quinta-feira, 27 de junho de 2013

COM MEDO DO POVO? APÓS PROTESTOS CONTRA 'CURA GAY', PSDB DIVULGA NOTA PARA SE DESCOLAR DO PROJETO

Após o projeto conhecido como "cura gay" virar alvo dos protestos que tomam as ruas do país, o PSDB divulgou nesta quarta-feira (26) uma nota se descolando do polêmico projeto, em tramitação na Câmara dos Deputados, que permite a psicólogos oferecer tratamento a homossexualidade. O documento afirma que a medida é um "retrocesso".

A proposta é de autoria do deputado tucano João Campos (GO) e foi aprovado na semana passada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara sob o comando do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). O receio dos tucanos é que a legenda seja responsabilizada pela proposta e isso seja explorado eleitoralmente.
Nas últimas semanas, o projeto e a saída de Feliciano --que depende de renúncia dele-- estão entre as principais reivindicações das manifestações que tomam as ruas de vários Estados.

Segundo a nota, o PSDB "entende que a proposta, conhecida como "Cura Gay", representa grave retrocesso nos avanços ocorridos no país para reconhecimento pleno dos direitos humanos". Os tucanos afirmam ainda que a medida contraria resoluções do Conselho Federal de Psicologia e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, desde 1999, rejeitam a classificação da homossexualidade como doença ou desordem psíquica.
Na terça-feira, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) vai reunir os líderes para decidir se o projeto será levado diretamente para votação em plenário, sem passar pelas comissões de Seguridade Social e Constituição e Justiça. A ideia seria arquivar o projeto que divide religiosos e ativistas.
A manobra pode esbarrar em líderes ligados às bancadas evangélicas. Feliciano procurou colegas pedindo para que o texto não seja discutido diretamente no plenário. Se houver entendimento, a proposta poderia ser votada na quarta-feira.
Fonte:Folha de São Paulo

ALVES PROMETE “ENTERRAR” “CURA GAY”

Brasília. Em conversa com representantes de movimentos que tomam as ruas do País, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se comprometeu ontem a trabalhar para "enterrar" o projeto conhecido como "cura gay".

O presidente recebeu um grupo de 20 representantes dos movimentos, antes dos protestos FOTO: AG. CÂMARA

Essa é uma das principais demandas dos protestos em vários Estados. No encontro, Eduardo Alves disse que a derrubada do projeto que permite aos psicólogos oferecer tratamento para a homossexualidade não depende dele, mas que vai movimentar a Casa nesse sentido.

Alguns líderes estão recolhendo assinaturas para levar o projeto diretamente para votação em plenário. A ideia encontra resistência de lideres alinhados com as bancadas religiosas e do próprio Feliciano que passou a procurar colegas e pedir apoio contra a manobra.

O presidente da Câmara, no entanto, explicou que não pode assumir o compromisso de tirar Feliciano do comando da comissão nem pressionar para que as representações contra ele por quebra de decoro parlamentar sejam aceleradas na Casa.

Eduardo Alves recebeu um grupo de 20 representantes dos movimentos. A reunião ocorreu minutos antes do início da chegada de centenas de manifestantes no gramado central do Congresso. Foram recebidos representantes da chamada Marcha do Vinagre e de grupos como Juntos, Marcha contra Corrupção, Acorda Brasil e Anel.

Eles entregaram uma carta de reivindicações, com 10 propostas, entre elas o arquivamento do projeto que transforma manifestação em ato terrorista durante os grandes eventos esportivos, fim do voto secreto, mais investimentos para saúde e fim do foro privilegiado. O presidente da Câmara se comprometeu a realizar uma nova reunião com os manifestantes em agosto próximo para avaliar o andamento das demandas. 
Fonte:Diario do Nordeste

SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE: SUMIÇO DE EUROS DA ESPANHA EM PE

A polícia pernambucana confirmou, nesta segunda-feira, que abriu inquérito para investigar o caso do suposto furto de que teria sido vítima a seleção da Espanha quando se hospedou no Recife na semana passada.

