sábado, 24 de agosto de 2013

EM SÃO PAULO, ÔNIBUS VÃO EXIBIR VÍDEO CONTRA HOMOFOBIA

Ônibus da frota de transporte coletivo da capital paulista vão exibir nos próximos dias um vídeo institucional para lembrar o Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado anualmente em 29 de agosto. A exibição terá duração de oito dias, com início previsto para este sábado (24) e a ação vai envolver mil ônibus.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Políticas LGBT, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, e a SPTrans, da Prefeitura de São Paulo.
O vídeo, de 30 segundos, foi produzido com a participação de ativistas. Sem áudio, apresenta mulheres exibindo cartazes nos quais se lê: "Sou mulher. Sou lésbica. Sou bissexual. Sou cidadã. Sou filha. Sou mãe. Trabalho. Estudo. Tenho direitos e quero respeito". Ao final, aparece a mensagem que norteia essa e outras campanhas que devem vir por aí: "Na São Paulo que a gente quer não cabe homofobia".
De acordo com Julian Rodrigues, coordenador de Políticas LGBT da prefeitura, o objetivo é estender a questão da defesa da cidadania ao cotidiano dos paulistanos.

— Queremos levar ao cidadão paulistano uma mensagem de respeito à diversidade. Realizar ações de promoção da cidadania de mulheres lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais é prioridade da nossa gestão.
Essa não é a primeira iniciativa em defesa dos direitos dos homossexuais que conta com a participação da SPTrans. Em junho, a 17ª Parada do Orgulho LGBT foi tema de uma edição semanal do Jornal do Ônibus, que circula em cerca de 15 mil veículos.
No ano passado, o registro de casos de homofobia em todo o País aumentou 46,6% em relação ao ano anterior, segundo informações divulgadas pela Coordenadoria LGBT.
Fonte: O Estadão.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

APÓS 11 ANOS, ACUSADOS DE MATAR BAILARINO HOMOSSEXUAL SERÃO JULGADOS EM BELO HORIZONTE.

Em sua eterna vagarosidade, a Justiça brasileira segue com mais um caso sem resolução que só agora poderá ter fim. 
O crime aconteceu em 2002, quando o bailarino homossexual Igor Leonardo Lacerda Xavier, na época com 29 anos, foi morto com cinco tiros em uma casa de Montes Claros, norte de Minas Gerais.
O zootecnista Ricardo Athayde Vasconcelos, autor dos disparos, chegou a confessar o crime. No entanto, segue em liberdade. Segundo o acusado, a vítima teria assediado o seu filho, Diego Rodrigues Athayde, que também é réu no processo.
De acordo com as investigações, o bailarino se encontrou com Vasconcelos em um bar, na noite do crime. Após uma conversa, os dois saíram do local e foram para a casa do zootecnista. O acusado contou, em depoimento, que foi ao banheiro e, quando voltou, flagrou o bailarino abraçado com o seu filho. Neste momento, ele sacou uma pistola 380 e um revólver calibre 38 e atirou contra a vítima.
O bailarino recebeu cinco tiros, sendo um deles certeiro na nuca. Ainda durante as investigações, Vanconcelos chegou a afirmar que atirou acidentalmente.
O que mais choca nesse caso é que mesmo com a confissão dos réus, o julgamento do crime já foi adiado três vezes. O processo, que corria na comarca de Montes Claros, foi transferido para Belo Horizonte.
“Meu filho não vai voltar, mas queremos deixar isso como exemplo. Aconteceu o crime, sendo homofóbico ou não tem que ter punição. 
A Justiça tem que tirar a venda dos olhos”, afirmou a mãe da vítima, Marlene Gomes Lacerda Xavier, de 66 anos.
O próximo julgamento está marcado para terça-feira, dia 27 de agosto, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte.
Fonte: Mundo Mais

