações homossexuais durante o século vinte”, afirma a organização.
“Esses homens foram criminalizados por um comportamento que não era crime entre homens e mulheres heterossexuais.”
A fundação chega a propor um perdão em massa a todas essas pessoas. Cita como precedente para isso um perdão real concedido em 2006 a 300 soldados, que foram executados após serem considerados covardes por terem desertado da 1ª Guerra Mundial..
Fonte:G1

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

REVISTA DOS DIREITOS GAYS HOMENAGEIA PAPA NO 77º ANIVERSÁRIO

A revista mais antiga dos Estados Unidos em defesa dos direitos de gays homenageou o papa Francisco com o prêmio de "Personalidade do Ano"  terça-feira,17 de dezembro dia do aniversário de 77 anos do pontífice.
A revista Advocate disse que escolheu Francisco porque, apesar de o papa ainda ser contra o casamento homossexual, seu pontificado até o momento tem demonstrado "uma mudança gritante na retórica (antigay) de seus dois antecessores".
A publicação exaltou a resposta dada por Francisco em julho a um repórter quando perguntado sobre a presença de gays na Igreja, quando o papa disse: "Se a pessoa é gay, busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?".
A Advocate disse que a organização gay católica "Igualmente Abençoados" descreveu a frase como "algumas das palavras mais encorajadoras de um pontífice sobre gays e lésbicas".
O Vaticano reforçou que as palavras do papa não mudam os ensinamentos da Igreja sobre a homossexualidade. Segundo a Igreja, a tendência homossexual não é pecaminosa, mas os atos homossexuais são.
Ainda assim, a comunidade gay e muitos heterossexuais na Igreja saudaram o que viram como uma mudança de ênfase e um pedido para que a Igreja tenha mais compaixão e menos condenação.
A Advocate disse que ninguém deve "subestimar a capacidade de qualquer papa de convencer corações e mentes na abertura para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)".
Fonte:Exame

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

VAI BOMBAR! FORTALEZA É O DESTINO MAIS PROCURADO PARA VERÃO 2014

Fortaleza ocupa o topo de um pesquisa de demanda real sobre os destinos nacionais mais solicitados para o verão de 2014, realizado pelo Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

Com base nas vendas de empresas de turismo, a Capital cearense (23,6%) é seguida por Rio de Janeiro (16,6%), Natal (11,5%), Maceió (10,9%) e Salvador (9,9%). Foto: divulgação
O levantamento consultou 368 empresas de turismo para realizar o levantamento. Com base nas vendas, a capital cearense (23,6%) é seguida por Rio de Janeiro (16,6%), Natal (11,5%), Maceió (10,9%) e Salvador (9,9%).
"É um resultado que nos alegra bastante. Mostra a grande diferença que estamos tendo do resto do país", comemorou o secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia.
Segundo ele, desde 2008 o Governo elegeu o cliente do mercado interno para direcionar um pesado investimento em propaganda. Antes desse ano, as medidas de divulgação focavam em agências de turismo.
Perspectiva
Entre as empresas consultadas pela pesquisa, 45% afirmaram que a movimentação turística deve registrar aumento médio de 24,5% no início do ano, em comparação com o mesmo período de 2013.
“O estímulo para se viajar aumenta quando os destinos se preparam mais e melhor para receber esse visitante. A maior atração é sempre a qualidade”, explicou a alta procura o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Para o próximo ano, com a venda para o mercado doméstico consolidada, Bismarck Maia declarou que o poder estadual investirá em merchandising voltado para conquistar o público estrangeiro.
Fonte:Diário do Nordeste

domingo, 22 de dezembro de 2013

ATIVISTAS PEDEM BOICOTE DA COCA-COLA À OLIMPÍADA DE SOCHI

O ativista Peter Tatchell liderou manifestação neste domingo, 22, contra a patrocínio da Coca-Cola à Olimpíada de Sochi, na Rússia.
A manifestação, que aconteceu em Covent Garden, em Londres, lembrou da homofobia praticada pelo governo russo, comandado por Vladimir Putin, em 2012, e pediu que a marca de refrigerantes se posicionasse a favor dos direitos LGBT, deixando de patrocinar o evento.
Fonte:Parou Tudo