sábado, 22 de maio de 2010

Começam preparativos da XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

O GRAB já deu inicio a organização da XI Parada pela Diversidade do Ceará, que acontecerá no dia 27 de junho de 2010, domingo, na avenida Beira Mar, em Fortaleza, a partir das 13:30. Na sede do Grupo de Resistência Asa Branca já aconteceram três reuniões para encaminhar as demandas relacionadas a Parada, que contou com a presença da diretoria da entidade e membros de outras organizações da sociedade civil, também foram debatidas as questões iniciais e o teor político do evento.
Com o tema Vote Contra a Homofobia, Defenda a Cidadania, a XI Parada pela Diversidade no Ceará terá como base de reivindicação a aprovação do Projeto-de-Lei nº122/06 (tramitando no Senado), que criminaliza a homofobia. Teremos como madrinha da Parada a Prof.ª Dr.ª Zelma Madeira. A escolhida é Doutora em Sociologia e Professora do Curso de Serviço Social da UECE. Pela seriedade em sua pesquisa na área de Sociologia da Família e Relações de Gênero e pelo compromisso que ela tem com a causa.
Professora Zelma Madeira, vice-coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética da UECE, durante a Conferência do eixo "Pela Igualdade, Respeito à diversidade,, Eliminação de todas as formas de discriminação e pela garantia dos Direitos".

O teor político dessa edição da Parada tornou necessário algumas atividades para levar o debate de forma prática para a população, como promover debates e seminários sobre Direitos Humanos e pessoas LGBTT e, ainda, reforçar ações já promovidas pelo GRAB pautadas na prevenção e na conscientização contra a homofobia, para que esse debate predomine nos eventos que antecedem a Parada e durante o evento.
A concentração se iniciará a partir de 13:30 h e o público seguirá as instruções da organização da Parada e da Guarda Municipal e Polícia Militar presentes no local e, por conta do contingente de pessoas, o número de trios elétricos será limitado.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

MILHARES CONTRA A HOMOFOBIA.

A 1ª Marcha Nacional de Combate à Homofobia, realizada ontem em Brasília, reuniu mais de duas mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. A manifestação teve por objetivo reivindicar as principais demandas da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), principalmente no que se refere ao combate à homofobia – termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra homossexuais.


Caravanas vindas de todos os estados brasileiros estiveram na manifestação, que começou em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. No início da Marcha, a atriz e cantora Jane di Castro entou o Hino Nacional. Entre os militantes, estavam parlamentares e representantes de movimentos sociais e sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores. Eles percorreram toda a Esplanada, guiados por um trio elétrico, e fizeram duas paradas: uma em frente ao Ministério da Saúde e outra em frente ao Ministério da Justiça.

Além de pedirem celeridade na aprovação do Projeto de Lei 122/2006, que visa combater qualquer tipo de discriminação e classifica a homofobia como crime, os militantes reivindicam também a garantia de um Estado laico, ou seja, que tolere manifestações religiosas, sem que estas interfiram nas decisões governamentais. Outras reivindicações dizem respeito ao combate ao fundamentalismo religioso e o cumprimento do Plano Nacional LGBT na sua totalidade, especialmente nas ações de Educação, Saúde, Segurança, Direitos Humanos, Trabalho e Emprego. Os manifestantes cobram, ainda, uma decisão favorável do Poder Judiciário sobre a união estável entre casais homoafetivos e a mudança de nome de pessoas transexuais.

O presidente da LGBT, Toni Reis, acredita que a manifestação deverá surtir efeitos positivos, principalmente porque 2010 é um ano de eleições no Brasil. “Temos aqui reunidas caravanas vindas de todos os estados brasileiros para cobrar dos representantes de seus estados que legislem em favor dos direitos dos homossexuais. Queremos mostrar para os homofóbicos que essa manifestação é só o começo da nossa mobilização para fazer valer os nossos direitos”, declara Reis, acrescentando que, nos últimos anos, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais têm conseguido muita visibilidade, em especial por meio das Paradas LGBT, e, segundo ressalta, isso chama a atenção de candidatos à procura de votos.

