sexta-feira, 20 de junho de 2008

CONTRA A NATUREZA???


Exposição sobre animais gays faz sucesso em Oslo.
Segundo os organizadores, o comportamento homossexual já foi observado em mais de 1,5 mil espécies e é bem documentado em 500 delas. A mostra reúne fotografias como a de duas girafas macho tendo relações sexuais, a de macacos estimulando outros do mesmo sexo e a de duas baleias macho excitadas roçando os pênis.
"A homossexualidade é um fenômeno comum e freqüente no mundo animal. Não apenas relações sexuais breves, mas parcerias duradouras, que podem continuar pela vida inteira", diz um dos textos da exibição.
Os curadores dizem que esta é a primeira vez que o assunto, que já foi tabu no passado, é tema de exposição e defendem que o sexo no mundo animal, como entre os humanos, é fonte de prazer e não apenas uma forma de procriação. Isso se aplicaria tanto a relações heterossexuais como a relações entre animais do mesmo sexo.
Espécies bissexuais
Enquanto a homossexualidade parece contradizer as necessidades evolutivas das espécies, os cientistas envolvidos na exibição em Oslo dizem que a prática não causa qualquer problema e pode até ser útil em algumas circunstâncias.Em algumas espécies de aves, como os flamingos, é comum que dois machos protejam ovos "doados" por uma fêmea. Como eles são mais eficientes na tarefa do que um casal, mais filhotes acabam sobrevivendo.
Segundo os organizadores da exposição, um em dez pares de pengüins são do mesmo sexo, enquanto outras espécies poderiam ser consideradas bissexuais como um todo. Um exemplo seriam os chimpanzés Bonobo.
Entre os comentários hostis à exposição estão acusações de que a "propaganda ideológica teria invadido o mundo científico". Um dos zoologistas que organizaram a exibição, Petter Bockman, admitiu que havia uma "motivação política". Na Noruega, é comum que os museus públicos tratem de assuntos controversos.
O Museu de História Natural de Oslo diz que um de seus objetivos com a exposição é "ajudar a desmistificar a homossexualidade" e "rejeitar o conhecido argumento de que o comportamento homossexual é um crime que vai contra a natureza".

GNT exibe série de programas e filmes gays


No próximo domingo (22/06), o canal a cabo GNT dá inicio a “Semana da Diversidade Sexual” em sua programação com documentários e programas especiais voltados para público LGBT.
A seleção vai exibir o inédito “As Filhas da Chiquita”, documentário que mostra a Festa da Chiquita, tradicional encontro gay que ocorre em Belém, no Pará, no mesmo circuito da procissão do Círio de Nazaré. O documentário discute a relação polêmica entre o sagrado e o profano.
Outro polêmico documentário a ser exibido será “Meu marido é gay”, em que cinco mulheres casadas há mais de vinte anos, surpreendem-se ao ouvir de seus homens a frase: "Eu sou homossexual".
A irreverente roda de meninas/mulheres, o programa Saia Justa, receberá quatro personalidades que vivem ou já viveram situações ligadas à diversidade sexual para relatar suas experiências e preconceitos enfrentados.
A vaidade também não fica de fora da semana. Com uma edição voltada para as mulheres que gostam de mulheres, o “Superbonita” dará dicas de beleza e tratamentos específicos para o universo gay feminino.
O “Marília Gabriela Entrevista” terá a presença da desembargadora do Rio Grande do Sul, Maria Berenice Dias, uma das primeiras magistradas a defender a questão homo-afetiva no Brasil, indicada ao prêmio Nobel da Paz. No mesmo dia, domingo (29/06), o "Manhattan Connection" fala sobre o livro de Janet Malcolm, “Duas Vidas: Gertrude e Alice” que conta a história de duas mulheres lésbicas e judias que sofreram juntas a ocupação pelo nazismo na França.
Para não perder nada da “Semana da Diversidade Sexual” confira e anote os horários e dias da programação.
Documentário “Meu marido é gay”Domingo (22/06) à 1h45Reprise: Segunda-feira (23/06) às 11h e terça-feira (24/06) às 14h
“Saia Justa”quarta-feira (25/06) às 22h30Reprise: quinta-feira (26/06), às 4h, 10h e 14h; Sábado (28/06), às 23h e às 5h. Domingo (29/06) às 10h30.
“Superbonita” sexta-feira (27/06) às 22hReprise: sábado (28/06), às 9h30, às 13h30 e à 0h; terça-feira (01/07) às 9h30h; quinta-feira (03/07) às 11h30 e às 4h30; e sexta-feira (04/07) às 14h.
“Marília Gabriela Entrevista”Domingo (29/06) às 22hReprise: segunda-feira (30/06) às 3h30; terça-feira (01/07) às 22h30; quarta-feira (02/07) às 4h e às 10h; Sábado às 10h30 e às 15h.
"As filhas da Chiquita"Domingo (29/06) à 0h30

