sábado, 25 de dezembro de 2010

NOVO LIVRO DE PROFESSOR DA USP FAZ AMPLO PANORAMA DOS LGBT NO BRASIL

Quem gosta de ler e tem fôlego vai gostar de saber que a Imprensa Oficial de São Paulo está lançando “Retratos do Brasil Homossexual – Fronteiras, subjetividades e desejos”, que tem organização do professor da Universidade de São Paulo (USP) Horácio Costa. São 452 páginas de textos escritos com as mais variadas visões por especialistas de diversas áreas como Direito, Sexualidade, Literatura, Arte e História – formando um rico panorama documental de conhecimento sobre a diversidade sexual no Brasil.


A obra está dividida em cinco partes: “Homocultura e Direitos Humanos”, “Homocultura e Literatura”, “Homocultura e Arte”, “Universo Trans” e “Pensar ‘Identidades’”. São nomes como Claudia Wonder, João Silvério Trevisan, Maria Berenice Dias, Wilton Garcia e Ferdinando Martins, além dos textos dos espanhóis Pablo Peinado e Fernando Grande Marlaska e do peruano Giuseppe Campuzano – dentre muitos outros (são 35 autores).

Todo esse material começou a ser preparado principalmente durante o IV Congresso da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), realizado em setembro de 2008, em São Paulo, com o nome do livro, “Retratos do Brasil Homossexual: fronteiras, subjetividades e desejos”. Horácio organizou os artigos por áreas de conhecimento e montou uma enciclopédia com formato diferente do habitual para quem quer saber mais ou começar a saber sobre a diversidade sexual.

São óticas novas, propostas renovadoras de se avaliar a não-heterossexualidade que lançam mão de argumentos baseados em documentos históricos, na Constituição e no bom senso das pessoas. (Clique aqui para comprar o livro).

Em seu artigo, por exemplo, Horácio, ex-presidente da ABEH, abre o livro dizendo que “a contradição do Estado brasileiro torna-se aparente e a ética dá lugar à falsa moral: é em nome dela, e não naquele de sua concepção ideal, que status quo social e legal se erigem. Assim sendo, a aceitação do exercício pleno da homossexualidade como parte das garantias do direito coletivo tem, portanto, o caráter de purgação das distorções éticas do Estado brasileiro em seus fundamentos ideais e o concomitante caráter de sua recuperação moral”.

“Retratos do Brasil Homossexual – Fronteiras, subjetividades e desejos”
Organização: Horácio Costa
Editora: Imprensa Oficial de São Paulo
452 páginas
R$ 38
Mix Brasil

SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NÃO RECONHECE UNIÃO ESTÁVEL PARA CASAIS HOMO

Contrariando uma série de decisões favoráveis a LGBTs na Justiça, o Superior Tribunal de Justiça não aceitou a idéia de que dois casais gays do Rio Grande do Sul tivessem a relação considerada como união estável. Fazê-lo seria, de acordo com material para imprensa feito pelo órgão, violar “o texto expresso da lei”.

Para a corte, quando dois homens ou duas mulheres se unem há é uma sociedade de fato, o que vê o relacionamento apenas do ponto de vista patrimonial e não familiar. Por conta disso, a divisão de bens deve se dar de acordo com o que cada um contribui ao longo do tempo na formação do patrimônio comum. Em caso de união estável, a divisão seria igualitária.
Com informações Parou Tudo

ADEUS COMPANHEIRO! - CONFIRA O ÚLTIMO DISCURSO DE LULA COMO PRESIDENTE DO BRASIL.

Na noite desta quinta-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez o seu último pronunciamento em cadeia aberta nas redes de televisão do Brasil. Lula disse que este momento de transição será um marco pelo fato de um primeiro operário passar a faixa para a primeira mulher eleita como presidenta.


Salientou o fato de ter vindo das camadas populares da sociedade brasileira, e destacou a forma sarcástica com a qual foi tratado durante os dois mandatos. O presidente afirmou ter vencido preconceitos. Disse que, antes de ser um chefe de Estado, tinha sido chefe de família. Logo, sabia como uma família pobre brasileira era tratada.