A presidente da ONG Visibilidade e do Fórum Paulista LGBT, Phâmela Godoy, deseja que o PL 122 seja aprovado o mais rápido possível, sob pena de os homossexuais continuarem sendo vítimas de discriminação e, em casos mais graves, até de assassinatos. “A não aprovação desta lei significa a negação de 78 direitos a nós garantidos pela Constituição Federal de 1988. Não podemos permitir que isso aconteça”, diz a militante. Ainda segundo Godoy, de acordo com números publicados pela imprensa, em 2009, a cada um dia e meio, um homossexual foi morto no Brasil. Neste ano, a situação já se agravou. A cada 24 horas uma pessoa é morta vítima de crime de homofobia, segundo a representante da ONG.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

FOTOS HISTÓRICAS - DF 19 DE MAIO DE 2010 I MARCHA LGBT CONTRA A HOMOFOBIA

Na manhã desta quarta feira o movimento LGBT fez história ao reunir gays, lesbicas e travestis de todos os cantos do Brasil na I Marcha contra a homofobia.
Veja algumas fotos deste dia histórico publicadas pelo site Parou Tudo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

CONEXÃO EUROPA-(Portugal) Parlamento aprova casamento homossexual

Portugal tornou-se o oitavo país do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A proposta do Governo foi aprovada esta manhã, no Parlamento, com os votos de a favor de toda a esquerda parlamentar e contra de toda direita.
Em discussão, esteve outra proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda, advogando a legalização do casamento homossexual, a par da adopção por casais de gays e lésbicas. A proposta foi contudo chumbada com os votos, contando apenas com os votos a favor do Bloco de Esquerda, de oito deputados do PS e um do PSD.
Rumo semelhante teve a proposta do Partido 'Os Verdes', de conteúdo semelhante à do Bloco de Esquerda, rejeitada com os votos contra da maioria do grupo parlamentar socialista, da maioria da bancada do PSD e do CDS-PP.
Quanto à alternativa apresentada pelo PSD - a figura jurídica de uma união civil registada -, teve também o voto contra dos partidos de esquerda, que votaram em bloco para travar o projecto social-democrata.
Referendo… não.
Chumbado por todos os partidos de esquerda foi também o referendo à legalização do casamento homossexual proposto mediante uma petição assinada por mais de 90 mil pessoas e organizada pela Plataforma Cidadania e Casamento.
O assunto foi, de resto, tema para numerosas críticas da direita ao Partido Socialista. Nas palavras de Paulo Mota Pinto, deputado do PSD, a posição do Primeiro-Ministro contrária ao referendo veio pôr a descoberto ‘o medo de ouvir a voz do povo, expressa através do referendo’.

Presidente decide
Embora tenha sido aprovada pelo Parlamento, a proposta do Governo para legalizar os casamentos homossexuais pode ainda ser inviabilizada pelo Presidente da República. Cavaco Silva poderá enviar o diploma agora aprovado para o Tribunal Constitucional para verificação da constitucionalidade, ou simplesmente vetá-lo, enviando-o de novo para o Parlamento para nova apreciação

Centro Cultural oferece formação de drag queens em SP.


Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha, em São Paulo, está oferecendo uma qualificação profissional bem fervida: um festival de drag queens. A programação da formação inclui os didáticos workshops e, claro, também muitos shows das representantes do bate-cabelo, tudo gratuito.
A iniciativa começou no último domingo, 16, com a drag Kaká de Lima como palestrante, e continua nos próximos dois domingos (23 e 30 de maio) também às 14h, com o diretor de shows da Blue Space, Claudinei Hidalgo, falando sobre figurino e maquiagem. No dia 13 de junho é a vez da DJ Leiloca Pantoja ensinar sobre técnicas de mixagem e repertório.
Já no dia 20, às 15h, a formação será encerrada com o concurso Drag Contest 2010, que vai escolher o melhor show dentre as 15 candidatas. O show vai ter ainda as presenças de Michelly Summer, Danna Black, Alexia Twister, Amanda di Polly e Ikaro, além da DJ-Drag Ginger Hot(foto) no comando das pick ups.
Centro Cultural da Juventude: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha

Tel.: (11) 3984-2466

E-mail: ccjredessociais@prefeitura.sp.gov.br

O Brasil se mobiliza para a 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia em Brasília

A militância LGBT brasileira está a todo vapor nos preparativos para a 1ª Marcha Nacional contra a Homofobia, que teve inicio nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 19 deste mês, culminando no 1º Grito Nacional pela Cidadania LGBT e Contra a Homofobia, que se concretizará na quarta-feira, 19, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. No primeiro dia de manifestação aconteceu o Seminário Fora do Armário: rumo à 1ª Marcha Nacional LGBT, na Universidade de Brasília (UnB) e no Congresso Nacional. O seminário foi uma espécie de "esquenta" do que será debatido: o Plano Nacional LGBT e o propósito da marcha nacional. Além disso, o papel das universidades e o papel das organizações sociais da juventude nas questões LGBT.
 O CEARÁ SE FAZ PRESENTE.
Uma caravana comandada pelo GRAB (Grupo de Resistência Asa Branca) se faz presente em Brasília para participar da manifestação.