Ator de "Borat" fará personagem gay em filme


O comediante Sacha Baron Cohen, conhecido pelo famoso personagem "Borat", promete lançar em 15 de maio de 2009 seu novo longa que terá como principal personagem, Bruno, um jovem gay. Com o nome mais cumprido da história do cinema, o filme "Bruno: deliciosa jornada pela América pelo propósito de deixar machos heterossexuais visivelmente desconfortáveis na presença de um gay estrangeiro vestindo uma camiseta de malha" contará a história de um fashionista austríaco gay.Assim como o título do longa, Bruno é completamente fora dos padrões impostos pela sociedade.O personagem gay de Sacha teve origem na série do ator no canal americano HBO, "Da Ali G Show".
Fonte: A Capa.


O crítico Edmar Azevedo nos leva por uma viagem pelo universo cinematográfico comentando sobre filmes maravilhosos que passam desapercebido do grande publico por serem de temática LGBTT.

Na coluna opinião Vladimir Libério irá abordar os temas mais polêmicos e atuais com um comentário vibrante e verdadeiro.
Para começar ele da a sua opinião para o que vem ocorrendo com o sargento do Exército e seu companheiro presos por serem homossexuais.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Liberação de casamento vai aumentar turismo na California.




Não é novidade que o turismo gay movimenta milhões de turistas todos os anos, em cada vez mais novos destinos. Além do próprio turismo, setores como hotelaria, comércio e gastronomia também acabam sendo influenciados positivamente por essa movimentação. Segundo as entedidades americanas, o próximo destino que começará a receber mais turistas gays será a Califórnia.
Com a recente lei da Suprema Corte da Califórnia, que aprovou a legalização dos casamentos gays, as entedidades esperam que o número de turistas que visitarão o estado para concretizar suas relações homoafetivas deva aumentar.
Tanto que, com uma parceria entre o prefeito de Los Angeles, Antonio Villaraigosa, a Los Angeles Convention e a Visitors Bureau, acaba de ser lançado uma campanha virtual para promover Los Angeles como destino gay nos EUA. Nos próximos três anos, espera-se receber cerca de 648 milhões de dólares com os 70 mil novos visitantes por ano que o Estado irá receber.
Para promover a campanha, foi lançado o site www.discoverlosangeles.com, onde os visitantes podem encontrar informações para planejar as viagens e o casamento. Dentro do site, na sessão Gay Travel, é possível encontrar uma enorme quantidade de opções para concretizar os casamentos, além de uma lista de hotéis gay-friendly para comemorar a desejada lua-de-mel.

Click para ampliar!


