quarta-feira, 28 de julho de 2010

CONFIRMADA MORTE CEREBRAL DA TRAVESTI CAMILLE ESPANCADA PELO AJUDANTE ROBERTO RUBENS DE MACEDO EM CAMPINAS

Foi confirmada nesta terça-feira, 27, a morte cerebral da travesti conhecida como Camille Gerin, 25. Ela foi barbaramente espancada na noite de sábado, 24, pelo ajudante Roberto Rubens de Macedo, 25, na Rua David Vicente, no bairro Bonfim, em Campinas, a 96 quilômetros de São Paulo.
Segundo o agressor assassino, ele agrediu Camille após a travesti tê-lo convidado para fazer sexo com ele, conforme informou o jornal campineiro Notícias Já, em reportagem em tom jocoso. Macedo golpeou a travesti com dois pedaços de madeira. Ela teve a cabeça muito ferida e o rosto completamente desfigurado.
O assassino foi preso em flagrante, tentando jogar o corpo em uma valeta, quando uma viatura policial passava pela região. Macedo tentou fugir, mas foi capturado quando tentava se esconder em um terreno baldio. Ele contou à Polícia que tentou jogá-la na valeta por achar que já estava morta. Ele foi encaminhado ao 2º Distrito Policial de Campinas, onde ficou preso por tentativa de homicídio.
Camille foi encaminhada ao Hospital Mário Gatti, onde teve morte cerebral confirmada. Até o momento não se tem informações sobre quando serão desligados os aparelhos que mantém a vítima em estado vegetativo e quais os procedimentos para o velório e o sepultamento. A bela travesti Camille era engajada na militância de Campinas e já havia participado, inclusive, do grupo E-Jovem e do Identidade. A foto acima é a captura do documentário Quem Será Katlyn?, sobre a vida de travestis, no qual ela deu seu depoimento.


Diante dos constantes ataques homofóbicos a travstis no Brasil, a Subsecretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos Leda Peres divulgou uma nota pública nesta terça-feira, 27. A susecretária citou a morte da militante Camille Gerin e as agressoões à travesti militante do Mato Grosso Lilith Prado há quase duas semanas. Veja a nota:
_____________________
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Secretaria de Direitos Humanos

Subsecretaria Nacional de Promoção de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos


NOTA PÚBLICA
Sobre a violência contra as travestis e transexuais no Brasil
A Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República vem publicamente reafirmar seu compromisso no combate à violência e discriminação contra a população de travestis e transexuais do Brasil. Esses atos são conhecidos como transfobia.
Vítima desse tipo de violência, a jovem Camille Gerin, de 25 anos, foi agredida brutalmente a pauladas e morreu na tarde nesta terça-feira, em Campinas (SP). No estado de Mato Grosso, somente nos últimos trinta dias, oito travestis sofreram agressões físicas, entre elas a militante LGBT Lilith Prado.
Os crimes de ódio motivados pelo preconceito e discriminação com base na identidade de gênero são freqüentes e representam grave violação aos Direitos Humanos. Tal violência não tem justificativa nem é compatível com a democracia e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Esta Subsecretaria comprometida em acompanhar a apuração destes casos para que haja, nos termos e nos limites da lei, a efetiva responsabilização criminal de todos os envolvidos.
Brasília, 27 de julho de 2010

Lena Peres

Subsecretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos
Com informações: Mundo Mais.

2 comentários:

  1. È lamentável ao "Extremo", que nesta época em que grande parte da sociedade luta por estabelecer o respeito à vida humana, o respeito por sua diversidade, tentam inibir a violação dos direitos humanos, ainda aconteçam tragédias motivadas pelo desrespeito à todos esses princípios. Como ficamos diante do mundo quando reivindicamos a reavaliação do apedrejamento de uma muçulmana?, quando aqui; travestis são assassinadas àpauladas, tocam fogo em índios, mulheres são ssassindas,esquarejadas escondem os corpos. crianças são jogadas pela janela! Com que moral? podemos tentar impedir que uma vida seja poupada em outro lugar do mundo, onde leis severas tentam talvez diminuir altos índices de desrespeito ao próximo; que o ser humano é capaz de cometer. Será que a maioria dos assassinos estão na cadeia cumpindo pena, neste nosso Brasil democrático?
    É necessário rever tudo isso, com o rigor merecido. Passou da hora em se pensar na implantação de Prisão Perpétua!!!

    ResponderExcluir
  2. Ele era meu amigo sempre sorridente saudades Coto. queime no inferno Roberto Rubens Macedo

    ResponderExcluir