Segundo Lula, o Brasil cresceu como um projeto de nação, com a participação popular, sem conflitos de classe. Com o vocativo “minhas amigas e meus amigos”, Lula mostrou os projetos em andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dos investimentos do pré-sal e transposição do Rio São Francisco.
O presidente da ABGLT Toni Reis e outros militantes saudam Lula pela conquistas obtidas nos oito anos de seu governo.
Além disso, destacou os 13 milhões de famílias beneficiadas no programa Bolsa Família. O balanço do governo passou pelas áreas de educação, cultura, infra-estrutura, entre outras. Além do mais, Lula salientou o destaque que o Brasil tem no cenário internacional durante os seus oito anos de governo. Por último, destacou a capacidade da presidenta eleita Dilma Rousseff para prosseguir o seu trabalho, e agradece ao brasileiro. Pede apoio à nova presidenta e que saibam cobrar de Dilma – com discernimento – na hora que for necessário.

“Serei mais povo do que nunca. Minha felicidade estará junto com a felicidade do meu povo”. Lula pede para não perguntarem o que ele fará depois de entregar a faixa à Dilma. “Vivi no coração do povo e nele quero continuar vivendo”.
CONFIRA O DISCURSO HISTÓRICO DO MAIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE.

Com informações Mundo Mais

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ONIX DANCE É O MELHOR SITE DE FORTALEZA.

Nesta sexta-feira fomos agraciados com o Troféu Terraço, promovido pelo Blog do Tiago Fasano e com o apoio do Jornal O Povo, através da coluna Cena G assinada pelo jornalista Émerson Maranhão.

Com incríveis 51,13% a eleição feita pelo público como o melhor site, é o reconhecimento de um trabalho feito com responsabilidade e que vem conquistando espaço a quase três anos, pautado no respeito e no reconhecimento aos artistas e aos nossos milhares de onixnautas espalhados mundo afora.

GAROTA É AGREDIDA APÓS BEIJAR AMIGA NA REGIÃO DA AVENIDA PAULISTA

Mais uma agressão por intolerância foi registrada na madrugada de terça-feira na região da Avenida Paulista. Uma lésbica foi empurrada e levou socos no rosto por causa de um beijo. É o quarto ataque ocorrido na região da avenida desde 14 de novembro.


A analista de comércio exterior L.D.B., de 25 anos, estava com dois amigos, à 1 hora, em uma lanchonete na altura do número 900 da Rua Augusta quando viu uma garota que já conhecia. “Ela atravessou a rua para falar comigo e a gente se beijou”, relata. Um grupo com cerca de oito pessoas desceu a rua. “Eram duas meninas que podiam ser facilmente confundidas com homossexuais. O grupo todo parecia no mínimo gay friendly”, conta L. “Mas as meninas começaram a dizer: ‘Que nojo! Tenho nojo de lésbica!’, e se afastaram.”

L. continuou na lanchonete. O grupo voltou, parou a meio quarteirão e as jovens começaram a provocar. “Não sei que tipo de gente é essa. Tem de morrer. Tem de criar vergonha na cara”, diziam, segundo a vítima, que foi tirar satisfação.

“Quando perguntei qual era o problema, uma delas me empurrou e a outra me segurou. Aí elas me deram socos. Estou com um ferimento na testa do lado direito, meu olho esquerdo está roxo e minha boca também está machucada”, disse L.

Até a noite de ontem, a vítima não havia registrado queixa. “Todas as pessoas que sofrem agressão devem procurar a Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância), que tenta identificar esses agressores”, explica Adriana Galvão, presidente do comitê sobre a diversidade sexual e combate à homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), regional São Paulo.

De acordo com o coordenador-geral LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Igo Martini, agressão de mulheres contra mulheres é raro. “Valeria a pena ser analisado”, diz. Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura o Disque Direitos Humanos que, entre outras funções, atenderá homossexuais. O objetivo é traçar o perfil de vítimas e agressores, além de mapear onde os casos acontecem. “Além de reforçar as políticas nacionais LGBT, pretendemos usar os números para sensibilizar o Congresso na aprovação do projeto de lei que criminaliza agressões homofóbicas.”
A Tarde

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

NOVA NOVELA DA GLOBO TRAZ 6 PERSONAGENS GAYS E 1 HOMOFÓBICO

A novela - que já pode ser considerada recordista em personagens com essa opção sexual - terá até um "point" gay: um quiosque na Praia de Copacabana.