Manifesto político-cultural em Defesa dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais


Há exatos 39 anos, um grupo de homossexuais, em Nova York, reagiam à violência e desde então, simbolicamente, o dia 28 de Junho é o Dia Mundial da Consciência Homossexual. É data consagrada à realização de manifestos, Paradas e atos políticos em defesa dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBTT).
O ano de 2008 é muito significativo para nós que lutamos pelos Direitos Humanos de LGBTT. Neste ano celebramos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos do Movimento Homossexual Brasileiro, com a fundação do Grupo SOMOS em São Paulo. No Ceará, estamos realizando, no domingo, 29 de junho, a IX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, com o tema “Homofobia Mata! Por um Estado Laico de Fato!”.
Para que um Estado seja laico de fato, as leis e as políticas públicas devem ser feitas sem se basear em valores ou princípios de nenhuma religião. Para a comunidade LGBTT, não existirá cidadania plena enquanto o Estado não for laico de verdade, porque algumas religiões tradicionais não aprovam a diversidade sexual e também considera legítima apenas a família constituída por homem, mulher e filhos/as. Se o Estado continuar se pautando por essas religiões, continuará condenando milhões de pessoas a uma cidadania incompleta. O papel do Estado é garantir que todas as pessoas tenham os mesmos direitos, jamais impondo ao conjunto da sociedade - ou mesmo a uma parcela dela - restrições advindas de crenças de parte da sociedade, ainda que seja majoritária.
No Brasil, atualmente, é onde ocorrem as manifestações públicas mais numerosas, em todo o mundo, a favor da diversidade sexual. No entanto, infelizmente, também, é um dos países mais violentos para a vivência das homossexualidades. São agressões verbais, físicas, constrangimentos, exclusões diversas, que fazem do Brasil um país onde se violam bastante os direitos da população LGBTT. Em média, por mês, um gay, uma lésbica ou uma travesti ou transexual é assassinado/a, no Estado do Ceará, em decorrência de sua orientação sexual. A exemplo, o recente crime homofóbico que vitimou nosso companheiro militante dos direitos LGBTT e Professor Luis Palhano, em Crateús/CE. Exigimos das autoridades a apuração e punição do/s criminoso/s!!!
Está tramitando no Senado o projeto-de-lei n° 122/06, que torna a homofobia crime inafiançável, a exemplo do racismo. Este projeto já foi aprovado na Câmara de Deputados e aguarda votação pelos/as senadores/as.
Queremos sua Aprovação Já!!!
Em nível local, queremos a aprovação de lei estadual que coíba a discriminação por orientação sexual e lei que garanta os mesmos direitos previdenciários para servidores/as públicos estaduais que tenham companheiros/as do mesmo sexo.
Queremos, com este manifesto, reafirmar nosso compromisso com a liberdade, com os direitos humanos, com a defesa do meio ambiente, por um planeta a salvo das agressões que a humanidade tem realizado, por um mundo onde as relações entre homens e mulheres sejam mais equilibradas, crianças, jovens, adultos/as e idosos/as possam viver com mais segurança.
Celebramos a vida, a paz, os direitos humanos, a livre orientação sexual, o amor, e, fundamentalmente, o respeito às diversidades sexuais, livre de qualquer opressão! Viva a liberdade!
Grupo de Resistência Asa Branca
GRAB19 ANOS NA LUTA POR DIREITOS HUMANOS

Histórico da madrinha da IX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.



