sexta-feira, 8 de agosto de 2008

OLIMPIADAS 2008 - MAGICO!





Cerimônia de abertura nas asas da fênix

Como a fênix, ave que renasce das cinzas, a China promete uma grandiosa abertura dos Jogos Olímpicos para representar o renascimento do país no cenário global. A ave mitológica será um dos pontos centrais da cerimônia que terá início às 9h08 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Pequim.

Os organizadores garantem que a festa terá ares de ineditismo. A queima de fogos, vista parcialmente num dos ensaios oficiais, será, de acordo com o Comitê, a maior da história dos Jogos.

Por outro lado, elementos da cultura nacional estarão presentes, procedimento padrão adotado por todos os países-sede. A própria data e o horário do início da cerimônia estão diretamente relacionados com a numerologia chinesa. Marcado para o dia 8 de agosto (8) de 2008, às 20h08, horário local, o evento será regido pelo número que significa prosperidade, fortuna e alegria.

Primeira Olimpíada realizada num país comunista desde os Jogos de Moscou, em 1980, a competição já começa rodeada de mistério. Os segredos da cerimônia, rezam as lendas urbanas que circulam pela Internet, estão sendo tradados como questão de segurança nacional. Boatos dão conta de que o vazamento de qualquer informação pode render prisão ao "linguarudo".

Entre os detalhes da cerimônia mantidos em sigilo, está o nome do escolhido para acender a tocha olímpica. Estão cotados o astro da NBA Yao Ming, o corredor dos 110 metros com barreiras Liu Xiang e o atirador Hu Xaifeng.

Cerca de 11 mil atletas de 205 países desfilarão durante a cerimônia. A delegação brasileira será a 39ª a entrar no Estádio Olímpico e terá aproximadamente 170 representantes. O número pode ser maior caso a equipe de atletismo consiga chegar em Pequim a tempo.

O velejador Robert Scheidt, bicampeão olímpico, será o porta-bandeira da delegação do Brasil. O fundista Lopez Lomong, nascido no Sudão, mas naturalizado americano, será o responsável por carregar a bandeira dos Estados Unidos. O astro Yao Ming, mesmo que não seja o escolhido para acender a tocha, não ficará de mãos abanando. Será dele o direito de carregar a bandeira da China durante o desfile.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Chile: Transexuais são pecado contra a natureza, diz político



O Movimento de Integração e Liberação Homossexual do Chile, o Movilh, expressou nesta terça-feira, dia 5, o seu profundo desapontamento perante às declarações transfóbicas do político Jaime Barrientos, do partido União Democrata Independiente (UDI), que afirmou serem os transexuais um "pecado que vai contra a natureza".
"Lamentamos profundamente este tipo de declaração, que explicita uma ignorância completa sobre a transexualidade. A declaração merece o repúdio de toda a sociedade, pois o que Barrientos está dizendo é que existem pessoas superiores às outras; umas que são como pecados e antinaturais, e outras não", declarou o Movilh em nota enviada ao partido.
O coletivo chileno pontuou ainda que uma pessoa que faça referência ao ódio, ao rechaço e ao estigma de seres humanos, por quaisquer que sejam suas condições, não merece ser autoridade.

ES: Ministério Público pede o reconhecimento de uniões gays



Através de um ofício enviado à Secretaria Nacional da Receita Federal, o Ministério Público Federal do Espírito Santo solicita e recomenda que sejam incluídos e reconhecidos como dependentes os companheiros homossexais em união estável, desde que seja devidamente comprovada a união.
De autoria do procurador da República André Pimentel Filho, a recomendação foi enviada à Secretaria Nacional da Receita federal no último dia 25 de julho. Agora, a mesma tem 30 dias para informar ao Ministério Público capixaba se a recomendação foi ou não acatada.
Em caso negativo, a Procuradoria do Espírito Santo poderá adotar as medidas judiciais cabíveis.Para o procurador André Pimentel, o princípio constitucional da igualdade não permite que sejam feitas diferenciações em razão de sexo, religião, convicções filosóficas, políticas, de raça ou de classe social.