O lugar se tornará sucesso quando sua dona, Sueli (Louise Cardoso), colocar uma bandeira do arco-íris para enfeitar a vendinha, sem saber que aquele é um dos símbolos da miltância homossexual.

No quiosque de Sueli, um dos vendedores, Xicão (Wendel Bendelack) será gay assumido enquanto o filho da proprietária, Eduardo (Rodrigo Andrade), se descubrirá homossexual. Antes disso, o jovem irá namorar uma mulher, Paula (Tainá Müller).

Outro gay promete agitar o núcleo de humor de "Insensato coração". Interpretado por Leonardo Miggiorin, Roni será o fiel escudeiro da Natalie Lamour (Deborah Secco), uma ex-participante de reality show, que sonha ter de volta sua fama e arranjar um marido rico.

Homofobia

Em contraponto ao time colorido de "Insensato coração", os autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares também pretendem tratar da homofobia. O executivo Kleber (Cássio Gabus Mendes) manifestará preconceito contra seu próprio chefe, o advogado Álvaro (Edson Fieschi).

Completam o time de personagens homossexuais da novela o professor de Direito Hugo (Marcos Damigo) e uma agente penitenciária vivida pela atriz Cristiana Oliveira. Segundo a assessoria de imprensa da TV Globo, a personagem lésbica só deverá aparecer na trama a partir de março.

Com locações em Florianópolis e no Rio de Janeiro, "Insensato coração" terá como personagens centrais a mocinha Marina (Paola Duarte), o herói Pedro (Eriberto Leão) e o vilão Léo (Gabriel Braga Nunes). Entre os destaques no elenco estão Gloria Pires, Antonio Fagundes, Nathalia do Valle, Fernanda Machado, Lázaro Ramos e Camila Pitanga.
Confira os gatos que estarão no time colorido de "Insensato coração".

Rodrigo Andrade - Depois de Caras e Bocas ele só vai ser revelar gay no decorrer da trama

Marcos Damigo - Ator revelação do SBT, foi para a Globo para viver Hugo, um professor gay

Wendel Bendelack - O paraense será Xicão, vendedor de barraca gay em Copacabana

Leonardo Miggiorin - Acostumado a novelas globais, ele viverá o engraçado Roni

Edson Fieschi - Parceiro de Carmo Dalla Vechia no teatro, estará na novela na pele de um advogado gay

Cristiana Oliveira - Abordando a questão lésbica entre população carcerária, ela deve entrar na trama em março
G1

PAÍSES HOMOFÓBICOS PERDEM VOTAÇÃO E ONU VOLTA A CONSIDERAR CRIMES AÇÕES CONTRA LGBTS

Em votação realizada na terça-feira 21, a maioria dos países integrantes da ONU aprovaram a reinserção de LGBTs como segmento populacional que deve ser defendido pela entidade. É isso mesmo. Em novembro, países islâmicos, em peso, conseguiram tirar os não-heterossexuais da lista. Foi uma grande derrota para LGBTs, mas agora houve a reversão.

O Brasil e outros 93 países votaram pela reinclusão. Cinquenta e cinco votaram contra e 27 se abstiveram. A partir de agora, a ONU pode se pronunciar quando houver execuções sumárias e extrajudiciais de LGBTs nos países filiados. Mais uma proteção a nós!
Parou Tudo.

HOMOFOBIA NA PAULISTA - JUSTIÇA DE SÃO PAULO DECRETA PRISÃO PREVENTIVA DO JOVEM AGRESSOR HOMOFÓBICO JONATHAN LAUTON DOMINGUES

O maior de idade Jonathan Lauton Domingues, 19, teve o pedido de prisão aceita após o julgamento da Justiça de São Paulo no final da tarde desta terça-feira, 21.
Com o pedido de prisão decretada, Jonathan será considerado foragido caso não seja encontrado no endereço que consta no inquérito.
A solicitação da prisão foi feita pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) com bases nas provas das agressões contra homossexuais na Av. Paulista no dia 14 de novembro. O maior agressor homofóbico será indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, tentativa de homicídio e lesão corporal grave.
Os demais quatro menores de idade do bando de agressores homofóbicos estão internados na Fundação Casa [ex-Febem]. A Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de São Paulo formalizou o pedido de aplicação de pena sócio-educativa na sexta-feira, 17, dos quatro menores homofóbicos.