LENA OXA
Lena Oxa é como me chamam artisticamente! Meu nome de registro civil é Afrânio de Medeiros Fialho, Tenho 40 anos de idade e nasci em Fortaleza. Sou artista nato e faço shows pelo Brasil afora por mais de vinte e cinco anos!
Comecei a fazer shows ainda muito jovem aqui em Fortaleza. Estudava no Liceu do Ceará , naquela época tinha 16 anos e já fazia alguns laboratórios pois já gostava muito de me apresentar nos palcos e minha intimidade com o tablado era tamanha...
Observava muito todos aqueles meus amigos com mais experiência artística!
Alguns falavam que eu não tinha jeito e que eu era feio mas aquelas afirmações nunca me desanimaram!
Sempre que eu tentava me apresentar eu era expulso ou tomava uma suspensão da escola, kkk era hilário.
Na época havia o grupo metamorfose. O grupo era composto por artistas bons, maravilhosos e eu queria estar juntos deles , mas não tinha chance alguma. O grupo era muito fechado mas nem por isso me desanimei ( coloquei uma coisa na cabeça ) VOU SER O MELHOR um dia !!! O grupo metamorfose era dirigido por Luciano Costa ( dublava o Ney Matogrosso ).
Tive muitas dificuldades na minha vida para divulgar o meu trabalho e as boates fechavam as portas para mim. Na época existia a boate Casa Blanca cujo proprietário, O GADELHA, me deu a primeira oportunidade! A Casa Blanca foi uma das primeiras boates Gay do centro da cidade e lá permaneci por 3 anos de muito sucesso. Eu era vanguarda na época!
Comecei lá através de um concurso de novos talentos fazendo uma performance de Tina Turner. Não preciso dizer que foi um escândalo e que fui classificado em primeiro lugar...
Por causa de minha orientação sexual fui colocada para fora de casa, pelo meu pai, o que não se caracterizou como novidade pela formação machista de toda família brasileira e alcei vôos mais altos indo em busca de horizontes mais promissores. No dia dos meus 15 anos , ganhei dele , do meu pai, uma passagem para Salvador
E foi lá que comecei a desenvolver meus dotes artísticos!
Só comia se trabalhasse e aqueles foram dias difíceis na minha vida!
Mais eu não podia desistir !!
Salvador me ensinou tudo que eu queria e podia saber Sobrevivência, Determinação e estilo de vida! Na Bahia conheci também Paloma Prado minha melhor amiga , ate hoje somos amigas ...Tenho muita admiração por ela ...
Trabalhei nas boates: Tropical, Holmes e Ice Kiss, com os melhores artistas da Bahia, Dion, Marqueza , July de Glamour, Bagagerrye Spilberg e Fabiane Galvão. Trabalhei também como estilista pois não sabia que eu tinha o dom de desenhar. A fome e a necessidade me fizeram, ver e descobrir grandes habilidades que eu não sabia que as detinha!
Tive a Honra de trabalhar com o Grande Militante Luiz Mott na Bahia foi ai que eu comecei a me entender no meu lado Político, sempre abracei a causa . Lá no GGB tivemos a necessidade de fundar a ATRAS (Associação das Travestis de Salvador ) que tínhamos a preocupação de direitos de cidadania e militância na razão das travestis fiz a causa ser hoje em dia respeitada , nessa época foi um período muito gratificante para mim pois alina minha alto estima estava sendo graduadamente elevada, foi um período muito gratificante ...
Trabalhei ainda na Bahia, durante 12 anos nas Lojas Esplanada , como estilista e vitrinista.Começava eu, uma nova vida por ali. Trabalhei com o que era melhor na Bahia, os melhores! Mas....... EU QUERIA MAIS!!!!!!!!!!!!! Resolvi alçar um vôo mais alto!EUROPA! ITALIA!!!!!!!! Era a necessidade de vida boa, de viver melhor! Minha vida por lá, na Bahia, era muito complicada e viver de show , no Brasil, naquela época não proporcionava qualidade de vida!
Fiz um investimento e fui para Europa, investimento esse que eu tinha que mudar minha aparência para formas mais femininas. Coloquei silicone aqui ali, foi maior babado a mudança.....................................pronto mudei ...
Só que a vida na Europa e muito mais complicada e a sobrevivência muito mais dolorosa que no Brasil. Como diz o ditado: OLHO NO OLHO DENTE POR DENTE, TERRA QUE FILHO CHORA E MÃE NÃO VER !!!! Meu Deus, não gostava da vida por lá, não era aquilo que eu queria, mas mesmo assim ainda passei 6 anos por lá. Comecei trabalhando fazendo roupas e artesanato e vendendo por lá, com ajuda de minha amiga Karina Rossi.