VÍDEO MOSTRA TRAVESTI SENDO ESPANCADA POR CINCO HOMENS NA RÚSSIA

Mais uma demostração de violência contra a diversidade sexual na Rússia. Um vídeo mostra uma travesti sendo espancada por um grupo de cinco homens. Ela é chutada por vários minutos e arrastada em um parque. Em certo momento, os agressores arrancaram a calcinha da vítima, que fica com as partes íntimas expostas, até o momento em que consegue fugir, já sem roupa.
O vídeo foi divulgado pelo site OnlyFighting.ru, que reúne outros tantos clipes de agressões contra LGBTs, com uma legenda que diz que a gravação se trata de um homossexual de 16 anos. Não fica claro, no entanto, se o texto se refere a idade da travesti. O caso, infelizmente, não é isolado (veja outros vídeos). A tortura contra indivíduos da comunidade LGBT aumentou a após a aprovação de uma lei que proíbe a propaganda gay para menores na Rússia.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

ASTRO DE 'PRISON BREAK' SE ASSUME GAY E REJEITA CONVITE DE FESTIVAL RUSSO

O ator e roteirista britânico Wentworth Miller assumiu nesta quarta-feira (21) sua homossexualidade em carta aberta na qual se recusou a participar do Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo por conta do tratamento que recebem os gays na Rússia.
A carta de Miller, de 41 anos, foi publicada no site da organização americana GLAAD que trabalha pela igualdade de direitos de homossexuais, lésbicas e transexuais.
O ator que ganhou fama por encarnar o sisudo fugitivo Michael Scofield nas quatro temporadas da série "Prison Break" tinha sido contatado pela diretora do evento russo, Maria Averbakh, para ser convidado de honra do festival.
"Como homem gay, devo recusar", afirmou Miller, de raízes russas e que reconheceu que "adoraria poder dizer sim".
"Estou profundamente perturbado pelo tratamento de homens e mulheres gays pelo governo russo. A situação não é aceitável e eu não posso participar de uma celebração organizada por um país onde pessoas como eu têm negados seus direitos de viver e amar abertamente", escreveu.
Miller deixou a porta aberta para futuros convites do festival ao acrescentar que "talvez, se esse contexto melhorar, tomarei uma decisão diferente".
O porta-voz de GLAAD, Wilson Cruz, qualificou as palavras do ator como "poderosa mensagem" de apoio aos gays e lésbicas na Rússia, que "enfrentam violência extrema e perseguição".
A manifestação do ator é uma entre tantas a uma lei que, aprovada pelo Parlamento russo em junho, proíbe a propagação de relações sexuais não-tradicionais e impõe multas a quem promover passeatas de orgulho gay.
Fonte:G1

DANÇARINA ESVAZIA PRÉDIO NA ESCÓCIA DEPOIS DE ''PÔR FOGO NOS MAMILOS''

Na Escócia dançarina burlesca Go Go Amy fez com que centenas de pessoas abandonassem um prédio na cidade Dundee. Tudo isso porque em seu número Amy pôs fogo em dispositivos pirotécnicos presos a seus mamilos, o que acionou imediatamente o alarme de incêndio do lugar.
Mamilos em chamas
De acordo com o "Evening Telegraph"bombeiros se dirigiram rapidamente ao local, depois de averiguar a situação descobriram o alvoroço foi causado por “mamilos em chamas”. 
Logo após a liberação dos bombeiros o evento teve continuidade, mas sem a utilização de elementos pirotécnicos nos seios da bailarina.
Há pouco mais de um ano, a utilização de elementos pirotécnicos em lugar inadequado causou a morte de mais de 200 jovens na Boate Kiss, em Santa Maria (RS) no Brasil.
Erramos: a informação correta é que o incêndio ocorreu nas primeiras horas do dia 27 de janeiro de 2013, matando mais de 240 jovens.
Fonte: O Povo

JEAN WYLLYS APOIA SHEIK E PEDE “BEIJAÇO” COLETIVO NO CORINTHIANS

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) elogiou a atitude do atacante Emerson Sheik, do Corinthians, que no último domingo postou uma foto nas redes sociais, em que aparece dando um selinho no amigo e chef de cozinha, Isaac Azar. Nesta segunda-feira, a atitude do jogador provocou reações contrárias de alguns torcedores corintianos, que compareceram ao Centro de Treinamento Joaquim Grava, com faixas com mensagens homofóbicas.

