sábado, 3 de setembro de 2011

CARTUNISTA LAERTE ASSINA ARTE DA 14ª PARADA LGBTS DE BRASÍLIA

Uma grande novidade na arte da 14° Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. A autora é uma das mais importantes cartunistas do país: Laerte Coutinho, que assina tiras diárias na Folha de S. Paulo e tem vários livros publicados com seus personagens.

O convite da organização do evento surgiu justamente por Laerte mostrar publicamente que é transgênero. Masculino biologicamente, o/a cartunista passou, recentemente, a se vestir socialmente apenas como mulher. Atualmente, ela tem uma companheira.

Um dos coordenadores da parada de Brasília, Welton Trindade, explica o convite realizado a Laerte. “Ela é um exemplo de quebra de tabus, de vivência plena da identidade, de enfrentamento do preconceito. Foi maravilhoso ela aceitar nosso pedido prontamente e ter feito tudo com tanto carinho.”
Assessoria de comunicação.

Laerte teve inclusive um personagem, Hugo, que se transformou em travesti ao longo das tiras, que mostram muitos episódios de homofobia. No mais, várias outras casos em outras criações do artista denunciam a hipocrisia da sociedade e o preconceito.

A criação de Laerte – essa é a primeira vez que ela cria uma arte para uma parada - foi baseada no foco da manifestação deste ano: o bullying homofóbico. O tema do ato é “Reprovar a homofobia, lição de cidadania”.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

JUÍZA NEGA RECONHECIMENTO DE CASAMENTO CIVIL A CASAL GAY NO CE

Depois de fazer o primeiro contrato de união homoafetiva estável do Ceará em maio deste ano, Leonardo de Carvalho Praxedes, 36, e José Irapuã Mendes Brandão, 35, resolveram converter a união em casamento civil e tiveram o pedido negado por uma juíza da 18º Vara de Família. O casal que está junto há sete anos disse que não vai desistir de se tornar oficialmente casado e recorrerá da decisão no Tribunal de Justiça (TJ-CE). "Vamos até o fim. Se o TJ negar, vamos até o Supremo Tribunal Federal (STF)", afirma Praxedes.

De acordo com o auxiliar administrativo, a juíza que negou o pedido de conversão de união estável para registro civil se baseou em uma questão de gênero. “A juíza alegou que casamento é entre homem e mulher". O casal resolveu pedir o registro civil depois que José Irapuã tentou incluir o companheiro como dependente em um plano de saúde e teve a solicitação negada pela decisão do STF ser "nova demais" e a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS) não ter nenhuma norma sobre o tema.

“Com o registro civil, eles teriam a obrigação de me tornar dependente já que seríamos casados", diz Praxedes. Segundo o auxiliar administrativo, antes da decisão do STF, qualquer união estável poderia ser convertida em registro civil. Em Brasília e no interior de São Paulo, a Justiça já converteu a união estável homoafetiva em casamento civil.

O STF reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo no dia 4 de maio de 2011. No dia 11 do mesmo mês, Leonardo e José Irapuã oficializaram a relação em um cartório de Fortaleza. Antes disso, o casal já tinha realizado, em janeiro, uma cerimônia religiosa para celebrar o “casamento”. De acordo com Praxedes, ainda na tarde desta quarta-feira, o advogado do casal deve dar entrada no TJ com o documento que pede a conversão da união estável para registro civil.

GRUPO LGBT DENUNCIA MTV POR PREMIAR LETRA HOMOFÓBICA DE RAPPER

O grupo GLAAD (sigla em inglês para aliança dos gays e lésbicas contra a difamação) publicou um comunicado em seu site oficial no qual contesta o prêmio concedido pela MTV ao rapper Tyler, the Creator, no VMA, no último domingo.

No começo do ano, o GLAAD já havia atacado Tyler e o grupo a qual ele pertence, o Odd Future, por misoginia e homofobia em suas letras.

Tyler venceu na categoria revelação com o vídeo da música "Yonkers", cuja letra é homofóbica.

Há um trecho na música, por exemplo, em que Tyler diz: "Vou derrubar o avião daquele negro bicha B.o.B e esfaquear Bruno Mars em seu maldito esôfago e não vou parar até os policiais me impedirem", se referindo a dois músicos famosos nos Estados Unidos.

No comunicado, o grupo diz que Tyler "escreve algumas das músicas mais violentas anti-gays e misóginas que estão ganhando reconhecimento da massa".

"A MTV e outros canais deveriam educar seus telespectadores que a homofobia e a misoginia não têm espaço hoje na música", continua o comunicado.

Tyler e seus representantes ainda não responderam.
Fonte: Gay1

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FORTALEZA DE TODAS AS CORES DE TODOS OS AMORES!