O crime foi denunciado inicialmente pelo jornal espanhol "El Mundo Deportivo" - que publicou no último dia 20 que um grupo de jogadores teria sido furtado no Golden Tulip Recife Palace - onde a Fúria ficou hospedada para a estreia na Copa das Confederações.

O caso se tornou estranho quando o chefe de segurança da delegação espanhola, Raul Jimenez, e o gerente de relacionamento do hotel, Eduardo Barbosa, desmentiram o furto, confirmado pela Fifa horas depois.
De acordo com o delegado, ainda é muito cedo para afirmar o que realmente aconteceu no Hotel Golden Tulip Palace Recife. No entanto, funcionários, seguranças do hotel, voluntários da Fifa e alguns policiais (sendo um deles ligado à cúpula da polícia pernambucana) descobriu uma história até comum em delegações de futebol. Uma história com sexo, mentiras e até um videotape.

Na noite do domingo, dia 16, após a vitória sobre o Uruguai por 2 a 1, uma banda de pagode foi contratada para animar uma festa da delegação espanhola no hotel. Além de cerveja, caipirinha e música, o evento contou com a presença de mulheres. No início, a festa não fugia do normal: brincadeiras, comilança e bebedeira.

Mas quando a banda de pagode Só Prazer parou de tocar, por volta de 1h da madrugada, um grupo de cinco moças seguiu para a área de aposentos com cinco atletas e um membro da comissão técnica. Nos quartos, segundo dois funcionários, o grupo teria começado uma disputa de strip-poker (jogo de cartas onde quem perde uma rodada tira uma peça de roupa). O clima teria esquentado com alguns atletas e moças seguindo para aposentos individuais. Quando, na manhã seguinte, as moças foram embora, membros da delegação deram falta de aproximadamente mil euros.

Eles fizeram uma festa e subiram com algumas meninas para os quartos. Sabemos que isso aconteceu, mas não podemos falar muita coisa. Se teve roubo, foi ali. Certamente todo mundo vai negar e vai sobrar para a gente – relatou um voluntário, que pediu para não ser identificado.

Apesar do sumiço do dinheiro, os jogadores sabiam que reclamar publicamente do acontecido não seria inteligente. Mas, quando um membro da delegação vazou a história do "furto" para o "El Mundo Deportivo", o hotel ficou na berlinda. Por conta disso, o estabelecimento convocou todos os funcionários para uma tensa reunião - repleta de ameaças e cobranças. Nenhum funcionário assumiu o crime. Ao analisar as imagens do sistema de segurança, um dos responsáveis pelo hotel teve a certeza de que os espanhóis não estavam contando a história inteira.

Conversaram com todo mundo e ninguém tinha roubado. Até porque são muitos seguranças. Aí viram que meninas que eles chamaram para a festa entraram nos quartos. E começaram a achar que o roubo foi lá – disse um dos funcionários.

Uma funcionária que trabalha no hotel, que também pediu para não ser identificada, confirmou a existência da festa e do desafio do strip-poker.

O que a gente ficou sabendo foi que eles levaram algumas meninas para festa. Aí, jogaram baralho, e nesse jogo eles apostaram dinheiro e até as roupas. Foi isso que todo mundo ficou falando aqui.

Com as imagens na mão, o hotel exigiu que a Fúria se posicionasse. Um integrante da delegação espanhola, que já estava no Rio de Janeiro para o jogo contra o Taiti (que ocorreu na quinta, dia 20) voltou ao Recife para ver as imagens gravadas pelo circuito interno. Com a confirmação da presença das moças nos aposentos, os dois lados selaram um armistício e optaram pelo duplo desmentido.

Disseram para ninguém falar nada, pois seria pior para todo mundo. Que o hotel seria prejudicado e nós também – relatou uma funcionária sobre a reunião com os espanhóis.