Os promotores Ana Laura Bandeira Lins Lunardelli e Oswaldo Barberis Junior, após análise das provas, encaminharam à Justiça o pedido de aplicação da medida aos menores infratores. O resultado da pena, que pode durar até 3 anos, sai ainda esta semana, conforme informou a 1ª Vara Especial da Infância e da Juventude da capital.

Baseada na Lei Estadual n° 10.948/01, que proíbe a discriminação no estado de São Paulo, a Defensoria Pública de São Paulo entrou com um pedido de multa contra os cinco agressores. A solicitação foi encaminhada ontem, 16, à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. A multa é de pouco mais de R$ 16 mil para cada um dos agressores homofóbicos. O dinheiro será revertido para o fundo de políticas públicas de diversidade sexual.
Mundo Mais.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MEC PREPARA KIT ANTI-HOMOFOBIA E PROVOCA REAÇÕES

Ele nasceu a partir da constatação de que as escolas brasileiras são, em geral, ambientes hostis para adolescentes homossexuais. Foi desenvolvido com a proposta de ajudar a contornar o problema, e recebeu o sugestivo nome de Kit contra a homofobia. A previsão é que sua distribuição ocorra inicialmente em 6 mil escolas públicas a partir do ano que vem. Mesmo sem ter sido lançado pelo Ministério da Educação (MEC), o material didático, contendo cartilha, cartazes, folders e cinco vídeos educativos, já provoca discussões inflamadas.

Terreno democrático por excelência, a internet se transformou em púlpito para os que apoiam e para os que repudiam o kit, que ganhou a pecha de "Kit Gay". O debate está mobilizando redes sociais, blogosfera e até virou tema de abaixo-assinados virtuais - contrários e favoráveis ao material. Catalisou a polêmica a declaração do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) - o mesmo que sugeriu "couro" para corrigir filho "meio gayzinho" -, que, em sessão realizada no Plenário da Câmara, atacou a iniciativa. O parlamentar também fez um apelo aos colegas de Casa para que impedissem a circulação do kit.
Terra

AIDS A CURA??

A capa da revista Época desta semana traz a surpreendente história do norte-americano que se curou da aids após um transplante de medula. Timothy Ray Brown, de 44 anos, era soropositivo e apresentava um quadro de leucemia. Para seu transplante, foi localizado um doador de medula que tinha uma mutação que o tornava resistente ao vírus HIV. Assim que a cirurgia foi realizada, o vírus foi destruído das células de Brown.

Exames posteriores confirmaram que o paciente foi curado da aids, um caso único no mundo. No entanto, a bioquímica Françoise Barre-Sinoussi, ganhadora do Nobel de Medicina, em 2008, pela descoberta do virus HIV, com Luc Montagnier, diz que ”é difícil afirmar que o paciente está definitivamente curado e que o vírus foi eliminado de todos os compartimentos de seu organismo”.
Parou Tudo

RENAULT CRIA ANÚNCIO LÉSBICO NA ITÁLIA

A Renault lançou um novo modelo do Twingo para atrair o público feminino chamado Miss Sixty. Para o anúncio, a empresa de publicidade contratada resolveu apostar em uma história um tantinho picante entre duas moçoilas.

O jornal Huffington Post denuncia que o comercial foi proibido na RAI, comandada pelo “poderoso chefão” Silvio Berlusconi. O canal que disponibiliza o vídeo no Youtube, no entanto, desmente a informação afirmando que o anúncio foi veiculado 77 vezes entre 6 e 18 de dezembro.

Assista ao vídeo:

domingo, 19 de dezembro de 2010

CACHORRO FAZ MUDANÇA DE SEXO.

Quando John Conchie, de 46 anos, levou o seu cão, Saira, ao veterinário em Manchester (Inglaterra), recebeu uma notícia inesperada: o Staffordshire bull terrier era hermafrodita. Um caso raríssimo e sem registro estatístico no Reino Unido.

"Fiquei chocado ao ser informado que o cão era hermafrodita. Mas não havia qualquer dúvida na minha cabeça de que Saira era uma menina. Ela sempre se interessou por meninos", disse John, segundo o "Daily Mirror".

Saira foi submetida a uma cirurgia para a retirada dos órgãos genitais masculinos. E ela poderá até ter filhotes.