Na última quarta-feira a Prefeitura de Fortaleza promoveu mutirão para oficializar a união estável de 25 casais homossexuais através da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza por meio do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, contou com a parceria da Defensoria Pública Geral do Estado.
Defensores públicos atenderam os casais no local, recebendo a documentação exigida e orientando juridicamente os noivos. Todos deixaram o local com um contrato assinado por ambas as partes e com um pedido de reconhecimento para ingressar no Judiciário com uma ação declaratória de União Estável Homoafetiva, a fim de garantir direitos aos companheiros. Conforme o defensor público Adriano Campos, presidente da associação da categoria, nove profissionais participaram do mutirão objetivando promover direitos humanos dando dignidade as famílias.
Veja fotos do momento histórico:







Com informações do Jornal O Povo

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PREFEITURA DE FORTALEZA E DEFENSORIA PÚBLICA REALIZAM MUTIRÃO DA UNIÃO ESTÁVEL HOMOAFETIVA

Nesta quarta-feira (31), 25 casais homoafetivos irão oficializar suas relações durante o Mutirão da União Estável Homoafetiva, que acontece durante a próxima edição da Quarta Cultural LGBT, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança. A atividade, que tem início às 15h30, é uma iniciativa da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, através do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, em parceria com Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, e contará com a presença do do titular da Coordenadoria da Diversidade Sexual, Orlaneudo Lima, do secretario de Direitos Humanos, Demitri Cruz, da secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, e dos Defensores Públicos do Estado.

O evento é o primeiro do nordeste e tem como objetivo facilitar o acesso à justiça aos casais homoafetivos que queiram regularizar sua união estável. Desde maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união estável para casais do mesmo sexo. No Censo 2010, pela primeira vez, passou-se a se estimar o número de uniões homoafetivas no Brasil, registrando mais de 60 mil casais. O Nordeste é a segunda região do país como maior número, registrando 12.196 casais, atrás apenas da região Sudeste, que possui 32.202 uniões homoafetivas.
No município de Fortaleza, a Coordenadoria da Diversidade Sexual lançou, em agosto, durante a II Conferência Municipal LGBT, a Campanha Direitos Iguais: Fortaleza de Todas as Cores e Amores, com o intuito de promover para a população LGBT de Fortaleza ações de promoção de diretos, inclusive o de constituir uma família e tê-la reconhecida perante o Estado e a sociedade. “Nosso objetivo é, sobretudo, efetivar os direitos humanos, garantindo o direito à felicidade. Essa iniciativa tem movimentado nestes últimos dias sentimentos, sonhos, famílias...tem movimentado vidas!”, destaca a Luanna Marley, que integra a Coordenadoria e coordena do Centro de Referência LGBT.

Durante o evento, que faz alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, a Defensoria Pública Móvel também estará à disposição para prestar orientações gerais à população e sobre direitos humanos LGBT, entre as 15h30 e 19h. Após o mutirão, a partir das 19h, o momento de união será celebrado com o show dos grupos Samba de Rosas e Jardins Suspensos.
::Serviço

Quarta Cultural LGBT - “Visibilidade de lésbicas e mulheres bissexuais na Fortaleza de todas as cores, de todos os amores”

Local: Parque da Liberdade/ Cidade da Criança (Rua Pedro I, s/n - Centro)

Data: quarta-feira,31 de agosto

Horários:

15h30 – Mutirão de União Estável Homoafetiva

19h - Apresentação dos grupos Samba de Rosas e Jardins Suspensos
Outras informações:
Centro de Referência LGBT Janaína Dutra
Contatos: 3452.2047 ou crlgbtfortaleza@gmail.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

MARACANAÚ CELEBRA A DIVERSIDADE.

No último domingo 28, centenas de pessoas foram as ruas de Maracanaú para a VI Parada pela Diversidade Sexual da quele municipio.
Três trios animaram os presentes e no trio oficial a madrinha Elke Maravilha defendeu que desrespeitar a orientação sexual do outro é “burrice”. “Homossexualismo é algo da mãe natureza. Se não existissem os gays, teríamos uma superpopulação”, comentou.
Muitos artistas conhecidos da cena LGBT de Fortaleza estiveram presentes, como Fernanda Scaranzzy, Shakyra Costa, Sharlesiê Dhyas, Bruna Marques e a Top Gay Ceará 2011 Yasmin Dhyas.

A luta contra a homofobia foi mote do evento deste ano. “Fazemos um convite à cultura de paz”, ressalta Samilla Marques, vice-presidente do Grupo de Amor e Prevenção pela Vida (GAP-Vida), organizador da parada. A Musa Gay, Samylla Matarazzo, 26, defende que o respeito ao homossexualismo deve começar dentro de casa.
Com informações do Jornal o Povo.