Festa “extra” teria sido promovida pela banda

De acordo com um dos seguranças do hotel, um dos integrantes da banda que participou da festa teria levado as mulheres para os jogadores. Ele explicou que, após o incidente, o hotel decidiu contratar outro grupo musical para recepcionar o Taiti, que também fez uma festa na beira da piscina no sábado, dia 22.

A banda que tocou para o Taiti já era outra. É um funcionário do hotel que toca nela e a escolha já foi por causa da confusão que aconteceu por causa da outra banda. Eles que teriam colocado as meninas para dentro e articulado tudo. Quem pediu a entrada delas, se partiu da própria delegação da Espanha ou da banda, eu não sei. Sei que duas dormiram aqui.

Após negar a existência da investigação durante uma semana, a SDS (Secretaria de Defesa Social) decidiu confirmar que há um inquérito para apurar o que ocorreu no hotel. Porém, poucos detalhes foram repassados pela polícia, alegando que a investigação está apenas na sua fase inicial. Segundo o Diretor da Capital e Região Metropolitana da Polícia Civil, Luiz Andrei, o caso está sendo investigado pela Delegacia do Turismo.

O inquérito foi aberto porque o fato (suposto furto) foi à tona. Quando isso acontece, é necessário abrir uma ocorrência. As imagens do dia foram vistas pelo Instituto Criminalista da Polícia Civil, mas ainda não chegaram de forma oficial para nós.

Até o momento, nós ouvimos 27 pessoas que trabalhavam no local durante o ocorrido e foi expedida uma carta precatória para o Rio de Janeiro, para onde foi a delegação da Espanha, para saber detalhes sobre esse fato. Quanto foi furtado, quem estava envolvido. Mas isso caberá à Delegacia do Turista. Nesse tipo de delito, o depoimento da vitima é fundamental para que o caso seja solucionado.
Com relação às imagens das câmeras de segurança do hotel, Luiz Andrei preferiu não entrar em detalhes, com a justificativa de que poderia atrapalhar o inquérito.

As imagens estão sendo analisadas e, com base nelas, outras pessoas podem ser ouvidas. No entanto, nós não podemos falar sobre isso, até para não atrapalhar o andamento das investigações.

Apesar da confirmação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, o Hotel Golden Tulip Recife Palace afirmou, por meio de uma nota divulgada por sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento sobre o incidente apenas pela imprensa. Ao diário "Sport", o chefe de comunicação da Real Federação Espanhola, Antonio Bustillo, negou a ocorrência da festa.

Confira a íntegra da nota oficial do hotel:

"Em relação á notícia que foi divulgada por veículo de comunicação da Espanha sobre suposto 'furto' de dinheiro de jogadores da Seleção da Espanha, durante estada no Hotel Golden Tulip Recife Palace, vimos a público informar que soubemos do fato pela imprensa.

O hotel não recebeu queixa alguma da equipe da Espanha sobre esse ou qualquer outro incidente; ao contrário, o Golden Tulip Recife Palace recebeu diversos elogios e cumprimentos pelo atendimento exclusivo e dedicação integral de seus colaboradores.

Por fim, continuaremos à disposição para eventuais esclarecimentos."
Fonte:Globo Esporte


