quinta-feira, 8 de abril de 2010

PARA SENADORA, VITÓRIA DE DOURADO É REFLEXO DA HOMOFOBIA BRASILEIRA

A senadora Fátima Cleide, uma das maiores defensoras dos direitos LGBT no Congresso Nacional, usou o exemplo do BBB10 para ilustrar a homofobia tão presente em nosso país. A parlamentar falava em defesa do capítulo do 3º Plano Nacional de Direito Humanos que trata da "garantia do respeito à livre orientação sexual e identidade de gênero" e prevê o apoio ao projeto da união civil entre pessoas do mesmo sexo, quando citou a vitória de Marcelo Dourado no reality show. Para Cleide, o lutador gaúcho é a "síntese da homofobia".
"[Dourado] expressa o machismo, a síntese do que é a homofobia. Aqui [no Congresso], nós ouvimos pronunciamentos dizendo que não existe homofobia no Brasil. É preciso rever isso. Nós recebemos uma denúncia de que após a conclusão do programa, outro participante, o Dicesar já recebeu cerca de 11.000 mil ameaças de morte via vários meios de comunicação como orkut, twitter". alertou.
Para a senadora, os políticos precisam assumir de verdade o compromisso de combate à discriminação por orientação sexual. "Não é mais possível conviver com a omissão do Legislativo. Ninguém quer casamento, matrimonio, o que as pessoas esperam e o reconhecimento da parceira civil".
O Plano Nacional de Direitos Humanos foi debatido nesta quinta no Senado, quando seis comissões se reuniram com o ministro Paulo Vanucchi.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

JUIZ NEGA RECURSO A ASSASSINOS DE IZABELLA

O juiz Maurício Fossen negou ontem o pedido dos advogados de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para a realização de um novo julgamento do casal. No último dia 27 de março eles foram condenados pelo assassinato de Isabella, 5, filha de Alexandre.


Segundo o juiz, o recurso foi recebido apenas como apelação. O magistrado afastou a possibilidade de um novo júri. "Aqueles que entendem ser ainda cabível o protesto por novo júri em relação àqueles delitos que teriam sido praticados antes da entrada em vigor da Lei nº 11.689/2008, baseiam-se na alegação de que o dispositivo legal que previa a existência daquele recurso (art. 607 do CPP possuía natureza jurídica de cunho misto, ou seja, tanto processual, quanto penal. Contudo, ouso discordar desse posicionamento por filiar-me àquela corrente contrária que entende tratar-se de norma jurídica com natureza exclusivamente processual", justificou Fossen na sentença.
O recurso contra a condenação já tinha sido anunciado pelo advogado de defesa Roberto Podval logo após a leitura da sentença do casal Nardoni, mas os argumentos da apelação deveriam ser entregues até o fim de semana. Os acusados foram condenados por homicídio triplamente qualificado e fraude processual (alteração da cena do crime). O pai de Isabella foi condenado a 31 anos, um mês e dez dias de prisão, e a madrasta, a 26 anos e oito meses de prisão.

Whitney Houston é internada em Paris

A cantora Whitney Houston foi internada na noite desta terça-feira (6) no hospital americano de Neuilly-sur-Seine, em Paris, com uma infecção respiratória, informou nesta quarta (7) a emissora "RTL". Dois jornais franceses confirmaram a informação: o "Le Figaro" e o "Le Parisien".
Whitney, de 46 anos, tinha adiado de última hora por problemas de saúde o show que estava planejado para terça à noite no estádio Paris-Bercy, que seria o ponto de partida de sua turnê europeia "I Look to You".
A equipe da cantora assegurava nesta terça que o show tinha sido cancelado devido a uma "insuficiência respiratória" de última hora.
A notícia gerou um novo alerta sobre a saúde de Whitney, que por causa de problemas com drogas abandonou a carreira por sete anos e se tornou alvo de revistas sensacionalistas.
Segundo a emissora, a cantora também suspenderá a apresentação programada para a cidade inglesa de Manchester, mas o restante de sua agenda na Europa está mantida.