sexta-feira, 22 de novembro de 2013

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSEMBLÉIA APROVA PROJETO QUE CRIA O DISQUE HOMOFOBIA

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião nesta semana, o projeto de Indicação de autoria da deputada estadual Eliane Novais(PSB/CE), que determina a implantação do Serviço Disque Defesa do Homossexual no Ceará ou Disque Homofobia. O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa, e,  caso seja aprovado, irá para votação em plenário e sanção do governador Cid Gomes. 

Segundo a justificativa da proposta, o Disque Homofobia deverá ser constituído como um serviço da Secretaria de Justiça e Cidadania, em parceria com entidades da sociedade civil, voltado para a defesa da população homossexual. 

Conforme levantamento divulgado em julho do ano passado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a dezembro de 2011 foram denunciados 6.809 violações de direitos humanos contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs). Nesse levantamento, o Estado do Ceará está entre os estados com maior incidência de violações de direitos humanos de caráter homofóbico.

Disque Homofobia irá se configurar como uma forma de combate à discriminação e promoção de defesa dos direitos da população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, além de assegurar o pleno exercício dos direitos individuais e sociais.
Fonte:Diario do Nordeste 

POLÍCIA PROCURA HOMEM SUSPEITO DE ESPANCAR TRAVESTIS EM TERESINA

Homossexuais que fazem programa no Centro de Teresina estão assustados com a possibilidade de um maníaco estar agindo na região. De acordo com o delegado Sebastião Escórcio, da Delegacia das Minorias, o suspeito já teria feito duas vítimas entre os meses de outubro e novembro e a polícia está investigando os casos.

“Uma das vítimas trabalha fazendo ponto no cruzamento da avenida Frei Serafim com Miguel Rosa, a outra trabalha na rua 24 de Janeiro, Centro de Teresina. O maníaco age sempre da mesma forma, perguntando quanto custa o programa e leva sua vítima a um local desabitado. Ao chegar, ele começa as agressões sem dar nenhuma chance de defesa”, relatou.
Ainda segundo o delegado, a polícia tomou conhecimento nessa semana após uma vítima que escapou do ataque procurar a delegacia. “Nessa semana ele tentou fazer mais uma vítima, mas por sorte a travesti desconfiou da atitude do suspeito e conseguiu fugir. Ele chega em carros diferentes, um Gol ou Palio e inicia as agressões”, relatou.
G1 falou com a vítima que conseguiu escapar do ataque. Paula, afirmou que todos estão com medo de trabalhar na noite. “Estamos com muito medo. Uma das minhas amigas de ponto sofreu agressões por todo o corpo e ficou internada por vários dias. Ainda hoje ela sofre por conta das pancadas. Teve distúrbio mental e perdeu a audição de um dos ouvidos”, relatou.
A polícia conseguiu informações e tenta agora fazer o retrato falado do suspeito. “Colhemos algumas informações e agora estamos traçando o retrato falado desse maníaco. Em pouco tempo esperamos revolver o caso”, afirmou o delegado Escórcio.

Para Maria Laura dos Reis, coordenadora do grupo Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros de Teresina (LGBT), a classe está assustada e pede uma solução. “Já somos excluídas por parte da sociedade e agora esse maníaco quer também nos tirar o trabalho e até mesmo a nossa vida. Pedimos justiça e que esse monstro seja preso logo, pois ele já fez duas vítimas”, relatou.
Somente no ano passaso, a Delegacia de Minoria registrou 68 denuncias por homofobia e 124 casos de violação contra o direito LGBT. Em 2013 ocorreram quatro mortes de homossexuais no estado, sendo três em Teresina e uma em Parnaíba, litoral do Piauí. A polícia investiga se as mortes na capital têm relação.
Fonte:G1

POLÍCIA BUSCA INTEGRANTES DE QUADRILHA DE TRAVESTIS QUE ATERRORIZA LAPA

Agentes da Polícia Civil percorreram a Lapa, centro do Rio, na noite de quinta-feira (21) em busca de duas integrantes da quadrilha de travestis que vem aterrorizando o bairro. Segundo as investigações, o bando, que é da Baixada Fluminense, pratica assaltos e usa facas e estiletes como arma para assustar as vítimas. Os agentes estavam à paisana.
A polícia tem em mãos três mandados de prisão contra Maxwel de Araújo Cardoso, conhecida como Bruna, de 26 anos, e dois contra Marlon Evangelista,a Nicole, de 22.
Durante a busca, uma travesti foi abordada e se recusou a ser revistada, dando início a um princípio de confusão. Depois, ela revelou aos policiais que foi vítima da agressão de uma das procuradas. Uma outra vítima teve fratura exposta no braço após ser agredida.
Apesar da procura, os policiais não conseguiram localizar as suspeitas. Na semana passada, a transexual Henrique Miranda de Sousa, de 19 anos e que não teve seu nome social revelado, foi presa. Ela é suspeita de liderar a quadrilha e tinha vários mandados de prisão.
Fonte:R7

TRISTE REALIDADE DE UM BRASIL HOMOFÓBICO! ADOLESCENTES GAYS FAZEM PACTO DE MORTE. UM MORRE E O OUTRO É PRESO

Um suposto pacto suicida terminou mal para dois adolescentes em uma escola de Sombrio, no Sul de Santa Catarina. Um deles morreu e o outro está preso na delegacia da cidade e aguardava, até terça-feira, 19, decisão do juiz da infância.
O garoto de 16 anos disse à polícia que ele e o namorado fizeram um acordo e se matariam porque a família do outro jovem não aceitava o relacionamento.
Segundo o delegado Luís Otávio Pohlmann, a Polícia Civil foi acionada no início da tarde de segunda, 18. Quando os policiais chegaram, encontraram um adolescente enforcado. “Percebemos que não era suicídio, pois o cadáver apresentava marcas de violência”, contou o delegado. O IML e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados.
Segundo o “G1″, mais tarde a polícia foi informada de que outro adolescente havia sido visto deixando o local onde o corpo foi encontrado. “Em conversas, ele confirmou que os dois resolveram fazer um pacto de suicídio”, afirmou Pohlmann. “Esse sobrevivente acabou auxiliando a vítima no enforcamento, inclusive apertando o pescoço”, completou. Depois disso, porém, o garoto desistiu do suicídio. Ele acionou o socorro para tentar salvar o namorado, mas não foi possível evitar a morte.
O menor vai responder por ato infracional de homicídio por ter auxiliado na morte da vítima, segundo o delegado. Com o garoto, a polícia apreendeu um moletom e uma seringa, usados no enforcamento, além de uma camiseta. Foi feita perícia no local e o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Araranguá, também Sul do estado. A polícia aguarda o resultado de laudos para concluir o caso.
O diretor-geral do campus de Sombrio do Instituto Federal Catarinense confirmou o ocorrido e informou que servidores da unidade chamaram a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).