quarta-feira, 26 de junho de 2013

SUPREMA CORTE DOS EUA DÁ VITÓRIA A DEFENSORES DO CASAMENTO GAY


WASHINGTON, 26 Jun (Reuters) - A Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu nesta quarta-feira uma histórica vitória para partidários dos direitos dos homossexuais ao determinar que o governo federal reconheça os casamentos entre pessoas do mesmo sexo em Estados onde isso já é legal e abrindo caminho para seu reconhecimento na Califórnia, o mais populoso Estado do país.
Mas, como já se esperava, a Corte não adotou uma sentença mais abrangente reconhecendo que os homossexuais têm o direito fundamental de se casarem. Por isso, a decisão não terá consequência nos mais de 30 Estados que não reconhecem a prática.
Os dois casos, ambos decididos pelo placar de 5 x 4, diziam respeito à constitucionalidade de parte de uma lei federal de 1996, a Lei de Defesa do Casamento (Doma, na sigla em inglês), que negava benefícios a casais homossexuais casados, e a uma lei estadual da Califórnia, a chamada Proposta 8, aprovada em referendo em 2008, que proíbe o casamento homossexual.
O tribunal derrubou o artigo 3º da Doma, que limitava a definição de casamento como sendo a união entre um homem e uma mulher para fins de benefícios federais, por entender que ela violava a garantia constitucional de que todos são iguais perante a lei.
O juiz Anthony Kennedy, de 76 anos, nomeado em 1988 para o cargo pelo presidente conservador Ronald Reagan, deu o voto decisivo e redigiu a sentença sobre a Doma. Foi a terceira sentença importante sobre os direitos homossexuais que ele redige desde 1996.
Em um voto em separado, o tribunal evitou se pronunciar sobre a Proposta 8, ao concluir que os partidários da lei californiana não tinham direito de recorrer de uma sentença inferior da Justiça federal que a derrubava.
Com essa posição, os juízes mantiveram a decisão da instância inferior, que havia considerado a Proposta 8 inconstitucional, e na prática autorizaram que cada Estado defina sua própria política sobre o casamento homossexual. Por isso, novas iniciativas de votação popular sobre o tema devem surgir em vários Estados.

(Reportagem adicional de Joseph Ax, Steve Holland e Roberta Rampton, em Washington; e de Daniel Levine, em San Francisco)

NO CEARÁ, ESCOLA DESENVOLVE PROJETO CONTRA HOMOFOBIA EM SALA DE AULA.

CEARÁ - A Escola Estadual de Ensino Médio Nazaré Guerra, localizada no município de Itatira, distante 216 km de Fortaleza, inova no combate ao preconceito. A instituição implementou um programa de combate ao bullying homofóbico e de conscientização da diversidade sexual. O projeto teve início no começo deste ano, entre março e abril. Usa de vídeos, aulas e oficinas para esclarecer alunos.
A literatura também é muito utilizada durante as aulas do projeto. Segundo o professor coordenador do projeto, Francisco Wesley Carlos Sales, a intenção do programa é, também, transformar por meio da literatura. "Queremos transformar por meio de livros clássicos. Perguntamos, por exemplo, se Romeu e Julieta fossem um casal gay, os alunos ainda iriam gostar?", diz Francisco.
Francisco afirma que as atividades ocorrem dentro do Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS), um programa de Reorganização Curricular da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), que aborda temas como drogas, doenças sexualmente transmissíveis, problemas familiares, meio ambiente e outros assuntos. "Estamos nos baseando no livro Saúde da Escola, que nos foi fornecido. Dentro deste material, tinha o assunto sobre diversidade sexual", afirma Francisco.
Com o tema Literatura e Diversidade Sexual, a Escola Nazaré Guerra pretende conscientizar os alunos desde os primeiros anos do colégio. "Queremos que os alunos cheguem já sabendo que a escola está com a preocupação de acabar com o preconceito", esclarece o professor. A diretoria da escola dá total apoio ao projeto, segundo Francisco. "Esse projeto veio para ajudar a gestão. A escola está sendo pioneira no assunto, pelo que a gente sabe", diz.
Antes de implantar o projeto, a instituição realizou uma pesquisa entre os alunos para saber o que eles achavam da diversidade sexual. Foram ouvidos 251 alunos. Trinta por cento deles apresentavam preconceitos e 20% já haviam presenciado atos de intolerância a homossexuais. "Depois do projeto, o preconceito diminuiu", conta Francisco.
A criação do projeto por parte da escola se deu por vários fatores. "A gente vê ainda que existe um preconceito dentro da escola, como brincadeiras. Agimos dentro da escola para que os alunos possam agir fora", explica Francisco. A ideia do projeto é expandir as ações. "Futuramente, a gente quer disseminar o projeto para o município todo, para todas as escolas", completa o professor.
Fonte:Mundo Mais

