sexta-feira, 12 de junho de 2009

Feira gay movimenta o Vale do Anhangabaú



Gays, lésbicas, travestis, transexuais e simpatizantes lotaram, na tarde desta quinta-feira (11), as cerca de 120 tendas da 9ª edição da Feira Cultural LGBT, que é realizada no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo. Considerado uma prévia da Parada do Orgulho LGBT, o evento reúne diversas atrações, entre apresentações musicais, de drag queens e oficinas.

Quem chega ao local, é logo recepcionado por voluntários que distribuem gratuitamente preservativos. Há ainda a distribuição de panfletos com temas variados de interesse do público LGBT, como a questão da homofobia e preconceitos.

Pela primeira vez na feira, a artista plástica Bárbara Silva, de 29 anos, estava curtindo o evento na tarde desta quinta. “Pena que não tem coisas desse tipo na minha terra”, disse ela, que mora em Belo Horizonte.

A amiga da artista, Natália Carvalho, estilista de 24 anos, mostrou-se animada mesmo é com a chegada do dia da Parada do Orgulho LGBT, prevista para este domingo (14). “Só espero que tenha bastante gente e que não tenha confusão”, desejou.

Mas, apesar da feira ter agradado ao público, o aposentado Paulo Silva, de 50 anos, criticou o que ele diz ser um engajamento insuficiente de quem comparece aos eventos relacionados a homossuexais.

“Está saindo um pouco do foco. Na Parada Gay, por exemplo, metade do público nada tem a ver com o movimento”, disse ele, que é homossexual e mora em São Paulo. “Sabe festa de pobre ao ar livre? Então, é mais ou menos assim”, comparou. “Fazem um grande carnaval, mas a proposta de orgulho gay está em falta”, completou. A 9ª edição da Feira Cultural LGBT vai até as 22h. Paralelamente ao evento, acontece o Flash - Festival de Diversidade na Música. A organização espera reunir cerca de 200 mil pessoas.

400 mil turistas são atraídos por Parada Gay de SP


Um total de 400 mil turistas devem participar da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo. A estimativa é da Empresa de Turismo e Eventosda Cidade de São Paulo (SPTuris). A Parada será no próximo domingo, dia 14, na Avenida Paulista, centro da cidade. Pelos cálculos da SPTuris, a empresa municipal deturismo, o evento deve movimentar R$ 190 milhões de reais na economia da cidade. Há alguns anos, a Parada deu origem a uma série de atividades que duram quase um mês. São debates, a feira decultura GLBT, exposições e atrações promovidas pela rede de casas voltadas para o público gay. O tema central este ano é "Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela Isonomia dos Direitos!". Essas atividades paralelas vão até o dia19 de junho. Na maratona de atividades destaca-se a nona edição da Feira Cultural LGBT que será no dia 11, no Vale do Anhangabaú das 11 da manhãàs 22 horas.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Gripe suína adia final do Mr. Gay International


O Mr. Gay Brasil Marcos Grabowski, 22, está na disputa
A final do Mr. Gay International, marcada para 26 de junho nas Filipinas, foi cancelada. De acordo com a organização, o concurso foi suspenso devido ao alastramento do vírus da gripe suína no Sudeste Asiático.
Como o governo filipino impõe uma quarentena a quem apresenta os sintomas da doença, os produtores preferiram evitar que candidatos e turistas corram o risco de contrair o vírus.
Segundo o presidente da Fundação Noble Beast, que administra o Mr. Gay International, Don Spradlin, existe até o plano de realizar votações pela internet para decidir quem fica com o título em 2009.
Foto: Dudu Lima

SÃO PAULO – Dentro dos eventos do mês do orgulho LGBT de São Paulo, a Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, realiza

SÃO PAULO – Dentro dos eventos do mês do orgulho LGBT de São Paulo, a Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista, realiza o evento Homocultura no Século 21: identidades e representação, na próxima quarta, 10.
Com palestras, debates, leituras, apresentações musicais e exibições de vídeos, o evento começa às 18h, no Teatro Eva Herz. Todas as atividades levam em conta a cultura LGBT a partir dos estudos da “teoria queer”, ou da “homocultura”. As atividades serão abertas ao público e a entrada é franca.