quarta-feira, 11 de junho de 2008

Conferência Nacional GLBT acaba após confusão


Por volta das 18h do domingo (08/06) foi finalizada a leitura das propostas realizadas nos Grupos de Trabalho desempenhados no segundo dia da conferência. A extensão da leitura se deu por conta do método aplicado, que foi alvo de críticas do presidente da Parada Gay de São Paulo.
Após um coffe break merecido, teve início a leitura dos destaques de alteração ou supressão total das propostas. Uma certa tensão e bate-boca pairou logo no início da sessão, o motivo: muitos presentes não entendiam que para haver supressão ou alteração tinham de ir lá defender ou contrariar a supressão, ou a alteração do texto destacado.
Entendido o sistema, o trabalho prosseguiu. Entre as polêmicas, a primeira foi em relação há um projeto idealizado no GT Saúde, a respeito da legalização do aborto. Havia destaque para supressão total, o que fez com que as meninas do grupo Colcha de Retalhos entoassem grito de guerra, "legalizar o aborto, direito ao nosso corpo". A proposta foi aprovada.
As 21h realizaram uma nova pausa, agora para as pessoas jantarem e retornarem às 22h, já era óbvio que os trabalhos iriam madrugada adentro. Os trabalhos retornariam às 22h em ponto e todos já demonstravam cansaço e irritação. Nova polêmica surgiria com a proposta na área de comunicação que se pedia a inclusão de crianças travestis e transexuais nas campanhas contra a exploração sexual.
O destaque pedia a supressão total da proposta. Beto de Jesus foi defender a supressão e alegou que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) proíbe a participação de crianças em campanhas publicitárias. Três meninas da ANTRA (Articulação Nacional das Travestis e Transexuais) defenderam o texto e disseram que, há sim crianças travestis e transexuais e citaram exemplos de seus respectivos estados. Foi aprovado o texto e elas também soltaram grito de guerra, "ão, ão, ão, atrás de um silicone também bate um coração".
Os destaques e supressões terminaram às 0h do domingo. Na seqüência iniciaram a leitura das moções de repúdio. Teve atos contra o Pastor e Senador Marcelo Crivela, Magno Malta e contra todos os personagens que de alguma maneira militaram contra a comunidade LGBT, sobrou até para a apresentadora Luciana Gimenez que segundo a moção, "ridiculariza os LGBT em seu programa".
Quem foi alvo de moção de repúdio foi também o presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros) Toni Reis. O documento vinha por parte da LBL (Liga Brasileira de Lésbicas). O motivo alegado era a Conferência Distrital LGBT, na ocasião as meninas queriam que o nome do evento fosse LGBT, mas não seria possível, pois se tratava de uma sigla que estava em decreto da República, e assim alegaram ingerência de Toni nos assuntos do movimento de Brasília. Jandira Queiros, que foi defender a moção, disse que tinha sido avisada por e-mail sobre tais "fatos". A moção não foi aprovada e Toni Reis foi aplaudido de pé pela maioria que ali estava.
Após as moções, dois momentos emocionantes e que, com certeza marcaram quem agüentou até a 1h30 da manhã. Primeiro: as professoras de Campo Grande demitidas após se assumirem lésbicas. Noyr Rondora Marques e Carmem Silva Geraldo, que perderam em primeira instância o processo em que alegam serem vítimas de homofobia, subiram ao palco e leram uma carta onde pediam o apoio do movimento para ajudá-las. Foram fortemente aplaudidas por todos, alguns choraram e Carmem quase desmaiou de emoção.
Em seguida, ao lado de Perly Cipriano e Irina Bacci, o sargento que saiu do armário na revista na Epoca, Fernando Alcântara de Figueiredo, pegou o microfone, agradeceu a ajuda do movimento e dos parlamentares, e ainda ressaltou que teme pela vida de seu companheiro, Laci Marinho de Araújo.
Assim, por volta das 2h da manhã encerrou-se a I Primeira Conferência Nacional GLBT. Agora resta esperar e torcer para que o Presidente Lula faça valer as belas palavras que fez ecoar no dia da abertura da conferência, "faremos todo esforço para aprovar tudo aquilo que for possível".

domingo, 8 de junho de 2008


A FACE DA ESTRELA



Campanha Vista-se!


O Mister Gay Brasil, Luciano Lupo, visitou Campinas neste final de semana para adesão ao movimento nacional de incentivo ao uso do preservativo;Vista-se, use sempre camisinha, desenvolvido na cidade pelo Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (PMDST/Aids) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas e parceiros (instituições públicas, privadas e do terceiro setor). O Mister Gay chegou à cidade na noite de sexta-feira, para participação da edição quinzenal do projeto Fluxus: Informação, Arte, Saúde. Na tenda do Programa DST/Aids, montada ao ar livre na Praça Bento Quirino (largo do Carmo), Centro, ele conversou com a população que visitou o local, junto de profissionais e demais parceiros do Programa DST/Aids de Campinas.
No local, Lupo e os demais presentes conversaram sobre sexualidade, prevenção à aids e outras DSTs, cidadania e sobre questões relacionadas às lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais. Ele cedeu sua imagem para utilização nas ações de incentivo à prevenção da aids e DSTs e estímulo à realização do teste de HIV e DSTs
No sábado, durante a manhã, Luciano participou de um ensaio fotográfico exclusivo para o Programa DST/Aids realizado pela médica infectologista Cláudia Barros Bernardi, que é da Coordenação do Programa DST/Aids de Campinas e, além de profissional da saúde, também é fotógrafa. Durante a tarde o Mister Gay e técnicos do Programa DST/Aids receberam a Imprensa no ateliê e teatro Inventor de Sonhos, em Joaquim Egídio, que um Ponto de Cultura.
Durante a noite, Luciano Lupo participou da festa Vista-se, realizada na boate GLS Pride, localizada à Vila Industrial, em Campinas. As fotos realizadas pela manhã foram apresentadas à noite, em telões, dentro da boate, onde funcionários e demais parceiros usavam camisetas com a marca Vista-se. Além de Luciano Lupo outros formadores de opinião já participaram deste movimento, em Campinas. Entre eles: Bruno Gagliasso, Alexandre Frota, Monique Evans, Neguinho da Beija-Flor, Gil, entre outras pessoas, como profissionais da Imprensa de Campinas.
Vista-se; é uma marca utilizada nas peças de promoção ao uso do preservativo produzidas e que começou ser usada pelo Ministério da Saúde e seus parceiros em 2005. Organizações Não-Governamentais, empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus materiais de prevenção
Desde o início da epidemia de aids, nos anos 80, a cidade registrou cerca de cinco mil casos de aids. O Programa DST/Aids de Campinas informa que não existem grupos de risco para a aids, o que significa que todas a população é vulnerável ao HIV e outras DSTs. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que Campinas tem pelo menos duas mil pessoas vivendo com HIV e que não sabe que têm o vírus da aids.( Eli Fernandez - São Paulo 2/06/08).