COM MEDO DO POVO? FELICIANO AGORA DIZ QUE NÃO EXISTE 'CURA GAY'

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputado homofóbico, racista e machista, Marco Feliciano (PSC-SP), divulgou um vídeo na internet para defender o projeto que ficou conhecido como "cura gay", aprovado na semana passada pelo colegiado.
Na gravação, o pastor faz questão de ressaltar que o projeto não é de sua autoria, mas do deputado João Campos (PSDB-GO), também da bancada evangélica. Apesar de o projeto abrir uma brecha para o "tratamento" de gays, o deputado Feliciano afirma, no vídeo, que homossexualidade não é doença.
"Não existe cura gay, porque homossexualidade não é doença", diz o deputado. Ele continua: "Mas não podemos tolher o direito de um profissional, como um psicólogo, de estudar um assunto que ainda não se colocou nele um ponto final, ainda é uma incógnita, ainda é um fenômeno".
O deputado omite o fato de que o projeto é apoiado por religiosos, não por psicólogos. A proposta, que passará ainda por duas comissões da Câmara antes de ir a plenário, suspende trechos de resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP), de 1999. Ela anula, por exemplo, o parágrafo único que diz que "os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades".
O Conselho já se manifestou contra o projeto. Para a conselheira Cynthia Ciarallo, a retirada desse trecho da resolução indica que há uma intenção concreta de permitir que os psicólogos possam trabalhar pela cura da homossexualidade.
Manifestações
Feliciano será alvo de novas manifestações contra sua presença no comando da comissão. Oito cidades, entre elas São Paulo e Brasília, convocaram para esta quarta-feira, 26, protestos contra o deputado. "Quem derrubou o preço das tarifas vai derrubar Feliciano", diz a página do evento no Facebook, em referência às manifestações dos últimos dias.
No vídeo, Feliciano afirma ter sido usado como "bode expiatório" pela imprensa para tirar o foco do descontentamento das pessoas. Segundo o deputado, depois que os jornais pararam de falar dele e começaram a mostrar os problemas do Brasil, as manifestações tomaram as ruas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O certo é que o tal pastor está receoso com a voz que vem das ruas...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

CRIME COVARDE! MAQUIADOR É ASSASSINADO COM TIRO NO PEITO.

Um crime com características de latrocínio foi registrado na madrugada desta segunda-feira (24), próximo a Ponte Metálica, na Praia de Iracema, em Fortaleza. A vítima foi o maquiador e universitário Igor Barbosa, de 26 anos. O crime teve repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações da Polícia, Igor estava participando do festival de quadrilha que ocorria no local quando foi abordado por um homem. Segundo amigos da vítima, o suspeito pediu o celular e logo em seguida baleou Igor no peito.

A vítima ainda chegou a ser socorrida e encaminhada ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas veio a óbito por volta das 3 horas da madrugada desta segunda. Até o início da manhã de hoje, ninguém tinha sido preso.

Nas redes sociais 

Indignados com a insegurança, amigos de Igor expressaram revolta nas redes sociais. Entre os depoimentos escritos no Facebook, amigos pedem mais segurança e justiça.

“Pra encher de bala de borracha vocês servem. Agora proteger um menino que estava na flor da idade e só levava alegria não existiu. Onde vocês estavam? Polícia? Justiça, eu quero Justiça, quero discutir quadrilha com meu amigo e depois rir e ficar tudo bem... Não dá!!!!!”, escreveu Marcos André. amigo da vítima. 
Fonte:Cnews