Voltei para o Brasil nunca mais voltei e viver na Europa! Queria viver minha vida com sempre quis, fazendo meus shows não importa se eu ganho menos o que importa e que eu faço o que gosto e sei fazer, mais voltei para o Brasil sabendo que ia enfrentar as mesmas dificuldades Mas..... fui perseverante, lutando contra tudo! Trabalhei fazendo pulseiras e colares para vender entre gays e travestis na cidade. Pedi muitas vezes para mostrar meu trabalho aqui no Ceará mas as portas se fechavam! As pessoas não me davam oportunidade alguma para eu mostrar quem eu era, ou o que eu podia fazer.
( Acho que PELO FATO DE SER SER TRAVESTI ) Passei por muitas discriminações , ate que eu encontrei Paulo Diógenes, a famosa Raimundinha que me deu uma força me ajudando a entrar de vez no mercado artístico e mostrar meu trabalho. Dai então comecei a trabalhar em uma, duas casas e ai foram surgindo mais oportunidades!!!!!!!!!!!
Oportunidades para eu mostrar o meu trabalho como artista que sou, ao longo dessa minha trajetória de vida. Fui apresentadora da Boite Divine onde passei 7 anos de minha vida fazendo shows!!!!!!!!! Fiz 2.048 shows no período de 7 anos!!!!!!!!! Posso afirmar que lá pude desenvolver minha habilidade de conviver e tratar as pessoas das mais distintas classes e níveis sociais!
Nesse período encontrei Jacksom Milfont, uma das grandes pessoas de minha vida. Se Deus colocou alguém para estar perto de mim com certeza colocou ele, ele foi muito importante no meu sucesso aqui em Fortaleza e o amo como um filho que eu não tive.
A vida me concedeu a sorte de aprender a fazer as pessoas riem e até hoje desenvolvo esse meu trabalho. Não sei se sou fina ou caricata , isso pra mim não importa. O que me importa é levar e fazer alegria onde tem tristeza, fazendo um bom show! As coisas mudaram! Tive a sorte de trabalhar com Eduardo Praciano que foi meu padrinho de TV fazendo o programa TALENTOS DA TERRA. Gravei alguns programas com ele a uns 10 anos atrás. Nele me inspirei e é de onde tiro inspiração para criar meus textos e lançar novos artistas que precisem de um destaque para valorizar e aflorar também seu lado profissional. Todos precisam ser valorizados !
Tive e oportunidade de ser convidada para participar da gravação do Programa Manias de Você, um programa feito em uma TV local com destaque e abrangência e visibilidade em todo o Brasil e América Latina e que é feito especialmente para um publico adulto. No programa Manias de Você é onde você encontra informação e sexualidade. Tenho trabalho em parceria com Regininha Duarte durante 4 anos e meio de sucesso e a cada dia que passa eu aprendo muito mais. Programa voltado diretamente para o publico GLS em geral.
Trabalho ainda em boates e eventos fora de minha cidade levando sempre o bom humor entre as pessoas de uma forma diferente, falando e contando situações engraçadas ( Não sou Humorista ). Trabalho fazendo concursos para destacar sempre NOVOS TALENTOS como uma forma de evitar que essas pessoas ávidas por uma chance não venham a passar pelo que passei quando tentava mostra minha arte e me era negada a tão desejada sonhada oportunidade. Hoje posso proporcionar a todos, os que de mim se aproximam, a oportunidade fazendo o que mais gosto.....SHOWS!!!!!!!!!!!!!!!!.
Tive a participação central na organização da segunda parada de Fortaleza PARADA PELA DIVERSIDADE SEXUAL DO CEARÁ no ano de 2001 com organização do Joca (Barraca ), GRAB - Grupo de Resistência asa Branca, fazendo assim Fortaleza ser a 3° maior Parada do Brasil. Foi muito difícil fazer com que as pessoas assimilassem a idéia mais a Parada ta ai, e o maior sucesso na Cidade.
Obrigada a todas as pessoas que gostam de meu trabalho. Aquelas que não gostam ,é um direito delas!!! A mim me interessa a consciência do que faço em prol de meus semelhantes!
Julgamento? Só um poderá julgar nos dias do juízo final!!!!!!!!!!!!!
Dia 27 de Maio de 2008 Lena Oxa no Plenário 13 de maio recebendo do Sr. Deputado Estadual Artur Bruno a Comenda dedicada ao dia do Humor Cearense , Homenagem feita na Assembléia Legislativa de Fortaleza, pelo longo de sua História de seus 27 anos de luta no meio GLS.
A Comenda foi dedicada pelos Deputados, Francisco Caminha, e Agostinho Morreira e o Sr. Geilson Cajuí
( Assessor parlamentar chefe ) foi o responsável pela entrega da Placa .
Lena Oxa é a madrinha da IX Parada pela Diversidade Sexual do Ceará.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

