sábado, 9 de março de 2013

NOSSA SAÚDE! PESQUISA: HIV POSITIVOS TÊM O DOBRO DE CHANCES DE SOFRER UM ATAQUE CARDÍACO


Ser portador do vírus HIV - causador da AIDS -, aumenta o risco de ataque cardíaco em 50%. É o que aponta uma pesquisa publicada esta segunda-feira (4) no "Archives of Internal Medicine", publicação do periódico "Journal of the American Medical Association" (Jama), e que confirma descobertas anteriores. Foram acompanhados 82.459 adultos americanos, a maioria homens.

O estudo realizado pelo Dr. Matthew Freiberg, da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, Pensilvânia (EUA), acompanhou os participantes durante quase seis anos, durante os quais, cerca de 900 dos participantes tiveram um ataque do coração, destes 176 foram fatais.

Na maioria homens, com idades entre 40 e 49 anos, a taxa de infarto do miocárdio foi de 2 por mil em pacientes portadores do HIV, em comparação com 1,5 por mil entre os soronegativos. No grupo etário de 50 a 59, a taxa foi de 3,9 por mil para os positivos e 2,2 por mil entre os soronegativos. Para o grupo etário de 60-69 anos, a proporção foi de 5 por mil para positivos, em comparação com 3,3 por mil no grupo não foi infectado.

"Em três grupos etários, a frequência média de infartos sempre foi muito maior em indivíduos soropositivos em comparação com os que não foram infectadas com o HIV", concluem os autores do estudo. "É um quadro complicado", disse Matthew Freiberg, que liderou o estudo. "Nós ainda estamos tentando entender os mecanismos."

Levando em conta a existência de outras doenças, o consumo de fumo e álcool, e outros fatores de risco, tais como pressão arterial elevada e colesterol, no estudo indivíduos HIV-positivos apresentaram um risco 50% maior do que o soronegativos, concluem os pesquisadores.

Vários estudos têm demonstrado que a ativação crônica do sistema imunológico, por conta do HIV, aliada a terapia antirretroviral, pareceu implicar num elevado grau de inflamação que irá acelerar o envelhecimento e tornar o organismo mais susceptível à doenças relacionadas com a idade.

Um outro estudo publicado pelo JAMA, em Julho de 2012, revelou que portadores do HIV têm mais que o dobro de chances de ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC) do que o resto da população, o que pode estar relacionado à inflamação das artérias, segundo os autores dessa pesquisa. 
Fonte:Gay1

sexta-feira, 8 de março de 2013

ATOS EM FORTALEZA E MAIS 09 CIDADES VÃO PEDIR QUE PASTOR DEIXE COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS


A eleição do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara motivou internautas a marcarem manifestações em menos dez cidades.
Pela rede social Facebook, a maior parte das manifestações foi marcada para acontecer no sábado (9) e prometem ser um ato de repúdio ao comando do pastor evangélico no colegiado.

Em Fortaleza o ato acontece no aterro da praia de Iracema a partir das 14:00 horas e espera reunir um público superior a dez mil pessoas.

Em São Paulo, onde o ato está marcado para acontecer às 14h na avenida Paulista, na região central da cidade, 17 mil pessoas confirmaram presença no site do evento. Também há atos convocados no Rio, em Porto Alegre, em Salvador, em Feira de Santana, em, em Juiz de Fora, em Uberlândia, em Curitiba, em Brasília e até em Buenos Aires, na Argentina.

Feliciano foi eleito na última quinta-feira presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara com 11 votos dos 18 possíveis. Com quórum de 12 votantes, apenas um deputado votou em branco.
Representantes de PT, PSOL e PSB deixaram a reunião antes mesmo de a votação ser convocada. Pouco mais de uma hora depois de iniciada a sessão, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), agora ex-presidente da comissão, renunciou ao cargo e abandonou a reunião. 
Manifestantes protestam contra a eleição do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.


Com informações: Folha de SP

quarta-feira, 6 de março de 2013

ABGLT DENUNCIA FARIAS BRITO POR UTILIZAR CONTEÚDO HOMOFÓBICO

Fortaleza - O material de uma aula de física do terceiro ano do ensino médio virou caso de Justiça no Ceará. A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) denunciou nesta terça-feira (5) ao Ministério Público do Ceará e ao Ministério da Educação que o material utilizado pela escola da Organização Educacional Farias de Brito, em Fortaleza, teria conteúdo homofóbico.

A denúncia é motivada por uma apostila produzida pela própria escola e utilizada para explicar o princípio da atração e repulsão de cargas elétricas. Na ilustração, a imagem de dois meninos próximos é afastada por duas setas com indicação de “repulsão”. Na mesma página, há uma referência semelhante para duas meninas.

O secretário de educação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, Toni Reis, explicou que a questão foi levada à associação por um aluno da escola que diz ter sido motivo de chacota durante aula com a apostila e, por este motivo ele não foi identificado.

"Os desenhos são muito nítidos ao mostrar a homofobia. O menino tem só 16 anos e pensa até em desistir de estudar" contou Reis, ao dizer que quer uma investigação sobre o caso.

De acordo com o diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, a escola ainda não recebeu uma denúncia formal sobre o caso e abrirá uma investigação sobre assunto. Até lá, a apostila continua em sala de aula.

"Não é justo que se impute a duas crianças um desejo homossexual que não existe nessa idade. Nós temos funcionários homossexuais, professores homossexuais, alunos homossexuais" afirmou Cavalcante.

Para a escola, no entanto, o caso pode significar sabotagem da concorrência.

"Infelizmente isso é fruto de concorrência desleal. Aqui no Ceará, os outros colégios não se conformam com o sucesso do Farias Brito em termos nacionais" afirmou Cavalcante.

A escola existe há 77 anos e possui 13.500 alunos atendendo alunos desde a educação infantil até o ensino superior.
Fonte;Gay1