Serviço:
O que: 1ª MARCHA NACIONAL LGBT
Quando: 19 de maio (quarta-feira)
Horário: 9h
Onde: Esplanada dos Ministérios – Brasília-DF
15h Debate Sobre Planos Estaduais de DST/AIDS

BRASILIA JÁ CONHECE SUA REPRESENTANTE NO MISS BRASIL GAY.

Após cinco anos , Brasilia volta a eleger sua representante no Miss Brasil Gay em Juiz de Fora.(Até o ano passado a representante do DF era eleita em São Paulo).

A edição Queen da Let’s Club, realizada na noite da sexta-feira 14, recebeu candidatas representando diferentes regiões administrativas do Distrito Federal. Dentre as 14 concorrentes, Karoline Navarro, Miss Sudoeste, levou a coroa.

Por volta das 3h da manhã, Silvetty Montilla chegou para anunciar as cinco finalistas e revelar a vencedora. Depois de muito suspense e ansiedade, foi anunciada Karoline Navarro, Miss Sudoeste, que recebeu a coroa de Letícia Ferrari, Miss Gay DF 2009, eleita em São Paulo. Ellen Di Castro, a última Miss Gay DF eleita em Brasília, entregou a faixa.

Confira a classificação geral do Miss Beleza Gay Brasília:

1º Lugar: Karoline Navarro – Miss Sudoeste

2º Lugar: Karen Kardinally – Miss Sobradinho

3º Lugar: Ajaila Tompson – Miss Gama

Miss Simpatia: Karen Cardinally – Miss Sobradinho

Melhor Traje de Gala: Karoline Navarro – Miss Sudoeste

Miss Fotogenia: Stella Schinaider – Miss Taguatinga.
VEJA VÍDEO.

domingo, 16 de maio de 2010

FILHA DE RAÚL CASTRO PARTICIPA DE MOVIMENTO CONTRA A HOMOFOBIA EM CUBA

Parecia mais uma Parada Gay, mas era um ato para comemorar o Dia Internacional contra a Homofobia. Bandeiras do arco-íris, drags, faixas tomaram conta da capital Havana.
A filha do presidente Raúl Castro, a psicóloga Mariela Castro, 47 anos, participou do evento. Ela coordena o Centro Nacional de Educação Sexual.
"Nós progredimos, mas precisamos avançar mais" disse Mariela.
Centenas de pessoas participaram da marcha. Muitos trouxeram tambores e tocavam pelas ruas. Outros desfilavam com figurinos que atraiu a atenção dos moradores.
A cena é bem diferente da Cuba dos anos de 1960 quando os homossexuais era demitidos dos empregos públicos e muitos eram encaminhados para campos de trabalho forçado.
Com o Centro e a ousadia de Mariela aconteceu a abertura, a partir dos anos 80.

Pesquisa Vox Populi mostra Dilma com 38% e Serra com 35%

Pela primeira vez a petista Dilma Rousseff aparece na frente em uma pesquisa sobre intenções de voto dos brasileiros para as eleições à presidência da República. O Jornal da Band divulgou, na noite deste sábado (15), uma pesquisa encomendada pela Rede Bandeirantes ao Instituto Vox Populi para as Eleições 2010. Nela, Dilma aparece com 38% das intenções de voto, contra 35% do ex-governador José Serra (PSDB). Como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Na pesquisa anterior Vox/Populi, divulgada em 3 de abril, Serra tinha 34% e a petista aparecia com 31%.
O terceiro lugar na pesquisa divulgada neste sábado é da ex-ministra Marina Silva (PV), com 8% das intenções de voto. Não quiseram ou não souberam responder 11%, enquanto votos nulos e brancos contabilizam 8%.
Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado diz o nome do candidato sem o auxílio da lista, Dilma também aparece na frente, com 19% das intenções de voto, seguida de Serra, com 15%. Mesmo não sendo (e não podendedo ser) candidato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi citado por 10% dos entrevistados.
Segundo turno
Na simulação de um segundo turno, Dilma também passou Serra, embora novamente com empate técnico. A petista aparece com 40% das intenções de voto e o tucano com 38%.
Em pesquisa realizada em janeiro, Serra tinha uma vantagem de nove pontos percentuais: 46% a 35%. Em abril, não houve pergunta sobre segundo turno.