"Apoio o Emerson, ele nem gay é. Não o conheço, mas está de parabéns pela atitude, pelo apoio a causa. Esta foto não deveria causar polêmica. Estes imbecis provam que somos um país conservador, homofóbico, e o futebol se afirma contra o homossexualidade" afirmou o parlamentar.

Na opinião do também jornalista os atletas corintianos, que apoiaram a atitude de Emerson Sheik, com aplausos na sua chegada ao vestiário, deveriam fazer um beijo coletivo em prol dos direitos LGBT no país.

"Os jogadores deveriam fazer um “beijaço” entre eles, ou cada um escolher um amigo para beijar. Depois colocariam as fotos nas redes sociais" destacou o parlamentar.

O futebol não está entre as preferências esportivas de Jean Wyllys, pelo contrário, o deputado federal relembra passagens pelo futebol, que não traz boas recordações.

"Quando trabalhava em Salvador. Fui escalado para fazer uma matéria sobre comportamento em um clássico Ba-Vi, no Estádio Fonte Nova. O primeiro saco de urina que caiu em mim, percebi que não era um ambiente para eu estar. Torço somente pela Seleção Brasileira em Copas. O ambiente do futebol não é para gays. São muito humilhados. Lembro quando era garoto, qualquer menino um pouco mais delicado que participava das peladas, era massacrado pelos companheiros de todas as formas" disse Wyllys, ressaltando que o pai, era um torcedor fanático do Bahia.

EMERSON SHEIK POSTA FOTO BEIJANDO OUTRO HOMEM NO INSTAGRAM: HOMOSSEXUALIDADE OU JOGADA DE MARKETING?

Amigo é coisa pra se guardar, não? O atacante Emerson Sheik comemorou a vitória do Corinthians sobre o Coritiba, nesta domingo (18), de uma maneira, digamos, ousada: publicou em uma rede social uma foto em que dá um ‘selinho’ em um amigo.

“Tem que ser muito valente, para celebrar a amizade sem medo do que os preconceituosos vão dizer. Tem que ser muito livre para comemorar uma vitória assim, de cara limpa, com um amigo que te apoia sempre. Hoje é um dia especial. Vencemos, estamos mais perto dos líderes”

No fim do texto que acompanha a foto, ele ainda mandou um recado: “Ah, já ia me esquecer, para você que pensou em fazer piadinha boba com a foto, da uma pesquisada no meu Instagram todo antes, só para não ter dúvida”. Como o próprio atacante previa, comentários sobre a foto tomaram conta da web. A começar pela própria torcida do Corinthians no Twitter:
Maduro e sensato, não? Sheik, não à toa, acabou entrando na lista dos temas mais comentados do Twitter na manhã de segunda (19). Agora veja como outras torcidas comentaram o caso:
Revolta
Na manhã de segunda (19), cinco torcedores revoltados foram protestar no Pacaembu contra o atacante. Eles avisaram que as “manifestações” continuarão. Em uma das faixas, alertavam: ““Vai beijar a PQP, aqui é lugar de homem”. Medinho, hem.
Fonte:Veja