"Isso é excluir a gente", diz Salete Campari sobre a criação de banheiro para as travestis




Em alguns municípios como o Rio de Janeiro (capital), São Luiz do Maranhão e Foz de Iguaçu há leis aprovadas que estabelecem a criação de banheiros específicos para as travestis. E o debate volta agora, mas em Fortaleza. O vereador Carlos Santana acaba de apresentar a câmara de vereadores da mesma cidade um PL que determina a criação de tal banheiro. Em seu argumento alega que é mais um mecanismo para combater a discriminação. Será mesmo?


Ninguém melhor do que elas para nos responder. Brunna Valin de São José do Rio Preto (SP), presidente da Associação Rio Pretense de Travestis e Transexuais (ARTS) e vice-presidente do conselho municipal de saúde da cidade diz ser contra e que a criação de tal banheiro "é mais uma forma de excluir e nós queremos nos incluir". Quem tem opinião similar é Salete Campari, "é um absurdo isso. Lutamos por direitos iguais. Nem mais nem menos".


Fernanda Benvenutty, da Associação Travestis da Paraíba (ASTRAPA), é contundente e afirma que isso é "ridículo, ao invés de incluir, eles querem criar mais guetos, e dessa forma eles nos transformam numa coisa estranha". Ainda sobre a questão da segregação Fernanda continua ao dizer que "daqui a pouco eles vão querer criar um mundo só para as travestis e transexuais e ninguém poderá sair por que será perigoso. Tem tanta coisa importante pra se fazer e eles ficam criando esses projetos".


Bom, que as meninas são contra a criação de banheiros específicos para as travestis, está claro. Mas, e na hora de usar os banheiros públicos, ou em restaurantes e lugares do tipo, em qual elas vão? Há constrangimentos? As pessoas olham feio? Xingam? Chamam a polícia? "eu uso o banheiro feminino há 18 anos. E quando eu usava o masculino eu era assediada", revela Brunna Valin. "Quando eu estou Salete, eu uso o feminino. Agora quando não estou vestida como Salete, vou ao masculino", é o que nos conta a querida Salete Campari. Fernanda Benvenutty diz que "eu vou a qualquer um, depende da minha necessidade".


Sobre possíveis constrangimentos todas revelaram não ter sofrido algum tipo de problema. "Eu nunca tive problemas. No banheiro das mulheres elas sempre brincam comigo", conta Salete. "No feminino, há alguns anos, algumas mulheres reclamavam, não gostavam mesmo. Mas hoje eu uso numa boa, pelo menos aqui em Rio Preto não tenho mais problemas". Orgulha-se Bruna. Fernanda Benvenutty diz que uma vez teve problema, mas que não foi pelo fato de ser travesti, "uma vez um senhor entrou no banheiro, meu viu e ficou assustado, saiu e chamou a policia, pois pensou que se tratava de uma pessoa em banheiro errado. Porém, já tive amigas que foram expulsas de banheiros


No final da conversa as meninas ainda fazem mais ressalvas sobre a questão das travestis e dos banheiros públicos. "Imagina se eles resolvem criar um banheiro desse tipo em rodoviárias, com certeza será um banheiro isolado e nós teremos que pegar uma chave. Constrangimento puro". Indigna-se Bruna. Para Fernanda se trata do "direito de ir vir, a maioria das meninas que militam comigo lutam pelo uso do banheiro feminino, pois se identificam como mulheres, portanto é um direito delas". Salete reafirma a sua opinião e diz, "isso é preconceito. E, a gente luta por direitos iguais e o cara quer excluir a gente?".