sexta-feira, 16 de julho de 2010

MANIFESTO PREGA PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS EM SP

“O paulista olha ao seu redor e se vê um estrangeiro em sua própria terra. Presencia desrespeitos e hábitos impostos. Alta criminalidade, hospitais superlotados. Isto tudo relacionado à migração nordestina que a nossa terra sofreu nos últimos tempos”. É dessa forma que a petição online “São Paulo para os Paulistas” inicia a lista de acusações aos nordestinos que migraram para São Paulo pelos problemas enfrentados pela metrópole. Mais do que isso, o manifesto que circula na Internet sugere que os “estrangeiros” deixem o Estado.
O site PetitionOnline é um serviço virtual que armazena petições públicas, sem a necessidade de identificação. No manifesto, sem se identificar, o autor atribui aos nordestinos práticas como: “opressão e imposição sobre a cultural local”; “desrespeito à diversidade e xenofobia”; “migração predatória”. O documento defende que o Estado de São Paulo nunca recebeu investimentos da União, sendo praticamente um país à parte que se desenvolveu sozinho, e que, portanto, não deve nada ao Brasil, já que também é mantido pelos paulistas e não pelos brasileiros.
Afirma ainda que os valores culturais são determinantes para a índole e modos de agir das pessoas e que não deve haver tratamento igual entre paulistas e “forasteiros”, pois desta forma os primeiros estariam sendo discriminados. O autor diz que as afirmações do documento não são preconceituosas, devido à “veracidade das informações”. “Rejeitamos ainda calúnias de racismo. Nossa cor não é branca, não é morena, não é negra. Nossa cor é São Paulo”, diz.
Estereótipo

Para a socióloga Rejane Vasconcelos, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), a acusação pode ser considerada normal, do ponto de vista das relações sociais. Segundo ela, tudo que vem de fora, sejam migrantes, negros, ou de alguma forma “diferente”, são vistos com uma visão estereotipada. “Eles são estereotipados como portadores do mal. É uma tendência de grupos políticos radicais criminalizarem os que vêm de fora”.
Rejane disse ainda que lhe causa estranheza que um movimento deste tipo ocorra em uma fase virtuosa da economia e ressaltou que durante a expansão de São Paulo os migrantes eram bem-vindos.
A socióloga defendeu ainda que, ao contrário do que muitos pensam, o Nordeste não é uma região-problema. “O Nordeste não é e nunca foi um problema para o país. Os nordestinos em São Paulo muito menos. Isso é encontrar uma saída fácil, estigmatizada e brutal, para uma questão que é social e que afeta a todas as regiões do país”, criticou.
“O que se pode fazer com esse manifesto é enquadrá-lo como crime. Antes de serem nordestinos, são brasileiros. Isso é algo que nos nivela, a nacionalidade”, destacou.
Cearenses
Em Fortaleza, a mestrando em História, Raquel Tomás, tentou assinar a petição como Adolf Hitler, o famigerado ditador alemão, mas seu comentário não foi aprovado. “Fiquei indignada, mas achei até engraçado. Porque eles estão perdendo tempo por algo que é inconstitucional. Eu vi que vários comentários foram rejeitados e tive a ideia de assinar como Hitler, mas só são aceitos comentários a favor do manifesto”, disse.
A jornalista cearense Luana Gurgel, moradora de Pompéia, na zona oeste de São Paulo, afirmou que nunca enfrentou qualquer tipo de preconceito em São Paulo por ser nordestina. “Nada, pelo contrário. Quando souberam que eu era cearense me trataram super bem. Nunca, nem de brincadeira. Nordestino aqui é conhecido pela garra, pela força”, disse Luana, que acrescentou:
O analista de sistemas Marcelo Bezerra é cearense e vive com há cinco anos em São Paulo e também diz nunca ter sido alvo de preconceito. “O máximo que se escuta é que isso ou aquilo é coisa de baiano”, afirmou.
VEJA MATÉRIA COMPLETA NO O POVO.

7 comentários:

  1. SAUDAÇÕES NORDESTINA!
    NÃO POSSO CONCORDAR COM OS DEPOIMENTOS DE LUANA GURGEL E MARCELO BEZERRA.
    SOU DESCENDENTE DE UMA FAMÍLIA CONHECIDA DO CEARÁ E COM ALGUNS EM PERNAMBUCO.
    PORÉM, COMO MEUS AVÓS MIGRARAM PARA O CENTRO-OESTE, INFELIZMENTE NÃO CARREGO O SOTAQUE NORDESTINO E É POR ISSO QUE OS DESCENDENTES DE ITALIANOS, SEM SABER DA MINHA ORIGEM, FALAM!
    VIVO EM SÃO PAULO (NÃO É NADA AGRADÁVEL) À 10 ANOS E, POR TER SOTAQUE GOIÂNO, SOU TESTEMUNHA DE PRECONCEITOS CONTRA O POVO DO NORTE E NORDESTE.
    OS PRECONCEITOS PARTEM NA SUA MAIORIA,DOS INGRATOS IMIGRANTES ITALIANOS E SEUS DESCENDENTES.
    MAS, O QUE É CURIOSO, SÃO OS IMIGRANTES ILEGAIS!
    ATÉ IMIGRANTES ILEGAIS, SEJAM ÁRABES, CHINESES, COREANOS E ITALIANOS, ABUSAM DO CONSTRANGIMENTO MORAL NÃO SÓ COM OS NORDESTINOS MAS, COM NEGROS E PÁSMEM, COM PORTUGUÊSES.
    ESSES "PAULISTAS", NÃO SÃO LOUCOS, SABEM DAS LEIS FEDERAIS E AS INTERPRETAM BEM.
    OLHEM COMO INTERPRETAM A LEI QUE TRATA A DISCRIMINAÇÃO: (LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989).
    NO ARTIGO 1º QUE FOI MODIFICADO PELO "TRAIDOR DO BRASIL FHC", FOI ACRESCENTADO O TERMO "PROCEDÊNCIA NACIONAL".
    NÃO ENTENDEU!?
    DEVERIA SER "NATURAL" OU "REGIONAL".
    DA MANEIRA QUE ESTÁ, SÓ É CRIME, DISCRIMINAR IMIGRANTES. OU SEJA, NÃO EXISTE LEI QUE PROTEGE O CIDADÃO REGIONAL DO TERRITÓRIO BRASILEIRO.
    SE PENSA QUE ESTOU ERRADO, CONSULTE UM DESEMBARGADOR (não um juiz de 1ª instância).
    OBS: ME DESCULPEM MAS, O ASSÉDIO MORAL PARA COM O NORDESTINO É TÃO GRANDE QUE, AQUELE NATURAL DO NORDESTE QUE NÃO SOFRE DISCRIMINAÇÃO EM SÃO PAULO É PORQUE PRESTA VASSALAGEM AOS PAULISTAS E SUA CULTURA.
    brasileiro-go@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal o manifesto. Até que enfim! Vou assinar.

    ResponderExcluir
  3. Eu assinei, e nesse artigo vcs aumentaram um pouco. Os que realmente ajudaram para que são paulo crescesse foi os italianos com suas plantações e afins... os nordestinos ajudaram decadas depois na mão de obra de predios. Nisso ELES ajudaram, mas quem são os nordestinos que chegam aqui nos anos 2000? Ajudam a construir favelas. Será que se paulistas revoltados por amar são paulo e ver o outro denegrindo, se manifestar e tendo até surgido um manifesto... tudo isso não teria fundamento se não fosse verdade?
    Sei que somos todos brasileiros, mas somos o unico povo mixcigenado, e com isso surgem várias culturas diferentes e temos que respeitá-las, mas não invadindo em massa impondo sua cultura. Isso é uma ofensa, um desrespeito.

    Nada contra os nordestinos, mas é que a aqui já tem gente demais, São paulo não é mais grande como falam, precisa ser maior para caber tanta gente que chega de fora. Eu quero ter a oportunidade de uzufruir da minha cidade sem ter uma massa de outro local na minha frente. Uma coisa é vc vir pra cá nos 50/60... outra bem diferente é vc continuar a vir em 2010.
    e isso não só vale para nordestinos, vale para sulistas e de outros lugares tbm... mas como a grande maioria aqui é nortistas e nordestinos. Fiquei sabendo que 4 milhões que habitam em são paulo são paraíbanos. imagine o numero de cearenses, bahianos, pernanbucanos etc tudo junto?! EU QUERO MINHA CIDADE DE VOLTA :( agora se vcs acham que isso é preconceito.... é apenas minha liberdade de espressão, o povo precisa de diálogo e não de censura e julgamentos infundidos de preconceito. Somos uma democracia, porra meu! PRECISAMOS DEIXAR DE SER POLITICAMENTE CORRETOS, OU ESSA MERDA NÃO ANDA, PRECISAMOS OUVIRRR OUVIRRR OUVIRRRRR!

    um abraço de uma paulistana que vê uma luz no fim do túneo.

    ResponderExcluir
  4. "MANIFESTO PREGA PRECONCEITO"

    CALUNIA DA CADEIA, HEIN
    Ai se a turma desse manifesto vê esse blog. É processo na certa.

    ResponderExcluir
  5. Qual o CONCEITRO PREVIO que ta sendo pregado contra os parasitas?
    Diz aí.

    ResponderExcluir
  6. Dizer que os nordestinos, vieram colaborar com mão de obra na construção civil é não conhecer a história miserável italiana!
    Soberba imigrante!
    Pedante!
    Não vieram ajudar!
    Vieram eles "ITALIANOS, ESCRAVOS BRANCOS", substituir a mão de obra Negra.
    Vá até a estação Santa Cecília e verá os "PIÃO DE OBRA" italianos!
    brasileiro-go@bol.com.br

    ResponderExcluir
  7. O pré-conceito é um conceito formado sem saber a realidade do assunto ou a verdade de uma pessoa, de determinado grupo ou país,
    Por isso este preconceito é uma idiotice que meresse ser totalmente ignorado. Afinal somos todos irmãos.

    ResponderExcluir