domingo, 2 de novembro de 2008

Rainha da Espanha é contra casamento gay


Deu no A Capa. A Rainha Sofia, da Espanha deu declarações polêmicas em que ataca o casamento gay e orgulho LGBT. As opiniões da rainha saíram no livro “La Reina muy de cerca”, da jornalista Pilar Urbano, uma biografia de Sofia.
Sobre as paradas do orgulho, a rainha comenta: “Posso compreender, aceitar e respeitar que exista pessoas com outra tendência sexual, mas que se sintam orgulhosas por serem gays? Subir em uma carroça e sair a manifestações? Se todas as pessoas homjossexuais resolvessem sair juntas para manifestar iriam causar um colapso no tráfego”.
Sobre casamento gay: “Se estas pessoas querem viver juntas, se vestir de noivos e casar, podem estar no direito, ou não, mas não chamem isso de matrimônio, por que não é”, disse.
A Federação Espanhola Estatal de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais fez um pedido à Casa Real para que a rainha faça uma retificação pública e classificou as opiniões de Sofia como sendo intolerantes aos milhões de espanhóis que lá vivem e ocupam inclusive cargos políticos.
Na Espanha o casamento gay é legalizado.

Confirmada a Parada do Orgulho Gay de Maceió em Novembro


Sob o tema “HOMOFOBIA MATA, AME E DEIXE VIVER”, a Parada do Orgulho GLBT de Maceió realiza sua 8ª edição no próximo dia 16 de novembro com previsão de 80 mil participantes. O evento que se tornou uma referência no calendário cultural da capital, segundo organizadores traz inovações nesta edição.
Tudo começou no dia 28 de junho de 1969, quando freqüentadores do bar Stonewall, em Nova Yorque, reagiram as arbitrariedades da policia local, dando um basta a violência, exploração, humilhações, discriminações e preconceitos a que vinham sendo submetidos. Desde então, a data é lembrada e celebrada no mundo inteiro. Em Nova York, San Francisco, Londres, Berlim, e em todas as capitais do Brasil, milhares, milhões de gays, lésbicas, transgêneros e simpatizantes saem as ruas em alegres e multi-coloridas paradas, para proclamar a toda sociedade: “somos milhões, temos orgulho de ser o que somos, estamos em toda parte.
Neste ano, as entidades promotoras do evento, Grupo Gay de Alagoas, Associação de Jovens GLBTS de Alagoas, Associação dos Homossexuais do Complexo Benedito Bentes e Liga Brasileira de Lésbicas, já definiram as atrações e as principais novidades da 8ª Parada do Orgulho GLBT de Maceió, o evento deve reunir 80 mil pessoas, no domingo 16 de novembro, a partir das 13 horas, no estacionamento Jaraguá.
Para Teddy Marques, presidente do Grupo Gay de Alagoas “as inovações na parada de 2008 começaram pela definição dos trios elétricos, que serão quatro ao todo, distribuídos de forma a contemplar todos os segmentos do movimento GLBT, desta forma, teremos o trio Oficial que terá como participantes lideranças gays, autoridades e convidados da organização do evento, o trio das Lésbicas, o trio das travestis e transexuais e o trio dos Bissexuais. A idéia é dar maior visibilidade para os segmentos. O eixo político da parada será a criminalização da homofobia, com ênfase no projeto de Lei complementar 122 que tramita no Senado Federal, razão pela qual escolhemos a tema “Homofobia Mata, amo e deixe viver.
A Associação de Jovens GLBTS (ARTJOVEM) está coordenando a programação sociocultural da parada, com a realização da Exposição de Artes Visuais “identidades” que ocorrerá no Museu Théo Brandão de 10 a 16 de novembro e o Ciclo de Debates construindo Políticas Públicas para a população GLBT, a realizar-se no dia 14/11 com discussões sobre Educação, Saúde e Trabalho. Na programação consta também a Festa Oficial da Parada em 15/11, onde ocorrerá simultaneamente o Cuncurso de Drag Queens. Os eventos pré-parada contarão com a presença de convidados ilustres a exemplo do Secretário da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultural, Sérgio Mamberti, e do diretor adjunto do Programa Nacional de Aids do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa.
Segundo Israel Soares, coordenador de segurança e infraestrutura do evento, “a tranqüilidade e Segurança dos participantes da Parada está mais que garantida. Além do trabalho da Policia Militar e Corpo de Bombeiro, que deverá mandar um efetivo de 150 homens, o evento contará com o apoio de uma empresa de segurança privada. Temos confirmada a participação de mais de 20 caravanas de várias cidades do nordeste (Aracaju, Recife, João Pessoa, Salvador, Camaçari, Paulo Afonso, Arapiraca, Delmiro, Matriz, etc),’’ concluiu.
A 8ª Parada do Orgulho GLBT de Maceió conta com o apoio da UNESCO, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Prefeitura de Maceió, Governo do Estado, empresas e estabelecimentos voltados para o público homossexual.