sábado, 11 de abril de 2009

REPORTAGEM ESPÉCIAL -


CIÊNCIA COMEÇA A ABRIR CAMINHO PARA FILHOS BIOLÓGICOS DE CASAIS GAYS.




Reprogramar células adultas poderia gerar óvulo 'masculino', por exemplo.
Dificuldade principal é manipular 'atestado de origem' de sexo celular.



Reinaldo José Lopes Do G1, em São Paulo





Imagine um futuro no qual, quando alguém fizer aquele velho comentário de família sobre crianças fofinhas – “Nossa, é a cara do pai!” –, será preciso perguntar “Do pai número um ou do pai número dois?”.



A mera ideia parece coisa de quem tem um parafuso a menos. Mas, ao menos em princípio, não tem nada de impossível. A descoberta de que qualquer célula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e versátil pode significar que homens são capazes de produzir óvulos e mulheres têm chance de gerar espermatozoides. Ou seja, casais gays, de ambos os sexos, podem ter filhos biológicos.



Reprogramação


Quem se empolga com essa possibilidade deve agradecer às chamadas células iPS (sigla inglesa de “células-tronco pluripotentes induzidas”), cujas capacidades aparentemente miraculosas estão começando a ser estudadas. Elas são funcionalmente idênticas às células-tronco embrionárias, que compõem o organismo de embriões com poucos dias de vida e conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo humano, dos músculos do coração aos neurônios do cérebro.


As células iPS não passam de células adultas (extraídas da pele, por exemplo) que, em laboratório, são revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação genética. A coisa funciona porque todas as células do nosso organismo carregam o mesmo conteúdo de DNA, possuindo, portanto, a mesma "receita" genética que dá origem ao corpo inteiro. O processo seria uma mão na roda para produzir tecidos sob medida para transplantes, sem riscos de rejeição (seria; ainda não foi testado para valer). Mas também abre a possibilidade aparentemente impensável mencionada acima.


“Os pesquisadores já conseguiram produzir espermatozoides a partir de células embrionárias. Nada impede que também consigam isso com as células iPS. E, se isso acontecer, o debate ético vai deixar no chinelo o que hoje existe em torno da pesquisa com embriões”, prevê o biólogo Stevens Kastrup Rehen, que estuda as células iPS na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Em falta
Em tese, para possibilitar o nascimento de bebês com o DNA de dois pais (ou de duas mães), bastaria obter amostras de células do casal e reprogramá-las para produzir o tipo de célula sexual “em falta” – espermatozoides no caso de mulheres, óvulos no caso de homens. Por causa da ausência do sistema reprodutor feminino, um casal de homossexuais do sexo masculino precisaria de uma mãe de aluguel para gestar seu bebê; já mães lésbicas poderiam decidir qual das duas daria à luz seu filho biológico.


Células marcadas com corante verde se tornaram capazes de diferenciação em virtualmente qualquer tecido (Foto: Mathias Stadtfeld e Konrad Hochedlinger/Divulgação)

Por incrível que pareça, homens teriam, em tese, chances iguais de gerar filhos de ambos os sexos, enquanto mulheres só poderiam engendrar mulheres. A explicação está nos cromossomos sexuais, estruturas que determinam o sexo em mamíferos como nós. Meninas têm dois cromossomos X, enquanto meninos possuem um X e um Y. Assim, a junção de um X de cada mãe só poderia levar a uma mulher (XX). Uma forma de contornar isso seria inserir artificialmente um cromossomo Y no DNA de uma das mães. "Nesse ponto ainda estamos no campo da ficção científica. Trata-se de algo bem difícil", diz Rehen.



Além desses detalhes, existe uma importante complicação adicional. É que trechos do DNA das células sexuais ficam marcados quimicamente, indicando quais genes vieram do pai e quais vieram da mãe. Essa marcação é essencial para o desenvolvimento correto do bebê. Segundo Rehen, esse “certificado de origem” desaparece quando a célula original é reprogramada. Não se sabe se um óvulo criado a partir de células masculinas vai continuar com a marcação tipicamente masculina ou ganhará “traços” femininos.


Enquanto os cientistas não aprenderem a controlar isso com precisão, a técnica provavelmente será tão arriscada e ineficiente quanto a clonagem, exigindo centenas de fecundações, bem como gestações de alto risco para a mãe e para o feto. É uma barreira considerável – mas está longe de ser eterna ou insuperável.

Comente esta matéria

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Madonna quer criar coleção de moda inspirada em tatuagens



Ao que tudo indica, Madonna quer entrar no mercado fashion. A ideia de Madonna seria criar uma linha de camisetas inspiradas em tatuagens. Por enquanto, ela teria oferecido seis figuras diferentes para as estampas. Para realizar este trabalho, a diva pop estaria em negociações com o estilista Christian Audigier.

Também nesta sexta-feira, 6 de março, Madonna foi escolhida a celebridade mais mal vestida em uma pesquisa realizada pela organização PETA. A votação popular foi feita no site do grupo de proteção dos direitos dos animais e Madonna foi escolhida por usar peles de animais em suas roupas.