terça-feira, 20 de agosto de 2013

'HUMILHADA', RUSSA QUE BEIJOU COLEGA NEGA PROTESTO CONTRA LEI ANTIGAY

A atleta russa Kseniya Ryzhova, medalha de ouro no Mundial de Atletismo de Moscou, concluído no domingo, afirmou nesta terça-feira que se sente "humilhada" pela polêmica em torno do beijo na boca que deu em sua colega de equipe para comemorar a vitória no revezamento 4x400 m. Ela negou que o gesto tenha sido um ato de apoio à comunidade gay.
Ryzhova e Yulia Gushchina, que ganharam a medalha de ouro no sábado, trocaram no pódio um beijo na boca, em meio à controvérsia criada por uma lei russa que proíbe a propaganda da homossexualidade em público, com multas e penas de prisão. A lei foi, inclusive, defendida pela saltadora Yelena Isinbayeva, principal atleta da Rússia.
A corredora insistiu que o beijo não foi mais que uma manifestação de alegria pela medalha conquistada. O beijo na boca é um gesto habitual na Rússia em momentos de comemoração e felicitação entre amigos.
"Ontem recebi 20 ligações de diferentes órgãos de imprensa que, ao invés de me felicitar, decidiram me humilhar com essas perguntas", declarou Ryzhova, citada pela agência Itar-Tass.
"Yulia e eu não temos nenhuma relação de outro tipo. Treinamos juntas há oito anos e somos boas amigas", enfatizou.
Fonte: AFP

    PROFESSORA DA REDE MARISTA É ACUSADA DE PREGAR HOMOFOBIA EM SALA DE AULA

    Crianças do sexto ano do colégio Marista Ipanema, na zona sul de Porto Alegre, teriam recebido ensinamentos homofóbicos vindos de uma professora de ensino religioso há cerca de dez dias. De acordo com a mãe de uma menina que estuda na turma, a professora declarou que “os filhos de homossexuais eram crianças infelizes”, “que a homossexualidade era uma doença que tinha que ser tratada”, e que “homossexuais tinham que procurar ajuda”.
    Uma aluna postou em seu perfil no Facebook relatos do caso, explicando que a professora teria dito que “ser gay é um problema”. A menina então teria discutido, alegando que “Deus ama a todos”, o que levou à resposta de que “Deus criou o homem para a mulher” por parte da professora. Desde então, dois estudantes encaminharam uma reclamação para a diretoria da escola. A mãe de uma das alunas também entrou em contato com o colégio Marista Ipanema e exigiu a realização de uma reunião, que acontecerá, com a presença da professora e da diretoria.
    Para a mãe de uma aluna de dez anos que assistiu à aula, as colocações da professora vão na contramão dos preceitos defendidos pelas escolas maristas. “Se você pegar o encarte da rede Marista, ali fala em ‘diminuir desigualdades’ e ‘compartilhar valores’. Ou seja, (a colocação da professora) vai completamente contra o que a escola diz”, explica. “Eles (a escola) me disseram: ‘foi apenas uma professora, foi um fato isolado’. Mas ela tem que saber quais os preceitos da rede Marista. Ela não pode ir para dentro de uma sala de aula e dizer uma besteira dessas”, completou.
    Thales Vinícius Bouchaton, advogado, integrante da ATEA (Associação de Ateus e Agnósticos) e membro do Comitê de Liberdade Religiosa do governo estadual, explicou que foi informado do caso pelas postagens nas redes sociais. Para ele, a professora estava “destilando preconceitos” com suas declarações. “Por mais que o colégio seja católico, é crime incentivar esse tipo de coisa”, disse.
    De acordo com a mãe que marcou a reunião com a escola, esse tipo de colocação é perigosa porque pode influenciar no pensamento das crianças do sexto ano, que têm entre dez e onze anos. Apesar de entender o caráter católico da instituição, ela defende que não é o papel da escola “evangelizar” os alunos, nem pregar a intolerância. “Eu não vou compactuar com esse tipo de preconceito horrível. A aula de religião é para ensinar sobre todas as religiões, não para catequizar”, afirmou.
    A reportagem do Sul21 entrou em contato com o colégio Marista Ipanema, que, através de sua assessoria de imprensa, informou que não se manifestaria sobre este caso específico, mas que a instituição “está sempre aberta a receber as famílias”. Além disso, confirmou que haverá uma reunião para tratar do caso nesta quarta-feira (14).

    PROMOTOR PEDE A PF E RELAÇÕES EXTERIORES INTERVENÇÃO PARA REPATRIAR TRAVESTIS TRAFICADAS PARA ITÁLIA

    O promotor da Infância e da Juventude de Bayeux, Marinho Mendes, solicitou a Polícia Federal e ao Ministério das Relações Exteriores intervenção para que fossem repatriadas duas travestis que foram traficadas para a Itália e vivem em situação de risco naquele país. A informação foi repassada na quarta-feira (14) ao Portal Pariaba.com.br.
    “Queremos que eles viabilizem o retorno de duas paraibanas que se encontram na Itália, na região da Perúgia. Uma de Araçagi, foi levada ainda de menor com documentos adulterados pelos traficantes. Outra é natural de Cuitegi, e a família está desesperada pedindo socorro. Elas foram levadas para se prostituir e para servirem de mulas do tráfico”, explicou Marinho.
    Segundo o promotor, já estão em andamento várias investigações e foi aberto processo judicial. Marinho conta que os traficantes se utilizavam de pessoas da própria região para atrair os jovens. “Já existiam pessoas da região que estavam lá, falavam das propostas de vantagens, possibilidade riquezas. Os traficantes pagavam 50 mil euros para as que já trabalhavam na área caíssem em campo, persuadissem novos rapazes, fizessem a transformação em travesti e as enviassem à Itália. Elas eram levadas por rotas alternativas para o exterior”, explica.
    O promotor revelou que a família dessas duas jovens estão desesperadas e uma das travestis está vivendo em cárcere privado. “Avaliamos em mais de 40 pessoas traficadas”, pontua. Marinho conta que a chefe da quadrilha já está presa, é uma travesti conhecida como Ismar, casada com um italiano. Ismar seria natural de Mulungu, ela e mais dois italianos são acusados de comandarem a quadrilha.
    Diminuição do fluxo – O promotor informou ainda que com a crise na Europa o tráfico para o velho continente tem diminuído e agora as travestis estão migrando para o Paraná e se instalam em cidades como Londrina e Curitiba.
    “Agora elas mesmos se organizam e vão”, frisa. Questionado sobre o que leva as travestis a migrar, Marinho explicou que ainda é a promessa de riqueza e dinheiro fácil. Todavia, quando chegam no Paraná elas vivem em situação de risco. "Não podem sair a rua de dia, moram na periferia e vão trabalhar nas ruas à noite, sofrendo repressão policial, disputa de pontos, violência e sendo alvo dos traficantes de drogas", finalizou. 
    Com Informações: Paraiba.com


    TRAVESTI É ASSASSINADA COM TIRO NO PEITO EM PARNAÍBA

    A travesti Michelly Santos, de 22 anos, foi assassinada com um tiro no peito durante a madrugada de sexta-feira (16) na porta de um motel no município de Parnaíba. A vítima foi atingida no peito esquerdo com um disparo a queima roupa e veio a óbito no local por volta de 1h40.
    Segundo informações da polícia, Joales dos Santos, nome de registro de Michelly, fazia programa na região quando discutiu com um suposto cliente em um carro. O acusado efetuou o disparo de dentro do veículo.
    Uma equipe do Samu foi acionada para prestar atendimento, mas ao chegar ao local do crime, Michelly já foi encontrada sem vida.  Uma unidade da policia militar comandada pelos cabos Luis Pereira e Jota Júnior chegou à cena do crime e fez o levantamento da ocorrência.
    A Força Tática, comandada pelo sargento Haroldo, realizou busca durante a madrugada para localizar o suspeito em um veículo de marca e modelo não informado.
    Fonte:Portal o Dia