"Nós sabemos que ela está caçando jovens, mas alguém precisa dizer a Madge que usar peles de animais não faz dela um puma", provoca a organização, referindo-se ao affair da cantora com o modelo brasileiro, Jesus Luz.


A lista ainda traz as gêmeas Mary-Kate e Ashleu Olsen e o rapper Kanye West, que disse, recentemente, que vestir-se bem nada tem a ver com orientação sexual e que se veste melhor que muitos gays.

HOMOFOBICO. Deputado paulista quer cancelar auxílio-funeral de companheiro homossexual


Em mais uma de suas investidas contra a cidadania LGBT, o deputado evangélico Waldir Agnello (PTB), de São Paulo, pretende agora cancelar a decisão da Assembleia Legislativa que concede o benefício de auxílio-funeral para o companheiro de servidor público homossexual. Para ele, a lei garante o benefício a conjugue, companheiro ou companheira, não contemplando as relações homoafetivas.

Publicado no Diário Oficial do Poder Legislativo no último dia 26, o recurso sem nome de autoria de Agnello (PTB) questiona a legalidade e pretende anular o Ato da Mesa 4/2009, que concede o auxílio. O deputado considera um equívoco amparar o Ato no artigo 168 da Lei 10.261, de 1968, que instituiu o regime do funcionalismo público, alterado pela Lei Complementar 1.012, de 5/7/2007.

O artigo 168 garante o auxílio-funeral ao cônjuge, companheiro ou companheira ou, na sua falta, aos filhos de qualquer condição ou aos pais do servidor ativo ou inativo falecido. A Assembleia interpretou que estariam incluídas aí as relações estáveis entre pessoas do mesmo sexo e ampliou a abrangência da ajuda.

Agnello argumenta ainda que o Ato estaria cheio de vícios, principalmente de iniciativa, pois o artigo 24 da Constituição estadual dispõe que compete, exclusivamente, ao governador do Estado a iniciativa das leis que disponham sobre servidores públicos do Estado, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria. Ou seja, a Assembleia não poderia ter tomado essa decisão. O recurso ainda não foi apreciado.

Ele de novo....Mais feio e homofóbico que nunca, Eminem ironiza celebridades lésbicas em novo single


Mais uma vez, o rapper norte-americano Eminem voltou a metralhadora giratória de suas letras para a comunidade gay. Feio e homofóbico como nunca, Eminem usou a letra de "We Made You" para disparar contra um punhado de gente famosa, lésbicas principalmente. Em um trecho da canção, o rapper alfineta a atriz Linday Lohan e sua ex-namorada, Samantha Ronson: "Lindsay, por favor, volte a visitar os homens". E ainda diz: "Samantha de você duas, você é praticamente um dez."

Parecendo decidido a pegar no pé das mulheres que gostam de mulheres, o rapper pergunta em outro momento: "Desculpe, Portia, mas o que a Ellen Degeneres tem que eu não tenho? Você diz que é ternura? Eu posso ser gentil como um cavalheiro". A modelo e dublê de atriz Kim Kardashian, que se declarou bissexual e que teria mexido com as fantasias de Britney Spears, também não foi poupada. "Acho que Kim Kardashian é um homem. Ela reclamou só porque ele quis passar a mãe em seus enormes glúteos".

Em entrevista ao MTV News, Eminem foi questionado sobre os termos pejorativos que usa em suas letras sempre que fala de homossexualidade. O cantor negou que suas colocações sejam "necessariamente intencionais"..

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Brent Corrigan, ganha Oscar de melhor ator passivo


Aconteceu no último sábado (03/04) o GayVN Awards 2009, o Oscar da produção pornográfica gay dos Estados Unidos. A cerimônia foi realizada em São Francisco, no Teatro Castro. Foi entregue o prêmio de melhor ator ativo para Rick Sinz, pela sua atuação em "To the last man", melhor diretor e filme para Chris Ward, Ben Leon e Tony Dimarco, pela produção "End's Games".

Outro que foi premiado, na categoria melhor ator passivo, é o ator Brent Corrigan. O novo galã da indústria gay pornô foi notícia em meios de comunicação do mundo inteiro. Seu nome esteve ligado a um crime ocorrido dentro da própria indústria. O motivo: o passe do garoto e um certo ciúmes. O jornalista Sérgio Ripardo relatou o caso em sua coluna Destaque GLS.

Além dos citados, houve a premiação para melhor ator estrangeiro a Ralph Woods, por sua atuação no filme da BelAmi "French Kiss". Já para produção estrangeiram, quem levou foi o italiano "Italians and Other Strangers". A lista de premiados é imensa, envolve mais de vinte categorias, incluindo prêmios técnicos como melhor som. Melhor produção amadora ficou com "Edge 2", e melhor filme de urso foi dado para o longa "Centurion Muscle 5: Maximus".

PRA BABAR...